Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Ibirapuera


O nome Ibirapuera em tupi guarani significa madeira velha


Luís Alberto Alves/Hourpress

A atual Avenida Ibirapuera (foto) que fica em Moema, Zona Sul,  é a  união de dois antigos logradouros. O primeiro era o trecho da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e Avenida Indianópolis, considerado como parte da Rodrigues Alves. O segundo, entre a Indianópolis e a atual Avenida dos Bandeirantes, que levava o nome de Avenida Araponga.
O pedaço que vai de Moema (entre a Indianópolis e a Bandeirantes) foi aberto por volta de 1913 e 1915 pela imobiliária que loteou o bairro. O dono da empresa gostava de nomes indígenas e pássaros, dai várias ruas e avenidas com nomes que levam esse tema.
O leito atual da Avenida Ibirapuera tornou-se público em 1933. Naquela época, a Prefeitura já planejava a construção de um grande parque no local onde ficava a antiga invernada da Força Pública (atual Parque Ibirapuera). O nome Ibirapuera em tupi guarani significa madeira velha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário