Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda Barão de Limeira


Era filho do Brigadeiro Luis Antonio e de Dona Genebra de Barros Leite


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta rua foi entregue à população em 1882, na época conhecida como Boulevard Barão de Limeira. Uma das mais elegantes de São Paulo, no primeiro bairro planejado da cidade, o Campos Elíseos, onde morava a elite paulistana.

Vicente de Souza Queiroz, o Barão de Limeira, nasceu em 1813 na capital e morreu em 1872 em Minas Gerais. Era filho do Brigadeiro Luis Antonio e de Dona Genebra de Barros Leite. Foi casado com Francisca de Paula Souza e Melo. Estudou na Europa e administrou diversas fazendas da família.

Na Guerra do Paraguai assumiu diversas dívidas para custear a campanha militar. Dai ganhou o título de Barão, dado por D.Pedro II em 1867. No Centro da cidade permitiu que uma rua chamada Riachuelo passasse por dentro de sua chácara. Foi o maior acionista da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. A Alameda Barão de Limeira (foto) fica em Campos Elíseos, Centro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário