Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Variedades: Vladimir Safatle é o próximo paciente do Dr. Kurtzman




O divã do Dr. Kurtzman é bem disputado

Redação

 Em uma mistura de sessão de terapia e talk show, Facundo Kurtzman (Fábio Marcoff), escritor, filósofo e terapeuta argentino formado na Universidade de Sorbonne, desvenda os mistérios de um paciente por semana. Com o sofá cada vez mais concorrido, O Dr. Kurtzman também tenta dar um fim nas coisas que sua mãe deixou para trás para viver uma grande paixão.

 Seu próximo paciente, em 30 de junho, às 21h30, no Canal Brasil, é o filósofo e professorVladimir Safatle.

 A sessão se inicia com Safatle dizendo que já fez análise duas vezes na vida: “na passagem dos 19 ou 20 e na passagem dos 40” e que ele mesmo decidiu parar. Brinca que talvez, para ele, terapia seja algo que deva ser feito de 20 em 20 anos.

  Safatle conta que, quando sua filha nasceu, trouxe para ele uma referência musical de sua infância: as canções de Violeta Parra. Este momento é imediatamente aproveitado pelo Dr. para tentar fazer um negócio, mas Safatle se mostra bastante preparado para negociar.

 A relação de Safatle com o Chile – país onde nasceu, mas de onde saiu ainda bebê por conta do golpe de estado de Pinochet – também entra em pauta, assim como sua visita à Disney, que ele faz questão de dizer que “foi como pai”.

 Como não poderia deixar de ser, a sessão passeia por temas existenciais como liberdade, a possibilidade de dissociação do pessoal e do profissional, a importância do pensamento em relação às ações e a diferença entre violência e dominação.

                                                  Sobre Vladimir Safatle

 É professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP, professor-visitante das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse e Louvain, autor de A paixão do negativo: Lacan e a dialética; Lacan; Cinismo e falência da crítica; Fetichismo: colonizar o Outro, dentre outras obras. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint)
da FFLCH-USP desde 2012, além de colunista da Folha de São Paulo e Carta Capital.

                                                  Novidades da temporada

No final da segunda temporada, os estudantes de audiovisual que filmavam as sessões de terapia deixaram o Dr. Kurtzman, dizendo que já tinham todo o material necessário para seu trabalho de conclusão de curso. Surpreso, Kurtzman não sabia como seu programa poderia continuar. Mas os estudantes ficaram todos de DP.

A terceira temporada começa com a volta dos estudantes à casa de Dr. Kurtzman, implorando para que possam continuar seu projeto de graduação. Lá, descobrem que, após se recuperar da fratura na bacia devido a uma queda no banheiro, Berta Kurtzman (mãe do Dr.) viajou a Israel para receber uma grande homenagem: foi nomeada “Embaixadora da Cultura e Tradição Judaica no Cone Sul” por uma entidade filantrópica.

No baile de comemoração da fundação, em um cruzeiro no mar morto, Berta conhece o Sr. Kaminski - capitão do navio cuja catarata já avançada o impede de enxergar. É amor à primeira vista, pelo menos por parte dela. Por isso, Berta decide ficar em Israel.

Como enviar os objetos de sua mãe sairia mais caro do que se ela comprasse coisas novas, o Dr. Kurtzman terá de vender tudo a sua volta enquanto Berta desfruta da vida. Para ajudá-lo com as negociações da casa, Naftali Kurtzman, sua singular tia judia-chinesa, passa a residir com ele.

O Dr. tentará convencer quem passar pela casa a comprar objetos, livros, roupas, móveis, e o mais delicado, a casa que guarda grandes lembranças de Kurtzman e que, além de tudo, possui grande valor histórico para a cidade de São Paulo - e, quiçá, para o Brasil. Construída em tempos imemoráveis, a casa já foi lugar de passagem de celebridades que vão do filósofo Jean Paul Sartre ao cantor Roberto Carlos. O jardim da casa guarda um estranho mistério que se revelará ao longo da temporada.

Em meio a toda essa confusão, Kurtzman vai ter uma agenda repleta de convidados para seu divã. Entre seus novos pacientes estão Luciana Genro, Rubens Ewald Filho, Luís Miranda, Paulo Caruso, Mel Lisboa, Esmir Filho, Márcia Tiburi, Arthur Veríssimo, Michel Melamed e Rita Cadillac. Todos em busca de tratamento – inclusive o próprio médico.

As entrevistas que se dão em sessões de psicanálise misturam ficção e realidade, sempre com toques de humor. Os programas inéditos serão exibidos terças-feiras, às 21h30, no Canal Brasil. Ainda é possível assistir ao programa nas quartas-feiras, às 13h e domingos, às 16h seguintes à primeira exibição.

No Divã do Dr. Kurtzman tem roteiro e direção de Matheus Parizi e Bruno Kott. O psicanalista é interpretado por Fabio Marcoff e a produção executiva é de Alberto Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário