Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Radiografia de Sampa: Avenida Engenheiro Caetano Álvares



 
A Avenida Engenheiro Caetano Álvares começa no bairro do Limão e termina no Mandaqui

Luís Alberto Caju


  João Caetano Álvares Jr., nasceu em18 de dezembro de 1894, filho do também engenheiro João Caetano Álvares. Formou-se na mesma profissão do pai em 1917 pela Escola Politécnica. Começou ocupando o cargo de engenheiro-chefe da construção da extensão da linha que liga São Sebastião do Paraíso e Passos da Estrada de Ferro Mogiana. Durante 20 anos foi gerente da Companhia Construtora Nacional, responsável por grandes obras de concreto armado, especialmente pontes, construções hidráulicas, viadutos da Via Anchieta, pontes sobre o Rio Tietê e Paranapanema, usinas hidrelétricas como Iapuçu e Salto Grande.

  Assumiu o cargo de titular da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo na gestão do então prefeito Jânio Quadros, na década de 1950, no Plano de Emergência, visando melhorar as ruas da periferia e dos meios de acesso aos bairros, incrementando as obras de pavimentação.  Em 1956 entrou na Secretaria da Viação do Estado, nomeado por Jânio Quadros, agora governador de SP. Nesse mesmo ano foi para a Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) a pedido do então secretário da Fazenda, Carvalho Pinto.

  Foi conselheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de abril de 1961 a julho de 1962. Em 1963 deixou a superintendência da Cosipa e passou ao cargo de diretor. Era sócio do Instituto de Engenharia e várias vezes membro de seu conselho diretor. Na iniciativa privada organizou em 1945 a pedreira Cantareira, uma das mais bem instaladas de São Paulo e ocupou o cargo de superintendente até sua morte em 1967. A Avenida Engenheiro Caetano Álvares começa no bairro do Limão e termina no Mandaqui, Zona Norte de SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário