Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Radiografia de Sampa: Rua Leôncio de Carvalho

A Rua Leôncio de Carvalho fica na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo

Luís Alberto Caju


 Carlos Leôncio da Silva Carvalho nasceu no Rio de Janeiro em 1847. Entrou na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, Centro, onde se formou em 1868 e recebeu o título de doutor no ano seguinte. 

Com ajuda do imperador acabou nomeado, em 1871, professor da faculdade. Depois ingressou no Partido Liberal e usava o jornal Correio Paulistano para atacar os adversários.

 No ano de 1878 ocupou a Pasta do império, mais saiu em 1879 cedendo o lugar ao conselheiro Afonso Celso. Foi deputado de 1878 a 1880. Em 1885 exerceu o cargo de bibliotecário da Faculdade de Direito, cinco anos depois se tornou diretor.

 Participou do Congresso Constituinte e foi um dos redatores da primeira Constituição de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro para lecionar na Faculdade Livre de Direito. Morreu em 1912. A Rua Leôncio de Carvalho fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário