Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Jiló com Pimenta: Brasil escolhe caças da Suécia, Paranoia dos Estados Unidos






Luís Alberto Caju
 Bola dentro do governo DilmaDepois de tanto balões de ensaios, finalmente o Brasil tomou decisão correta ao escolher os caças Gripen, da empresa sueca Saab. A novela durou dez anos até o desfecho nesta semana. Os militares da FAB (Força Aérea Brasileira) nunca esconderam que não preferiam os aviões da Boeing nem o francês Refale.
Os caças suecos chegarão ao Brasil em 2016

 O País vai gastar US$ 4,5 bilhões para comprar 36 unidades da aeronave, a nova geração. A presidente Dilma Rousseff não admite, mas a espionagem dos serviços de inteligência dos Estados Unidos em assuntos privados do Brasil pesou nesta escolha. Os norte-americanos acharam que conseguiriam empurrar os caças produzidos pela Boeing, como ocorreram com outros lixos tecnológicos em décadas passadas.

 A segurança aérea brasileira corre sério risco, pois os Mirage-2000 serão desativados no dia 31. A FAB conta, atualmente, apenas com os antigos caças F-5 modernizados. Esses aparelhos ficarão na Base Aérea de Anápolis (GO), responsável pela proteção de Brasília de ameaças.

 É provável que o governo Barack Obama esteja puxando as orelhas dos responsáveis pelos serviços de inteligência, por cometerem tamanha burrice: espionar a presidente da República do seu maior aliado na América do Sul.  Como o mar não está para peixe na indústria norte-americana, perder bilhões de dólares numa concorrência deste porte, significará corte de cabeças.

Estados Unidos com medo até de sombra: O governo de Barack Obama mais parece marido desconfiado de traição da mulher. Enxerga sombra até em lugares totalmente iluminados ou mesmo chifres na cabeça de cavalo. Calcula-se aproximadamente que 700 mil pessoas nos Estados Unidos estejam no, agora, temível Banco de Dados de Filtragem de Terroristas.
Até bomba de chocolate coloca medo nos Estados Unidos

Pior: o governo se recusa a confirmar ou negar se alguém tem o nome nesta lista. O cidadão só descobre quando vai embarcar no aeroporto, rodoviária, porto ou numa blitz de rotina feita pela polícia. A alegação seria evitar que supostos terroristas possam embarcar em aviões, colocando em risco a vida de inúmeras pessoas.

 Caso o suspeito seja árabe e muçulmano, mesmo não tendo envolvimento com grupos terroristas, os olhos das agências dos serviços de inteligência estarão sempre sobre o suspeito. Mesmo que ele só goste de bombas....de chocolate.



Nenhum comentário:

Postar um comentário