Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Radiografia de Sampa: Avenida General Ataliba Leonel




A Avenida General Ataliba Leonel fica no bairro paulistano do Tucuruvi, Zona Norte da cidade

Luís Alberto Caju

 Ataliba Leonel nasceu em 1875, na cidade de Itapetininga, SP. Seu pai era major. Formou-se em Direito pela Faculdade da USP no Largo São Francisco. Exerceu a advocacia até entrar na vida pública, representando São Paulo na Câmara Federal, produzindo trabalhos exaltando a cultura paulista.

 Foi um dos iniciadores do Movimento de 23 de Maio, quando na capital de SP morreram os estudantes, cujos nomes constituíram o símbolo MMDC (Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo). Com a Revolução Constitucionalista de 9 de Julho, organizou a Brigada do Sul, da qual foi comandante-geral.

 A vitória da Ditadura Vargas provocou sua prisão e exílio em Portugal, com outros brasileiros ex-combatentes da mesma causa. Em todas as ocasiões que São Paulo enfrentou dificuldades com revoltas sociais, o general Ataliba Leonel estava presente, como ocorreu em 1922, 1924, 1930 e 1932. Morreu em Piraju (SP), em 29 de outubro de 1934, aos 59 anos. A Avenida General Ataliba Leonel fica no bairro do Tucuruvi, Zona Norte da capital paulista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário