Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Radiografia de Sampa: Avenida Paulista

A Paulista é uma das principais avenidas de SP, onde atualmente é feita a festa da virada do ano e início da São Silvestre


Luís Alberto Caju
  
A Avenida Paulista, no Centro Expandido, inaugurada em 8 de dezembro de 1898 pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e o prefeito Clementino de Souza Castro, é considerada um dos principais centros financeiros de SP, por causa da grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais e colégios tradicionais. Nela fica a poderosa Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o famoso Instituto Pasteur. Com cerca de 200 mil moradores em sua extensão, se fosse uma cidade estaria entre as 150 maiores do Brasil.
 De início queriam batizá-la de Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima bateu o pé e disse que seria Avenida Paulista em homenagem aos paulistas. Na época o local servia de passagem de boiadas rumo ao matadouro. No projeto inicial ela foi dividida em três faixas: uma para bondes, a do centro para carruagens e a outra para pedestres.
 No final de 1920 seu nome mudou para Avenida Carlos de Campos, mas a reação da população exigiu que voltasse ao nome original, como é conhecida até hoje. A Paulista acabou sendo a primeira via pública asfaltada de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, novidade até na Europa e Estados Unidos.
 Manteve o perfil residencial até começo da década de 1950, quando começou o avanço de empreendimentos comerciais e de serviços. Entre 1960 e 1970 surgiram os primeiros edifícios de escritórios com 30 andares. Atualmente é palco escolhido para todo tipo de manifestação, de esportiva à política. A largada da tradicional corrida de São Silvestre é na Paulista, assim como a festa de virada do ano, com show de diversos artistas e queima de fogos, atraindo grande multidão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário