Iniciativa é importante para recuperar os bancos de sangue

Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...
Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorrerá o X Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica. O evento, realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) por teleconferência, promoverá a discussão sobre a atual situação e as estratégias para reverter o cenário de sub-registro de nascimento no Brasil.
O debate abordará ainda questões relacionadas ao acesso à documentação básica e o uso da tecnologia para registros públicos e identificação. A palestra de abertura será ministrada pelo corregedor-geral de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten. O tema será "Documentação e Direitos Humanos: o papel do Sistema de Justiça no cumprimento da Meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.9".
"O cumprimento da meta ODS 16.9 depende do diálogo e trabalho conjunto de diferentes órgãos do poder público, além da participação de agentes privados, como cartórios e hospitais que realizam partos. Esse é um dos motivos para a realização desse encontro", afirmou o titular da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG), Alexandre Magno.
A meta prevê, até 2030, o fornecimento de identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6% das crianças nascidas no ano de 2017 deixaram de ser registradas no Brasil, ou seja, cerca de 77 mil crianças não obtiveram a certidão de nascimento no tempo correto.
A ausência de documentação também afeta jovens e adultos. As populações mais excluídas e vulneráveis são as que mais sofrem com esse problema no país. Há pessoas que nunca foram registradas e que jamais tiveram um documento de identidade. Outras, devido a diversas circunstâncias, perderam ou tiveram destruídos os seus documentos ao longo da vida, sem acesso à segunda via. Isso é bastante comum entre indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais e pessoas em situação de rua.
Programação
O encontro terá início às 9h30 e poderá ser acompanhado pelo público. Ele será aberto para técnicos e gestores do Governo Federal e estaduais, além de convidados da Defensoria Pública, Ministério Público, Corregedorias Estaduais de Justiça e Associações de Registradores Civis de Pessoas Naturais.
Após a abertura, a programação do primeiro dia inclui um bate-papo sobre "Documentação e Identidade Digital Inclusiva" e "Políticas Federais". Já no segundo dia, o tema será "Boas práticas em promoção do registro civil e acesso à documentação básica" e "Inovações".
Na oportunidade, também haverá uma cerimônia para a assinatura do termo de adesão dos estados ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O compromisso foi instituído pelo Decreto 10.063/2019.
O encerramento está previsto para às 18h. Logo após, a gravação ficará disponível e poderá ser acessada no site do encontro.
Acesse o site do X Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Em 16 de setembro de 1908 a GM (General Motors) é fundada por William Durant nos Estados Unidos e se torna, anos depois, uma das maiores e importante montadora de automóveis.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Vicente Pires da Mota nasceu em São Paulo em 1799. Graduou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1832. No ano de 1833 foi nomeado professor substituto da mesma Faculdade e professor catedrático em 1834. Por decreto de 30 de janeiro de 1865 chegou ao cargo de diretor, exercendo até a data de seu falecimento.
Quando ainda muito jovem, foi dos mais ardorosos propagandistas da Independência do Brasil ao lado dos padres Ildefonso Xavier Ferreira e Manuel Joaquim do Amaral Gurgel. Assistiu em 07 de setembro de 1822, ao espetáculo de gala em honra do príncipe D.Pedro que horas antes havia proclamado a Independência.
Sua vida política foi brilhantíssima: membro do Conselho do Governo em 1822, ministro do Conselho Geral da Província em 1824, deputado provincial em 1834, vice-presidente de São Paulo por cinco vezes - 1834, 1842, 1869, 1870 e 1871; presidente da província por duas vezes - 1848 e 1862 e presidente das províncias de Minas, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Era também vigário capitular, conselheiro de Estado, dignatário da Rosa e comendador da de Cristo.
Faleceu em São Paulo em 30 de outubro de 1882. A Rua Pires da Mota (foto) fica na Liberdade, Centro de SP.
Redação/Hourpress
Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são revelados de forma objetiva e documentada em Geopolítica da Intervenção – a verdadeira história da Lava Jato, publicado pela Geração Editorial. Na obra, o advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes desvenda as ações de espionagem e vigilância global do “Grande Irmão”, que incluem a cooperação do juiz Sérgio Moro.
Sob a ótica privilegiada de quem viveu alguns dos episódios decisivos, como advogado, o autor mergulha em documentos, vídeos, matérias jornalísticas e processos – compartilhados com o leitor para mostrar, de forma contundente, os objetivos da operação para além do combate à corrupção.
Fernando Fernandes parte da estruturação da “Doutrina de Segurança Nacional”, que possibilitou o Regime de 1964; passa pela influência dos EUA na polícia brasileira, em nome da guerra às drogas; e chega às estratégias para cooptar e influir juízes e membros do Ministério Público brasileiro.
Essas abordagens permitem, nos capítulos seguintes, compreender a Lava Jato e os interesses escusos de seus idealizadores. Cruzamentos de relações familiares, religiosas e de amizade entre procuradores, delegados, juízes, provas de compadrios e relações suspeitas entre investigadores e julgadores, nas cortes inferiores, no STF, nas igrejas, no Congresso e até na OAB são submetidos ao crivo do leitor.
A Lava Jato criou um mecanismo de deturpação e destruição do direito
brasileiro. Os fins não justificam os meios. Não se podem permitir ações
ilegais do Estado para os fins de combater a corrupção. A OAB agiu em
casos isolados se posicionou contra absurdos gritantes nas dez medidas
e propôs a ação que acabou por garantir a presunção de inocência. Mas
apoiou a Lava Jato que, para se estruturar, precisava romper com os
direitos fundamentais e com as prerrogativas profissionais.
(Geopolítica da Intervenção, p. 411)
Mais que trazer informações fundamentais para compreender a Lava Jato, Geopolítica da Intervenção disseca os eventos que desencadearam a instabilidade que afasta o Brasil da plena democracia. Uma obra para o leitor refletir sobre os destinos do país, no momento em que a operação perdeu força política.
Ficha técnica:
Livro: Geopolítica da Intervenção: A verdadeira história da Lava Jato
Autor: Fernando Augusto Fernandes
Editora: Geração Editorial
Gênero: Ciência Política
Acabamento: Brochura
Páginas: 448
Formato: 15x23
ISBN:9786556470078
Preço: R$66,00 e R$44,00 (E-book)
Link de venda: https://amzn.to/2YXCGIt
Sinopse: Neste Geopolítica da Intervenção, livro polêmico e surpreendente, o advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes desmonta a história de que a Operação Lava Jato foi e ainda é uma investigação insuspeita, para combater os crimes de políticos corruptos e grandes empresários corruptores. Mas seu maior propósito foi desestabilizar o governo petista, golpear o sistema democrático, destruir a engenharia nacional, enfraquecer o programa de petróleo e gás, facilitar a pilhagem das riquezas nacionais e criar as condições para um governo liberal de direita, o que acabou resultando na eleição de um azarão e na maior crise política, econômica, social e sanitária já vivida pelo país.
Sobre o autor: Fernando Augusto Fernandes é advogado e cientista político. Nos anos 90 desvendou os arquivos sonoros dos julgamentos de presos políticos da década de 70. Vinte anos depois, por meio de dois julgamentos, o Supremo Tribunal Federal reabriu os arquivos e os tornou públicos. Com os arquivos, lançou sua tese de mestrado: “Voz Humana — A Defesa Perante os Tribunais da República” e de doutorado: “Poder e Saber — Campo Jurídico e Ideologia”. Como advogado, atuou em causas de grande repercussão nos tribunais superiores, criando jurisprudência, súmulas e precedentes extraordinários.
Foi defensor — vitorioso — do presidente do Instituto Lula e redator e signatário do habeas corpus pelo qual obteve a decisão de soltar Lula em 2018, no TRF-RS, assim como da reclamação no STF que permitiu a toda a imprensa entrevistá-lo.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Antes do Volvo FMX, outros modelos da marca já eram considerados referência em algumas operações fora de estrada. Mas em 2010, a partir das sugestões dos operadores, a marca decidiu lançar um caminhão especialmente projetado para as severas condições desse segmento. “O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões. Rapidamente se tornou referência para frotistas e também para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road, no mundo todo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Projetado para o mau caminho
O robusto design da primeira geração do FMX foi inspirado nos famosos equipamentos de construção da marca Volvo. Desde o início, o caminhão já trazia itens como pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento. Com para-choques robustos, protetor de cárter reforçado e barra de proteção frontal, era um caminhão ideal para enfrentar terrenos difíceis.
A segunda geração do modelo, que chegou ao Brasil em 2014, trouxe mais novidades.
A cabine ganhou um novo design externo, inspirada na atualização feita no Volvo FH, naquele mesmo ano. Além disso, vários de seus componentes foram reprojetados. Uma nova suspensão aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.
I-Shift em condições extremas
A eficiência da transmissão I-Shift também foi importante para o sucesso do Volvo FMX. Neste modelo, a caixa conta com componentes mais reforçados. “Podemos chamar de ‘I-Shift Off Road’, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.
A I-Shift do FMX conta com softwares específicos, ajustados a operação, seja mineração/construção ou cana/florestal. Isso possibilita uma condução melhor mesmo em terrenos acidentados e com topografia acentuada, com alto nível de produtividade e conforto ao motorista.
Disponível desde a primeira geração do caminhão, a caixa inteligente da Volvo evoluiu com o modelo ao longo dos anos. Em 2016 passou a ter opções de marcha super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas. Elas permitem também a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de composições grandes e em locais apertados.
Sucesso no Brasil
Disponível em todos os mercados mundiais da Volvo, no Brasil o FMX é encontrado em aplicações severas, que exigem todo o desempenho que o modelo pode entregar. São largamente empregados em transporte de cana picada, operações de reflorestamento, construção pesada, mineração, dentre outras.
A maior composição do pais utiliza o modelo da Volvo. Em circulação desde o ano passado, 19 Volvo FMX operam em composições “Hexatrem” de 52m de extensão, tracionando seis semirreboques de 250 toneladas, carregando toras de eucalipto dentro de fazendas da Suzano Papel e Celulose.
“Os caminhões Volvo sempre foram referência em operações severas. Mas com o FMX, a marca chegou no mais alto patamar em robustez e resistência. Temos vários relatos de clientes atestando que nenhum outro caminhão aguenta as condições que o FMX suporta”, afirma Jeseniel Valério.
Atributos técnicos do Volvo FMX
Sucesso na web
Ao longo da história do modelo, vídeos do Volvo FMX fizeram sucesso nas redes sociais:
Sophie, uma garota de 4 anos, pilota um Volvo FMX por controle remoto.
https://www.youtube.com/watch?
Presidente da Volvo Trucks comprova a resistência do pino de reboque do Volvo FMX.
https://www.youtube.com/watch?
Um especialista em suspensões da Volvo demonstra a altura do solo do Volvo FMX.
https://www.youtube.com/watch?
Um hamster controla o Volvo FMX, graças a sua direção suave e precisa.
https://www.youtube.com/