Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua João Moura



Luís Alberto Alves

João Marcondes de Moura Romeiro nasceu em Pindamonhangaba (SP) em 26 de maio de 1842. Após o curso primário ingressou no colégio de Baependi, Minas Gerais, onde fez os estudos de humanidades. Em 1861, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, recebendo, em 1865 o grau de bacharel. 

Regressou a Pindamonhangaba, exercendo aí o cargo de Juiz Municipal. Foi Deputado Provincial de 1870 a 1878, sendo reeleito em 1880. Terminando o mandato, retornou à sua cidade, estabelecendo banca de advogado. Fundou e dirigiu o jornal "A Tribuna do Norte". 

Em 1887 foi eleito vereador de sua cidade. Em 25 de fevereiro de 1888 conseguiu, com mais 26 fazendeiros a libertação dos escravos do município. Foi um dos fundadores da Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba. Publicou várias obras,  a que mais alcançou repercussão foi o "Dicionário do Direito Penal" de 1908. Foi historiador, poeta, jornalista e jurisconsulto. Faleceu em sua terra natal em 08 de julho de 1915. Rua João Moura (foto) fica no bairro do Jardim Paulistano, Zona Oeste de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário