Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Radiografia de Sampa: Avenida Rebouças

Avenida Rebouças liga o bairro de Pinheiros ao Cerqueira César, em São Paulo


Luís Alberto Caju

 De família de negros, Antonio Pereira Rebouças Filho nasceu na Bahia em 1839 e morreu em 1874. Pela antiga Escola Militar recebeu grau de Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, além de carta de engeheiro militar. Aos 19 anos foi para a Europa para obter especialização em construção de estradas de ferro e porto marítimos. 

 De volta ao Brasil acabou responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da Estrada de Ferro Curitiba a Paranaguá (famosa pelas soluções encontradas por Rebouças para atravessar a Serra do Mar) e a rodovia Antonina/Curitiba, conhecida como estrada da Graciosa. 

Ele era irmão, do também engenheiro, André Rebouças, que teve grande participação na abolição dos escravos. Ambos eram filhos do político monarquista e jornalista Antonio Pereira Rebouças. A Avenida Rebouças começa em Pinheiros e termina no bairro de Cerqueira César, Zona Oeste de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário