Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Geral: Pós operatório da cirurgia ortognática conta com a ajuda de fisioterapeutas e fonoaudiólogos



*Rodrigo Peres
 Além da desarmonia estética, o famoso queixo para frente pode ser o vilão das dores de cabeça, apneia do sono, ronco, dores nas articulações da face, entre outros. Por isso, a cirurgia ortognática, que nada mais é do que o reposicionamento da mandíbula e do maxilar, tem se tornada aliada para aqueles que querem retomar a autoestima e acabar com estes problemas funcionais.
 O importante nesta cirurgia é que ela consiga equilibrar as funções mastigatória, respiratória e estética, trazendo de volta uma harmoniosa relação entre os dentes, músculos e ossos, melhorando a respiração, mastigação e digestão. Porém, como qualquer cirurgia é preciso ter cuidados no pós-operatório.
 Por ser um procedimento invasivo, após a cirurgia o paciente quase não consegue abrir a boca, principalmente quando há necessidade de fixar elásticos entre os dentes e também pelo inchaço que limita a amplitude de movimento da ATM. Além disso, edemas dentro e fora da boca, coágulos, dificuldade de mastigação, fala, deglutição, alteração na sensibilidade facial e limitação dos movimentos mandibulares são alguns dos efeitos pós cirurgia.
 E é neste momento que entra em cena o fisioterapeuta e o fonoaudiólogo, profissionais aliados na recuperação dos pacientes. Tendo como principal objetivo combater os edemas e a dor, o fisioterapeuta geralmente dá início ao tratamento com manobras faciais (compressão de gelo e drenagem linfática) visando diminuir os hematomas e descomprimir as terminações nervosas. Já o fonoaudiólogo atua na reorganização funcional, trabalhando na retomada da respiração nasal, correta postura da boca, uso adequado da musculatura na mastigação, deglutição e fala.
 Ambos os profissionais visam acelerar os resultados e trazer mais rapidamente as atividades diárias dos pacientes. “Sou fisioterapeuta e recentemente me submeti a cirúrgia ortognática. Realmente o edema e a alteração de sensibilidade são grandes, assim como a dificuldade de mastigação e deglutição. Por isso, pratiquei em mim mesmo, os exercícios que iriam mais rapidamente restaurar minhas atividades diárias, como voltar a ter amplitude na abertura da boca. Aos poucos, fui adequando os exercícios e o tratamento, até que consegui trazer a musculatura para um reequilíbrio, hoje consigo respirar e mastigar da forma adequada” – resume o fisioterapeuta Rodrigo Peres.
 Entre os exercícios e tratamentos adotados pelos fisioterapeutas para as cirurgias ortognáticas estão: drenagem linfática facial (manual), crioterapia (compressa de gelo), laser, manobras de liberação miofascial e exercícios de mímica facial, exercícios livres e assistidos dos músculos da face. Porém, é importante que o paciente esteja bem orientado para que ele possa dar sequência diária ao tratamento e assim, acelerar o processo de recuperação.
*Rodrigo Peres – Fisioterapeuta com experiência de mais de 14 anos na área, atuou em hospitais, clínicas, grandes centros de saúde e especializou-se no atendimento home-care. Com pós-graduação em “Intervenção Fisioterapêutica nas doenças neuromusculares” e “Fisiologia e Biomecânica”; tornou-se empreendedor e atualmente está na Direção da Central da Fisioterapia, a maior empresa de fisioterapia particular do Brasil, coordenando aproximadamente 300 profissionais, espalhados por cinco capitais e que atuam em diferentes áreas da fisioterapia. www.centraldafisioterapia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário