Iniciativa é importante para recuperar os bancos de sangue

Hourpress Sabe que não adianta qualquer ação contra a corrida frenética de dias Astrogildo Magno Fausto, aos 65 anos, descobriu que ...
Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorrerá o X Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica. O evento, realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) por teleconferência, promoverá a discussão sobre a atual situação e as estratégias para reverter o cenário de sub-registro de nascimento no Brasil.
O debate abordará ainda questões relacionadas ao acesso à documentação básica e o uso da tecnologia para registros públicos e identificação. A palestra de abertura será ministrada pelo corregedor-geral de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten. O tema será "Documentação e Direitos Humanos: o papel do Sistema de Justiça no cumprimento da Meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.9".
"O cumprimento da meta ODS 16.9 depende do diálogo e trabalho conjunto de diferentes órgãos do poder público, além da participação de agentes privados, como cartórios e hospitais que realizam partos. Esse é um dos motivos para a realização desse encontro", afirmou o titular da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG), Alexandre Magno.
A meta prevê, até 2030, o fornecimento de identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6% das crianças nascidas no ano de 2017 deixaram de ser registradas no Brasil, ou seja, cerca de 77 mil crianças não obtiveram a certidão de nascimento no tempo correto.
A ausência de documentação também afeta jovens e adultos. As populações mais excluídas e vulneráveis são as que mais sofrem com esse problema no país. Há pessoas que nunca foram registradas e que jamais tiveram um documento de identidade. Outras, devido a diversas circunstâncias, perderam ou tiveram destruídos os seus documentos ao longo da vida, sem acesso à segunda via. Isso é bastante comum entre indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais e pessoas em situação de rua.
Programação
O encontro terá início às 9h30 e poderá ser acompanhado pelo público. Ele será aberto para técnicos e gestores do Governo Federal e estaduais, além de convidados da Defensoria Pública, Ministério Público, Corregedorias Estaduais de Justiça e Associações de Registradores Civis de Pessoas Naturais.
Após a abertura, a programação do primeiro dia inclui um bate-papo sobre "Documentação e Identidade Digital Inclusiva" e "Políticas Federais". Já no segundo dia, o tema será "Boas práticas em promoção do registro civil e acesso à documentação básica" e "Inovações".
Na oportunidade, também haverá uma cerimônia para a assinatura do termo de adesão dos estados ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O compromisso foi instituído pelo Decreto 10.063/2019.
O encerramento está previsto para às 18h. Logo após, a gravação ficará disponível e poderá ser acessada no site do encontro.
Acesse o site do X Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Em 16 de setembro de 1908 a GM (General Motors) é fundada por William Durant nos Estados Unidos e se torna, anos depois, uma das maiores e importante montadora de automóveis.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Vicente Pires da Mota nasceu em São Paulo em 1799. Graduou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1832. No ano de 1833 foi nomeado professor substituto da mesma Faculdade e professor catedrático em 1834. Por decreto de 30 de janeiro de 1865 chegou ao cargo de diretor, exercendo até a data de seu falecimento.
Quando ainda muito jovem, foi dos mais ardorosos propagandistas da Independência do Brasil ao lado dos padres Ildefonso Xavier Ferreira e Manuel Joaquim do Amaral Gurgel. Assistiu em 07 de setembro de 1822, ao espetáculo de gala em honra do príncipe D.Pedro que horas antes havia proclamado a Independência.
Sua vida política foi brilhantíssima: membro do Conselho do Governo em 1822, ministro do Conselho Geral da Província em 1824, deputado provincial em 1834, vice-presidente de São Paulo por cinco vezes - 1834, 1842, 1869, 1870 e 1871; presidente da província por duas vezes - 1848 e 1862 e presidente das províncias de Minas, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Era também vigário capitular, conselheiro de Estado, dignatário da Rosa e comendador da de Cristo.
Faleceu em São Paulo em 30 de outubro de 1882. A Rua Pires da Mota (foto) fica na Liberdade, Centro de SP.
Redação/Hourpress
Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são revelados de forma objetiva e documentada em Geopolítica da Intervenção – a verdadeira história da Lava Jato, publicado pela Geração Editorial. Na obra, o advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes desvenda as ações de espionagem e vigilância global do “Grande Irmão”, que incluem a cooperação do juiz Sérgio Moro.
Sob a ótica privilegiada de quem viveu alguns dos episódios decisivos, como advogado, o autor mergulha em documentos, vídeos, matérias jornalísticas e processos – compartilhados com o leitor para mostrar, de forma contundente, os objetivos da operação para além do combate à corrupção.
Fernando Fernandes parte da estruturação da “Doutrina de Segurança Nacional”, que possibilitou o Regime de 1964; passa pela influência dos EUA na polícia brasileira, em nome da guerra às drogas; e chega às estratégias para cooptar e influir juízes e membros do Ministério Público brasileiro.
Essas abordagens permitem, nos capítulos seguintes, compreender a Lava Jato e os interesses escusos de seus idealizadores. Cruzamentos de relações familiares, religiosas e de amizade entre procuradores, delegados, juízes, provas de compadrios e relações suspeitas entre investigadores e julgadores, nas cortes inferiores, no STF, nas igrejas, no Congresso e até na OAB são submetidos ao crivo do leitor.
A Lava Jato criou um mecanismo de deturpação e destruição do direito
brasileiro. Os fins não justificam os meios. Não se podem permitir ações
ilegais do Estado para os fins de combater a corrupção. A OAB agiu em
casos isolados se posicionou contra absurdos gritantes nas dez medidas
e propôs a ação que acabou por garantir a presunção de inocência. Mas
apoiou a Lava Jato que, para se estruturar, precisava romper com os
direitos fundamentais e com as prerrogativas profissionais.
(Geopolítica da Intervenção, p. 411)
Mais que trazer informações fundamentais para compreender a Lava Jato, Geopolítica da Intervenção disseca os eventos que desencadearam a instabilidade que afasta o Brasil da plena democracia. Uma obra para o leitor refletir sobre os destinos do país, no momento em que a operação perdeu força política.
Ficha técnica:
Livro: Geopolítica da Intervenção: A verdadeira história da Lava Jato
Autor: Fernando Augusto Fernandes
Editora: Geração Editorial
Gênero: Ciência Política
Acabamento: Brochura
Páginas: 448
Formato: 15x23
ISBN:9786556470078
Preço: R$66,00 e R$44,00 (E-book)
Link de venda: https://amzn.to/2YXCGIt
Sinopse: Neste Geopolítica da Intervenção, livro polêmico e surpreendente, o advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes desmonta a história de que a Operação Lava Jato foi e ainda é uma investigação insuspeita, para combater os crimes de políticos corruptos e grandes empresários corruptores. Mas seu maior propósito foi desestabilizar o governo petista, golpear o sistema democrático, destruir a engenharia nacional, enfraquecer o programa de petróleo e gás, facilitar a pilhagem das riquezas nacionais e criar as condições para um governo liberal de direita, o que acabou resultando na eleição de um azarão e na maior crise política, econômica, social e sanitária já vivida pelo país.
Sobre o autor: Fernando Augusto Fernandes é advogado e cientista político. Nos anos 90 desvendou os arquivos sonoros dos julgamentos de presos políticos da década de 70. Vinte anos depois, por meio de dois julgamentos, o Supremo Tribunal Federal reabriu os arquivos e os tornou públicos. Com os arquivos, lançou sua tese de mestrado: “Voz Humana — A Defesa Perante os Tribunais da República” e de doutorado: “Poder e Saber — Campo Jurídico e Ideologia”. Como advogado, atuou em causas de grande repercussão nos tribunais superiores, criando jurisprudência, súmulas e precedentes extraordinários.
Foi defensor — vitorioso — do presidente do Instituto Lula e redator e signatário do habeas corpus pelo qual obteve a decisão de soltar Lula em 2018, no TRF-RS, assim como da reclamação no STF que permitiu a toda a imprensa entrevistá-lo.
Luís Alberto Alves/Hourpress
Antes do Volvo FMX, outros modelos da marca já eram considerados referência em algumas operações fora de estrada. Mas em 2010, a partir das sugestões dos operadores, a marca decidiu lançar um caminhão especialmente projetado para as severas condições desse segmento. “O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões. Rapidamente se tornou referência para frotistas e também para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road, no mundo todo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Projetado para o mau caminho
O robusto design da primeira geração do FMX foi inspirado nos famosos equipamentos de construção da marca Volvo. Desde o início, o caminhão já trazia itens como pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento. Com para-choques robustos, protetor de cárter reforçado e barra de proteção frontal, era um caminhão ideal para enfrentar terrenos difíceis.
A segunda geração do modelo, que chegou ao Brasil em 2014, trouxe mais novidades.
A cabine ganhou um novo design externo, inspirada na atualização feita no Volvo FH, naquele mesmo ano. Além disso, vários de seus componentes foram reprojetados. Uma nova suspensão aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.
I-Shift em condições extremas
A eficiência da transmissão I-Shift também foi importante para o sucesso do Volvo FMX. Neste modelo, a caixa conta com componentes mais reforçados. “Podemos chamar de ‘I-Shift Off Road’, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.
A I-Shift do FMX conta com softwares específicos, ajustados a operação, seja mineração/construção ou cana/florestal. Isso possibilita uma condução melhor mesmo em terrenos acidentados e com topografia acentuada, com alto nível de produtividade e conforto ao motorista.
Disponível desde a primeira geração do caminhão, a caixa inteligente da Volvo evoluiu com o modelo ao longo dos anos. Em 2016 passou a ter opções de marcha super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas. Elas permitem também a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de composições grandes e em locais apertados.
Sucesso no Brasil
Disponível em todos os mercados mundiais da Volvo, no Brasil o FMX é encontrado em aplicações severas, que exigem todo o desempenho que o modelo pode entregar. São largamente empregados em transporte de cana picada, operações de reflorestamento, construção pesada, mineração, dentre outras.
A maior composição do pais utiliza o modelo da Volvo. Em circulação desde o ano passado, 19 Volvo FMX operam em composições “Hexatrem” de 52m de extensão, tracionando seis semirreboques de 250 toneladas, carregando toras de eucalipto dentro de fazendas da Suzano Papel e Celulose.
“Os caminhões Volvo sempre foram referência em operações severas. Mas com o FMX, a marca chegou no mais alto patamar em robustez e resistência. Temos vários relatos de clientes atestando que nenhum outro caminhão aguenta as condições que o FMX suporta”, afirma Jeseniel Valério.
Atributos técnicos do Volvo FMX
Sucesso na web
Ao longo da história do modelo, vídeos do Volvo FMX fizeram sucesso nas redes sociais:
Sophie, uma garota de 4 anos, pilota um Volvo FMX por controle remoto.
https://www.youtube.com/watch?
Presidente da Volvo Trucks comprova a resistência do pino de reboque do Volvo FMX.
https://www.youtube.com/watch?
Um especialista em suspensões da Volvo demonstra a altura do solo do Volvo FMX.
https://www.youtube.com/watch?
Um hamster controla o Volvo FMX, graças a sua direção suave e precisa.
https://www.youtube.com/