Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 27 de março de 2014

Variedades: Sonia Braga recebe homenagem com Prêmio Platino de Honra



Sonia Braga na pele da inesquecível Gabriela Cravo e Canela


Redação

 A atriz brasileira Sonia Braga será a primeira homenageada com o Prêmio Platino de Honra, em reconhecimento pela sua trajetória profissional no âmbito da cinematografia iberoamericana, conforme anunciado pelo Director Geral dos Prémios Platina, Miguel Angel Benzal.

 Ela receberá o seu troféu no dia 5 de Abril, no Teatro Anayansi da Cidade do Panamá. Sonia disse que com grande orgulho assistirá à gala de 5 de Abril no Panamá para receber o primeiro Platino de Honra. “Os considero como um verdadeiro carinho para o cinema latino, campeão nos festivais mais selectos, valorizado pelos críticos e admirado pelo público de todas as culturas”, disse.

 Os Prêmios Platino são promovidos pela EGEDA, presidida por Enrique Cerezo Torres, e pela FIPCA, presidida por Adrián Solar, com vocação para se consolidar como o mais importante evento global de fomento e apoio à indústria audiovisual ibero-americana.

                                                                        História
 Sonia Braga começou como atriz com apenas 14 anos na televisão brasileira. Aos 17 começou a fazer teatro e aos 19 já rodava o seu primeiro filme. O primeiro êxito internacional foi Dona Flor e seus dois maridos, dirigida por Bruno Barreto, e adaptada de um dos livros mais importantes do escritor baiano Jorge Amado.

 Em 1983, Barreto a dirigiu ao lado de Marcello Mastroianni em Gabriela, Cravo e Canela, outra grande personagem de Amado. Com Raul Julia e William Hurt, estrelou o filme O beijo da mulher aranha (1985), de Hector Babenco, cujo papel lhe valeu a sua primeira indicação ao Globo de Ouro.

 Em 1989 e 1995 voltou a ser indicada pelos filmes Luar sobre Parador, de Paul Mazursky, e Amazônia em Chamas, de John Frankenheimer. Em 1996 retornou ao cinema brasileiro com Tieta do Agreste, outra grande personagem de Jorge Amado, de que também foi produtora.

 Após este trabalho, ela voltou aos Estados Unidos e em 1998 rodou a minissérie Four Corners. Também teve participações importantes nas séries Sex and the City, Law & Order, CSI: Miami e Brothers & Sisters, entre outras. Atualmente, ela divide o seu tempo entre Nova York e o Rio de Janeiro. Sonia também foi indicada aos Prêmios Bafta e Primetime Emmy Awards.

Na televisão brasileira, Sonia Braga foi uma figura central da época de ouro das telenovelas do País produzidas pela TV Globo – foi a protagonista de Gabriela (1975) e Dancin’ Days (1978).


Nenhum comentário:

Postar um comentário