Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Fundação do time do Palmeiras



Um dos melhores times do Palmeiras, máquina mortífera do futebol

Luís Alberto Alves
 No dia 26 de agosto de 1914 era fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras. Uma das equipes de São Paulo com vários títulos. A cor vermelha, presente no primeiro uniforme, acabou excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo federal e mudança do nome de Palestra Italia para Palmeiras.
 Neste centenário conquistou a Copa Libertadores da América (1999), Copa Rio de 1951, considerado na época um Mundial de Clubes de Futebol e reconhecido pela Fifa em agosto de 2014. O Palmeiras é o time que conquistou o maior número de títulos nacionais, vencendo todas as competições oficiais disputadas no Brasil.
 Tem quatro Campeonatos Brasileiros (1972, 1973, 1993 e 1994), duas Taça Brasil (1960 e 1967) e dois Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969). Venceu as Copas do Brasil de 1998 e a Copa dos Campeões de 2000. Conquistou 22 vezes o Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras dessa mesma competição.  Em 1996 ganhou o Paulista com a melhor campanha de uma equipe na era profissional deste campeonato.
 Em 1965 coube ao Palmeiras a honra de vestir a camisa da seleção brasileira num amistoso contra o Uruguai na inauguração do Mineirão, em Belo Horizonte. Foi a primeira vez no Brasil que um time representou a Seleção. Fez 3 x O no adversário vingando a derrota brasileira na Copa do Mundo de 1950 no Maracanã.

 O Palmeiras foi o primeiro clube brasileiro a usar o logotipo do fabricante de material esportivo na camisa. Passaram pelo clube atletas como Ademir da Guia, Dudu, Julinho Botelho, Djalma Santos, Servílio, Tupãzinho, Luís Pereira, Leivinha, César, Leão, Evair, Djalminha, Marcos, Edmundo, Edu Bala, Nei (o bailarino do Parque Antártica) entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário