Ficou mais difícil para vender imóveis no Brasil em 2015
Redação
O novo agente de vendas tem uma missão a
cumprir: compreender de fato as necessidades do cliente e propor a compra do
imóvel ideal. Quem garante é Rogério Santos, 27 anos de mercado imobiliário e à
frente do primeiro outlet de imóveis do mundo. Ele ainda enfatiza: esse mesmo
agente será avaliado pelo seu cliente conforme a qualidade do atendimento e da
venda que propuser. Assim como já acontece nos Estados Unidos, os melhores
corretores são superstars, disputados pelas melhores empresas.
Ao contrário dos profissionais aventureiros
que entraram no mercado há 4 ou 5 anos, com a onda evolutiva da demanda
entrando em extinção, o corretor moderno não tem que entender de assuntos que
envolvam apenas o produto, mas precisam conhecer as inseguranças das incorporadoras,
a qualidade dos acabamentos, aa mudanças de zoneamento da cidade e a possível
valorização do imóvel e da região. Não é à toa que vemos hoje uma profusão
de blogs e redes sociais de corretores com bastante conteúdo – é preciso
mostrar ao mercado que se entende realmente do assunto, para não ficar para
trás.
Para o novo momento,
Rogério dá algumas dicas:
Informação – o mundo globalizado e online pede que o
novo profissional tenha conhecimentos sobre vários assuntos. Negócios,
indicativos, mercado financeiro, tendências do mercado imobiliário e, claro,
cultura geral. “Ninguém quer colocar algo tão importante como a compra de um
bem imóvel nas mãos de quem não mostra firmeza e conhecimento”, explica
Rogério.
Empreendedorismo – o corretor é um profissional liberal
e, portanto, tem que pensar como uma empresa, definindo metas, buscando
crescimento profissional, ampliando a atuação, conhecendo sobre seu negócio. “É
preciso que o corretor tenha iniciativa própria, saiba o que quer vender,
entenda do seu produto e tenha uma visão empreendedora, só assim conseguirá se
destacar”, garante o especialista.
Ver a corretagem como carreira – há algum
tempo, acabava trabalhando com imóveis quem não tinha uma carreira, ser
corretor era a segunda opção. Mas isso mudou: “é preciso que o corretor tenha
vontade de fazer carreira, ampliar portfolio e se especializar”. O mercado de
imóveis pode remunerar melhor do que muitas profissões, mas o trabalho é árduo
e a formação e inteligência de mercado são fundamentais.
Atualização – é preciso manter-se no topo, acompanhando o
mercado e a tecnologia, através de aplicativos, redes sociais, além de estar
atualizado das tendências de produto e consumo.
Para ele,
essa fase de crise é uma grande oportunidade de readequação e de
aprendizado para o crescimento, que deve acontecer na sequência: “vamos passar
por uma reinvenção do mercado, em que a informação será ponto crucial para o
sucesso na carreira”. Segundo ele, ainda, estamos vendo mais autonomia do
consumidor final com relação as suas decisões de compra, estabelecimento de
valores e de qualificação dos produtos imobiliários, além da forma com a qual é
feita a intermediação: “é preciso trabalhar como parceiro do consumidor, passar
confiança e conhecimento. Assim, é possível fidelizar”, garante.
Filmes que marcaram a história do cinema e que
são fundamentais para todos os cinéfilos estão no Clássica:
cópias restauradas em digital (DCP) dos clássicos do cinema internacional ao
circuito comercial do país.
Os sete
primeiros filmes do catálogo do Clássica serão lançados um a um, mensalmente, a
partir de julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília,
Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, João Pessoa e Santos.
O primeiro lançamento será O Sétimo Selo, do diretor Ingmar Bergman em
23 de julho.
O Sétimo
Selo
Um filme
de Ingmar Bergman
1957,
Suécia, p&b, 96min., DCP
Elenco: Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Nils Poppe, Bibi Andersson, Bengt
Ekerot, Åke Fridell, Inga Gill, Gunnel Lindblom
Diretor de
Fotografia: Gunnar Fischer
Montagem: Lennart Wallén
Som: Aaby Wedin
Música: Erik Nordgren
Figurino: Manne Lindholm
Maquiagem: Nils Nettil
Produção: Ab Svensk Filmindustri
Direção e
Roteiro: Ingmar Bergman
Título
original: Det sjunde inseglet
Sinopse: O cavaleiro Antonius Block retorna das Cruzadas para uma Suécia
devastada pela peste negra e pela Inquisição. Ao seu redor apenas sofrimento e
destruição. Em suas andanças, Antonius encontra a morte, que o desafia para uma
partida de xadrez.
A obra de
Ingmar Bergman, um dos maiores gênios do cinema mundial e o grande nome do
cinema escandinavo, traz entre suas principais marcas autorais os
questionamentos profundos sobre a fé e a existência de Deus, dramas com fortes
raízes nas teorias da psicanálise, e a utilização dos mesmos atores em
diferentes obras. O “Sétimo Selo” é seu filme mais icônico e agrupa todas as
características que o tornaram célebre. Vencedor do prêmio do Júri no Festival
de Cannes de 1957.
O Clássica vai
apresentar, do cinema do sueco Ingmar Bergman, além de O Sétimo Selo (1957),
tambémMorangos Silvestres (1957). Do italiano Federico
Fellini, serão duas de suas obras-primas: A Doce Vida(1960)
e 8½ (1963). O Clássica trará ainda,
de Pier Paolo Pasolini, Mamma Roma (1962); e do diretor
alemão Werner Herzog, Nosferatu - O Vampiro da Noite (1979)
e Fitzcarraldo (1982).
Uma
parceria entre as empresas FJ Cines e Zeta Filmes.
A
distribuidora FJ Cines está há mais de 40 anos no mercado cinematográfico,
sempre direcionou sua atuação para o cinema independente e principalmente nos
clássicos europeus dos anos 1950-70. Também grande exibidora no passado,
focou-se nos grandes diretores que o público brasileiro começava a ter acesso
durante as poucas mostras e festivais existentes no final dos anos 1970 e
início dos 1980 - como Federico Fellini, Visconti, Antonioni, Rossellini,
Bertolucci e as grandes comédias de Totó.
O cinema alemão dos anos 1970 com Herzog e
Fassbinder e a Nouvelle vague francesa também foram lançados com enorme sucesso
de público e crítica. E grande parte da filmografia do sueco Ingmar Bergman,
até então desconhecido no Brasil, foi lançada em cinema primeiramente e depois
em DVD e TV. Com a digitalização, a FJ Cines voltou a trazer os clássicos em cópias
restauradas e a realizar sessões especiais em diversos cinemas do Brasil.
A Zeta
Filmes, criada em 1998 em Belo Horizonte, é uma produtora cultural que se
dedica a realização de festivais de cinema, mostras, curadorias e exposições
audiovisuais. Realiza o Indie Festival há 15 anos em Belo Horizonte e São
Paulo, e também o Fluxus Festival que promove exposições de artistas
audiovisuais. A Zeta começou a atuar também, nos últimos dois anos, como
distribuidora de filmes internacionais independentes no circuito comercial
brasileiro. Distribuiu filmes premiados como Ida, ganhador do
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015; importantes diretores do cinema
contemporâneo como Apichatpong Weerasethakul, Danis Tanovic e Tsai Ming Liang;
novos diretores como Alex Ross Perry, Denis Côté e Amat Escalante, além de
filmes autorais em 3D como Caverna dos sonhos esquecidos, de Werner
Herzog e Contos da Noite, de Michel Ocelot.
Sinopse: Federico Fellini nos guia em um passeio pelas dores, delícias e
pela frivolidade da burguesia romana dos anos 1960. No centro desse passeio
está Marcello Rubini, jornalista e colunista social, e suas aventuras
profissionais e amorosas. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio
existencial, ele freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e
descobre um novo sentido para a vida.
Vencedor
da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1960 e do Oscar de Melhor Figurino em
1962. Primeira colaboração de Federico Fellini e Marcello Mastroianni, seu
alter-ego cinematográfico. Essa parceria é retomada em 8 1/2, de 1963. “A Doce
Vida” é extremamente influente e referenciado em diversos filmes posteriores,
como o recente ”A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino.
NOSFERATU
- O VAMPIRO DA NOITE -
estreia: setembro 2015
Um filme
de WERNER HERZOG
1978,
Alemanha/França, cor, 103 min., DCP
Elenco:Klaus Kinski, Isabelle Adjani, Bruno Ganz,
Roland Topor, Walter Ladengast
Diretor de
Fotografia: Jörg Schmidt-Reitwein
Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus
Música: Popol Vuh
Produção,
Roteiro e Direção: Werner Herzog
Título
original: Nosferatu: Phantom der Nacht
Sinopse: Em Nosferatu - O Vampiro da noite o diretor Werner Herzog
homenageia dois mestres: o escritor Bram Stoker, cujo livro Drácula é a espinha
dorsal do roteiro de Nosferatu, e F. W. Murnau, autor e cineasta do movimento
impressionista alemão e diretor de Nosferatu, de 1922. A narrativa acompanha o
vampiro Conde Drácula, o agente imobiliário Jonathan Harker e sua noiva Mina.
“Nosferatu”
coloca as obras de dois dos maiores e mais premiados diretores do cinema
alemão, Murnau e Herzog. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de
1979 por sua direção de arte, considerado pelo crítico de cinema Roger Ebert um
dos grandes filmes da história do cinema.
MAMMA
ROMA - estreia: outubro 2015
Um filme
de PIER PAOLO PASOLINI
1962,
Itália, p&b, 106 min., DCP
Elenco: Anna Magnani, Ettore Garofolo, Franco Citti, Silvana Corsini
Diretor de
Fotografia: Tonino Delli Colli
Direção de
Arte: Flavio Mogherini
Montagem: Nino Baragli
Música: Carlo Rustichelli
Produção: Alfredo Bini
Direção e
Roteiro: Pier Paolo Pasolini
Sinopse: Mamma Roma deseja abandonar a prostituição para começar uma vida nova,
vendendo frutas na feira e criando seu filho adolescente, Ettore. Mas Ettore,
cercado por más influências e furioso ao descobrir a ocupação de sua mãe, cai
em um mundo de criminalidade e se torna vítima da violência policial,
frustrando os sonhos de Mamma Roma. Uma visão dramática e, às vezes, irônica,
da Itália, repleta de referências à arte e a religião do país.
Pier Paolo
Pasolini é o diretor mais polêmico da história do cinema italiano, autor de
filmes como “Teorema” e “Saló”. Poeta e intelectual, Pasolini tecia referências
à história do cinema e da arte em suas obras.
MORANGOS
SILVESTRES -
estreia: novembro 2015
Um filme
de INGMAR BERGMAN
1957,
Suécia, p&b, 91min., DCP.
Elenco:Victor Sjöström, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin, Bibi Andersson
Folke Sundqvist, Björn Bjelvenstam, Jullan
Kindahl, Gunnar Sjöberg, Gunnel Broström, Naima Wifstrand
Diretor de
Fotografia: Gunnar Fischer
Montagem: Oscar Rosander
Som: Aaby Wedin
Música: Erik Nordgren
Figurino: Manne Lindholm
Produção: Allan Ekelund
Direção e
Roteiro: Ingmar Bergman
Título
original:Smultronstället
Sinopse: Isak Borg,respeitado professor de Medicina, e é convidado por sua
universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de
comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Isak viaja com a sua nora,
Marianne, que passa por uma crise em seu casamento, e durante o percurso é
obrigado a enfrentar o vazio de sua existência. Um delicado e poético filme
sobre a mortalidade e o passado.
“O Sétimo
Selo” e “Morangos Silvestres” contam com o trabalho de cinematografia de Gunnar
Fischer, mestre da imagem em preto e branco e grande colaborador de Bergman e
de Carl Theodore Dreyer. Morangos Silvestres traz a última performance do ator
e diretor Victor Sjostrom, maior influência pessoal e ídolo de Ingmar Bergman.
Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1959 e do Globo de Ouro de
Melhor Filme Estrangeiro em 1960, indicado ao Oscar de melhor roteiro.
FITZCARRALDO - estreia: dezembro 2015
Um filme de WERNER HERZOG
1982,
Alemanha/Peru, cor, 158 min., DCP
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José
Lewgoy, Miguel Ángel Fuentes, Paul Hittscher, Huerequeque Enrique Bohorquez,
Grande Otelo
Diretor de
Fotografia: Thomas Mauch
Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus
Música: Popol Vuh
Produtores: Werner Herzog, Lucki Stipetic
Roteiro e
Direção: Werner Herzog
Sinopse: Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na
pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha.
O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos,
decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas
para chegar a seu destino, precisa de um grande feito: transportar um enorme
barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.
Werner
Herzog comandou o set de filmagens de “Fitzcarraldo” de maneira obsessiva e
ambiciosa, e seus conflitos com o ator Klaus Kinski permanecem de maneira
icônica na história da sétima arte. Por este filme, Herzog recebeu o prêmio de
melhor diretor no Festival de Cannes de 1982, e também foi indicado ao prêmio
de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 1983. O elenco de
“Fitzcarraldo” conta com atores brasileiros como José Lewgoy, Grande Otelo e
Milton Nascimento.
Sinopse: Realidade e ficção se misturam em 8 1/2, filme mais
metalinguístico de Federico Fellini. Marcello Mastroianni interpreta Guido
Anselmi, diretor de cinema análogo a Federico, sofrendo de um caso terrível de
bloqueio criativo. Guido tenta realizar um filme de ficção-científica em um
balneário italiano enquanto lida com dificuldades artísticas, pessoais e
amorosas, um casamento em crise e várias paixões. 8 1/2 olha
para o cinema com uma mirada surrealista e pessoal.
“8 ½” é
considerado o maior filme de Fellini, e está entre os dez melhores filmes da
história do cinema de acordo com o British Film Institute. Vencedor dos Oscars
de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino (P&B) em 1964.
Em uma mistura de sessão de terapia e talk
show, Facundo Kurtzman (Fábio Marcoff), escritor, filósofo e terapeuta
argentino formado na Universidade de Sorbonne, desvenda os mistérios de um
paciente por semana. Com o sofá cada vez mais concorrido, O Dr. Kurtzman também
tenta dar um fim nas coisas que sua mãe deixou para trás para viver uma grande
paixão.
Seu próximo paciente, em 30 de junho,
às 21h30, no Canal Brasil, é o filósofo e professorVladimir
Safatle.
A sessão se inicia com Safatle dizendo que já
fez análise duas vezes na vida: “na passagem dos 19 ou 20 e na passagem dos 40”
e que ele mesmo decidiu parar. Brinca que talvez, para ele, terapia seja algo
que deva ser feito de 20 em 20 anos.
Safatle
conta que, quando sua filha nasceu, trouxe para ele uma referência musical de
sua infância: as canções de Violeta Parra. Este momento é imediatamente
aproveitado pelo Dr. para tentar fazer um negócio, mas Safatle se mostra
bastante preparado para negociar.
A relação de Safatle com o Chile – país onde
nasceu, mas de onde saiu ainda bebê por conta do golpe de estado de Pinochet –
também entra em pauta, assim como sua visita à Disney, que ele faz questão de
dizer que “foi como pai”.
Como não poderia deixar de ser, a sessão
passeia por temas existenciais como liberdade, a possibilidade de dissociação
do pessoal e do profissional, a importância do pensamento em relação às ações e
a diferença entre violência e dominação.
Sobre Vladimir Safatle
É professor livre-docente do Departamento de
Filosofia da USP, professor-visitante dasuniversidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse e Louvain, autor de A
paixão do negativo: Lacan e a dialética; Lacan; Cinismo e falência da crítica;
Fetichismo: colonizar o Outro, dentre outras obras. É um dos coordenadores da
International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de
Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da
Comissão de Cooperação Internacional (CCint)
da
FFLCH-USP desde 2012, além de colunista da Folha de São Paulo e Carta Capital.
Novidades da temporada
No final
da segunda temporada, os estudantes de audiovisual que filmavam as sessões de
terapia deixaram o Dr. Kurtzman, dizendo que já tinham todo o material
necessário para seu trabalho de conclusão de curso. Surpreso, Kurtzman não
sabia como seu programa poderia continuar. Mas os estudantes ficaram todos de
DP.
A terceira
temporada começa com a volta dos estudantes à casa de Dr. Kurtzman, implorando
para que possam continuar seu projeto de graduação. Lá, descobrem que, após se
recuperar da fratura na bacia devido a uma queda no banheiro, Berta Kurtzman
(mãe do Dr.) viajou a Israel para receber uma grande homenagem: foi
nomeada “Embaixadora da Cultura e Tradição Judaica no Cone Sul” por uma
entidade filantrópica.
No baile
de comemoração da fundação, em um cruzeiro no mar morto, Berta conhece o Sr.
Kaminski - capitão do navio cuja catarata já avançada o impede de enxergar. É
amor à primeira vista, pelo menos por parte dela. Por isso, Berta decide ficar
em Israel.
Como
enviar os objetos de sua mãe sairia mais caro do que se ela comprasse coisas
novas, o Dr. Kurtzman terá de vender tudo a sua volta enquanto Berta desfruta
da vida. Para ajudá-lo com as negociações da casa, Naftali Kurtzman, sua
singular tia judia-chinesa, passa a residir com ele.
O Dr.
tentará convencer quem passar pela casa a comprar objetos, livros,
roupas, móveis, e o mais delicado, a casa que guarda grandes lembranças de
Kurtzman e que, além de tudo, possui grande valor histórico para a cidade de
São Paulo - e, quiçá, para o Brasil. Construída em tempos imemoráveis, a casa
já foi lugar de passagem de celebridades que vão do filósofo Jean Paul Sartre
ao cantor Roberto Carlos. O jardim da casa guarda um estranho mistério que se
revelará ao longo da temporada.
Em meio a
toda essa confusão, Kurtzman vai ter uma agenda repleta de convidados para seu
divã. Entre seus novos pacientes estão Luciana Genro, Rubens Ewald Filho, Luís
Miranda, Paulo Caruso, Mel Lisboa, Esmir Filho, Márcia Tiburi, Arthur
Veríssimo, Michel Melamed e Rita Cadillac. Todos em busca de tratamento –
inclusive o próprio médico.
As
entrevistas que se dão em sessões de psicanálise misturam ficção e realidade,
sempre com toques de humor. Os programas inéditos serão exibidos
terças-feiras, às 21h30, no Canal Brasil. Ainda é possível assistir ao programa
nas quartas-feiras, às 13h e domingos, às 16h seguintes à primeira exibição.
No Divã do
Dr. Kurtzman tem roteiro e direção de Matheus Parizi e Bruno Kott. O
psicanalista é interpretado por Fabio Marcoff e a produção executiva é de
Alberto Rangel.
Pop: No dia 25 de junho de
2009 a Pop Music e a Black Music perdia para sempre o talento do cantor Michael
Jackson, aos 50 anos. Dependente de medicamentos para dormir, ele morreu
supostamente de overdose deste tipo de remédio. Decorridos seis do seu
falecimento, aumentou o faturamento de direitos autorais de músicas e filmes,
elevando o valor do patrimônio, que deixou para sua mãe e filhos.
Brazeliza Alves de Carvalho nasceu em
Piracicaba (SP), em 17 de março de 1877. Pertenceu a diversas instituições de
caridade e religiosas.
Participou
todas as campanhas assistenciais, principalmente daquelas que se desenvolveram
no bairro dos Campos Elíseos,Centro, que
com sua família ajudou a fundar e onde residiu por muitos anos.
Faleceu
nesta Capital, em 30 de setembro de 1966. A Rua Brazelisa Alves de
Carvalho (foto) fica na Casa Verde, Zona Norte de SP.
É difícil, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos no frio
Redação
É comum que o cardápio no inverno fique mais
recheado de alimentos doces e gordurosos. Isso acontece, principalmente, por
conta da baixa temperatura que leva o organismo a exigir mais
energia para se aquecer, buscando essa compensação na comida. Porém, é
importante ter cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos
nessa época para evitar o aumento de peso e problemas com a digestão.
“O ser humano precisa de um controle interno
para que o corpo fique na temperatura ideal. Como no inverno as temperaturas
baixam bastante, existe uma pseudo necessidade de o próprio corpo precisar de
mais calorias para a manutenção desta temperatura perfeita, o que gera a
fome. Porém, cada indivíduo tem uma reserva de nutrientes e cabe a cada um
resistir às tentações”, explicou a nutricionista especialista em fitoterapia,
Vanderlí Marchiori.
Quando há o consumo excessivo, além de fazer
mal à saúde, normalmente, as pessoas acabam levando o sentimento de culpa. Em
pesquisa realizada pela marca Eparema, em parceria com a Associação Paulista
de Fitoterapia, que analisa o impacto dos problemas digestivos na vida da
população de São Paulo e do Rio de Janeiro, 60% se sentem
culpadas pelo consumo excessivo de alimentos, deste total, 70% são
mulheres.
Entre os alimentos mais ingeridos nesta
estação, estão as massas, queijos, pizzas, sanduíches, frituras e fondues.
“No inverno, as pessoas costumam comer muito carboidrato e proteína, pois
esse tipo de alimento traz a sensação de estar saciado”, afirmou Vanderlí.
Um dos itens ao qual deve-se prestar mais
atenção é o fondue, que, se ingerido em excesso, pode apresentar riscos para
o organismo. Este alimento é rico em gorduras, sendo algumas saturadas –
consideradas as mais perigosas para o coração –, devido à adição de leite e
manteiga, que podem aumentar os níveis de colesterol. Por isso, é muito
importante que o consumo de doces e guloseimas seja controlado.
Para que a alimentação aqueça e não “engula”
você neste inverno, a nutricionista Vanderlí Marchiori dá dicas preciosas:
1. Opte por sopas de legumes bem quentes,
pois dão maior sensação de calor e contêm menos calorias;
2. Beba chás mornos ao longo do dia e à
noite para afastar a sensação do frio;
3. Consuma frutas assadas ou cozidas com mel
e canela para compensar a vontade excessiva do doce;
4. Sempre que possível, acrescente aos
temperos pimentas, açafrão e gengibre, pois possuem ação altamente antioxidante
e termogênica, contribuindo para melhor digestão.
Resultados
da pesquisa
·68% dos participantes acreditam
que o estresse é o principal causador dos problemas digestivos.
·A maioria dos entrevistados declarou sofrer de azia, má digestão,
gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento pelo menos duas
vezes durante um mês.
·Oito em cada dez pessoas se preocupam com a alimentação.
·47% não deixam de comer algo
mesmo sabendo que poderá lhe fazer mal.
·60% têm o sentimento de culpa
pelo consumo excessivo, sendo que, deste total, 70% são
mulheres.
·Os sintomas da má digestão acabam impactando primeiramente na rotina
de trabalho e, na sequência, nos momentos de lazer.
·90% disseram que poderiam
ter uma alimentação mais saudável, equilibrando todos os nutrientes
necessários e respeitando as quantidades permitidas, além de trocar cardápios
calóricos por opções mais leves.
·Metade da amostra compra o
medicamento que age contra os distúrbios digestivos antecipadamente, enquanto
outros quase40% compram apenas quando estão precisando.
·Quase 90% acreditam que os medicamentos fitoterápicos
podem ajudar nos problemas digestivos.
·Apenas 7% disseram ir ao médico quando têm azia, má
digestão, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento.
O trabalhador outra vez virou palhaço nas mãos da Previdência Social
Luís
Alberto Alves
O Governo Federal propôs uma nova regra
para a concessão de aposentadorias, criando alternativa ao fator
previdenciário. Com a MP-767, a Previdência e as contas públicas serão
equilibradas sem que isso acarrete prejuízo para o trabalhador. O novo
sistema cria fórmula que calcula a aposentadoria progressivamente de acordo
com a expectativa de vida da população. A MP tem validade de 90 dias. A
medida provisória será então apreciada pelo Congresso Nacional, para, com
análise dos parlamentares, se tornar lei.
Fórmula
A medida encaminhada pelo Governo
estabelece um sistema de pontos, alternativo ao fator previdenciário, que
combina a idade da pessoa com o tempo de contribuição com a Previdência.
Para calcular o número de pontos final, cada contribuinte deve somar sua
idade ao número de anos pelos quais pagou sua contribuição ao INSS.
Até dezembro de 2016, uma mulher passa a
poder se aposentar de forma integral quando a soma de sua idade com os anos
pelos quais contribuiu for igual a 85. No caso dos homens, quando essa soma
for igual a 95. (Exemplo: uma mulher de 55 anos que tiver trabalhado por 30
anos já pode receber aposentadoria integral. O mesmo vale para um homem de
60 que tiver trabalhador por 35 anos). Esses números serão gradualmente
aumentados até 2022, quando chegarão a 90 pontos para as mulheres e 100
para os homens.
Atenção
Os trabalhadores não vão se
aposentar com 85 e 95 anos. Esse é o número de pontos que eles deverão
atingir para se aposentarem integralmente. O número de pontos é igual à
idade da pessoa mais o tempo de contribuição com o INSS.
Não houve mudança no tempo mínimo de
contribuição para recebimento da aposentadoria integral. As mulheres
precisam contribuir por pelo menos 30 anos; e os homens, por pelo menos 35.
É importante esclarecer que, apesar de o
fator previdenciário não ter sido extinto, ele não incidirá na
aposentadoria de quem completar o patamar mínimo de pontos.
Discussão
Em entrevista ao programa Bom Dia,
Ministro, nessa quarta-feira (24/06), o ministro da Previdência Social,
Carlos Eduardo Gabas, explicou a importância da aprovação da nova medida
pelo Congresso Nacional. “Nós precisamos cuidar da nossa Previdência, que é
um patrimônio do trabalhador brasileiro, para que ele continue protegendo os
trabalhadores e as suas famílias”, afirmou. “Nós estamos trabalhando para
discutir e aprovar a Medida Provisória 676 que incorpora o conceito do
85/95, mas traz uma evolução que diz respeito à sustentabilidade, a
garantia de subsistência da Previdência Social para as futuras gerações”,
finalizou.
Contas
Como os brasileiros estão vivendo mais
tempo, e recebendo aposentadoria por um período maior de tempo, os custos
da Previdência aumentam a cada ano. Ao mesmo tempo, as taxas de fecundidade
no Brasil estão caindo, o que significa que nas próximas décadas haverá
menos contribuintes para cada aposentado. Para se ter uma ideia, hoje há
mais de 9 trabalhadores contribuindo com a Previdência para cada pessoa que
recebe aposentadoria. Em 2030, serão 5 na ativa para cada aposentado; e em
2050, somente 3. Para assegurar a aposentadoria dos trabalhadores de hoje,
sem prejudicar a de seus filhos e netos, o governo propôs uma medida que
torna a Previdência e as contas públicas mais sustentáveis.