Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Variedades: Nova série relembra Primeira Guerra Mundial



Conflito deixou perto de 10 milhões de soldados mortos  e 21 milhões de pessoas feridas

Luís Alberto Alves

 A Primeira Guerra Mundial completa 100 anos de seu acontecimento, e o sacrifício de toda uma geração ao redor do mundo era algo inevitável ou uma tragédia necessária? As raízes da Segunda Guerra Mundial podem ser encontradas na devastação da Primeira Guerra Mundial e no Tratado de Versalhes? 

A série "Os Segredos da Primeira Guerra" que estreia na quinta-feir (4), às 23h15, fala sobre tais questões usando uma abordagem global e abrangente, ao mesmo tempo em que é pessoal e sensível. Em cinco episódios de uma hora traz mais de 300 horas de filmagens de arquivo e traça as jornadas dos civis e soldados por todo o mundo.

 No primeiro episódio, dia 11 de Novembro de 1918. Onze da manhã. De repente, o silêncio. O soldado canadense George L. Price acaba de cair, uma das últimas vítimas de uma carnificina incompreensível que matou cerca de 10 milhões de soldados, 9 milhões de civis e deixou 21 milhões de pessoas feridas. Como as coisas chegaram a este ponto? Quais são as origens desta loucura que tomou conta do mundo por quatro longos anos? Que arruinou países inteiros e destruiu diversos impérios?

 Em 1914, a Europa está em plena Belle Epoque. Mas em 28 de Junho do mesmo ano, em Sarajevo, Franz Ferdinand, o sombrio herdeiro do Império Austro-Húngaro, é assassinado por um jovem nacionalista bósnio. Este evento aparentemente inconsequente irá marcar os velhos rancores patriotas das monarquias europeias. Os industriais ficam a favor de um conflito armado, que eles veem como forma de demonstrar o rancor crescente da classe trabalhadora.

 Poucas semanas depois, a Áustria-Hungria declara guerra contra a Sérvia e isso inicia o jogo de alianças entre as nações. A partida das tropas para a guerra reflete uma coletiva falta de consciência de pessoas que acreditam que a guerra será curta e gloriosa. As tropas alemãs estão se aproximando de Paris. Sua vitória parece iminente e o entusiasmo da guerra se transforma em medo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário