Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 30 de março de 2015

Geral: Brasileiro entende mais de comida da Europa do que da América Latina






Redação

 Como a culinária nacional agregou sabores de todo o mundo, o brasileiro se tornou um expert quando o assunto é comida. Prova disso é uma pesquisa realizada pelo PedidosJá, plataforma líder em pedidos de comida pela internet. Os mais de 10 mil usuários que participaram de uma trívia chamada “Brincar com comida pode sim”, em que tinham apenas 30 segundos para responder a cada uma das oito perguntas aleatórias sobre culinária. O resultados surpreenderam.

 Na análise dos dados, os brasileiros souberam dizer qual era a comida mais típica do Brasil (96,67% acertaram) como também o que é um carpaccio (76,67% de acertos), quais regras seguir na hora de comer um sushi (66% de acertos) e o que leva a receita de um rolinho primavera (84,93% de acertos). A questão campeã de acertos foi “No sul do Brasil é comum comer...” com 97,56% de exatidão.

 Em compensação, nas perguntas relacionadas à História os erros foram dramáticos. A questão com menos acertos envolvia um ingrediente que os arqueólogos haviam descoberto ser popular nas sopas há mais de 6 mil anos. Se você também não sabe aí vai a resposta: hipopótamo.

 Para quem achou essa muito difícil, a segunda com maior número de erros não era tão complicada. Ainda assim apenas 8,58% acertaram a origem das empanadas. Mas História não foi a categoria com mais erros e sim Cultura, na qual caíam perguntas relacionadas a filmes e músicas. Nessa, os usuários tiveram dificuldade até em saber qual era o prato preferido do Joey do clássico seriado “Friends”.

 Os pratos típicos dos nossos vizinhos latino-americanos foram uma incógnita para os participantes da trívia, era mais acessível acertar detalhes da culinária japonesa, arábe e italiana, que fazem parte da rotina do brasileiro, do que de países como Uruguai, Chile, Peru ou Venezuela. Outra surpresa: se foi quase unanimidade o acerto sobre qual era o acompanhamento da feijoada (81,88%), o que já era esperado, surpreendeu que apenas 16,67% dos usuários sabia qual era o pão usado no Bauru, lanche bastante comum no País.

 O jogo foi desenvolvido pela equipe do PedidosJá e envolvia dúvidas e curiosidades sobre pratos típicos, origem de quitutes, refeições típicas em datas comemorativas dos 11 países onde a líder de pedidos de comida pela internet na América Latina está presente.

                                                 Dados curiosos da pesquisa

# Apenas 33,87% das questões sobre História da culinária foram acertadas
# O ingrediente popular das sopas há 6 mil anos atrás foi a maior incógnita
# Menos de 20% souberam o pão usado no Bauru.
# Culinária da América Latina é mistério para os brasileiros
# 34% sabem o que vai numa fugazzeta argentina.

# 40% acertaram os doces típicos peruanos.
# 27% tem ideia do que vai numa pizza a cavalo uruguaia.
# Todos sabem o prato típico do sul.
# Pouco mais de 3% não sabem qual a comida mais típica do país.

# Enquanto os brasileiros acertaram as questões sobre Gastronomia e foram mal em Cultura e História, com os argentinos que responderam às mesmas perguntas aconteceu o contrário.
# 66% conhecem as regras na hora de comer sushi.
# 85% sabem o que vai em um rolinho primavera.
# Mais de 89% não souberam quais alimentos pertenciam a família das rosas.
# 81,88% sabem o que não pode faltar com uma feijoada.
# Mais de 70% não acertaram as questões de Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário