Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Economia: Fique atento contra fraudes em CPFs e CNPJs



Luís Alberto Alves

A Check Check, que faz parte do Grupo Connect – o mesmo que detém a marca Carto – oferece um produto inovador, que promete diminuir o risco de fraudes com CPFs e CNPJs usados indevidamente. Trata-se do Fique Atento, um sistema que monitora as consultas realizadas a CPFs e CNPJs e avisa a quem contratou o serviço sempre que uma instituição realizar essa operação. “Isso é possível porque a Check Check tem um dos principais bancos de dados do País, além de uma sólida parceria de distribuição de informações com a Serasa, sendo seu principal distribuidor no Brasil”, informa o diretor do Grupo Connect, Enio Cursino.

 O serviço Fique Atento dispara um alerta ao seu cliente sempre que uma consulta ao CPF ou CNPJ cadastrado do usuário é realizada em um dos bancos de dados que compõem a base de pesquisa da Check Check. Assim, caso o titular daquele CPF ou CNPJ não estiver realizando nenhuma operação financeira ou comercial, este saberá que pode estar sendo vítima de uma tentativa de fraude. Neste caso, basta entrar em contato com a instituição que realizou a consulta, solicitar informações sobre o motivo da consulta realizada e adotar as medidas que julgar adequadas. Desta forma, a tentativa de fraude poderá ser coibida. “O sistema do Fique Atento informa a data, o local e quem realizou a consulta ao CPF ou CNPJ. O aviso é feito por SMS – para que o cliente saiba em tempo real do acontecimento – e por email, onde tem acesso a um detalhamento da consulta”, explica Cursino.

 A Check Check lançou o sistema porque é cada vez mais comum a fraude em CPFs e CNPJs. Segundo dados recentes, a cada 12 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Em 2013, o número de fraudes a documentos bateu recordes no país, quando cerca de 54% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude.  

 E ninguém está a salvo. No passado, apenas quem tinha seus documentos roubados, furtados ou perdidos corria o risco de ser vítima. Atualmente, é fácil gerar um número válido de CPF ou CNPJ pela internet e alterar dados em comprovantes de residência – já que a maioria deles pode ter sua segunda via solicitada pela internet. “Os golpes são muito comuns e muitas vezes a pessoa só descobre no momento em que vai fazer uma compra e vê que está negativada. O sistema ajuda a evitar fraudes, prejuízos e o constrangimento moral de quem fica marcado sem ter feito nada errado. Nós oferecemos a possibilidade de a pessoa se resguardar de fraudes”, diz o diretor.

 Por isso, qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode contratar o Fique Atento. O custo é baixo – a partir de cerca de R$ 30,00 mensais – e o sistema previne grande parte das chamadas “fraudes offline”, que representaram um prejuízo de R$ 1,2 bilhões  só em 2013.

 CNPJ – o Fique Atento também atende a empresas que queiram se proteger. E não apenas contra fraudes de desconhecidos. “Existem casos em que um sócio contrai empréstimos para fins pessoais em nome da empresa ou oferece a empresa como garantia de uma compra, sem que outros sócios saibam. Com esse sistema, todos ficam sabendo sobre a utilização do CNPJ”, diz Cursino.

 Segundo ele, o sistema também tem sido muito procurado por empresas que participam de licitações públicas, que não podem ser surpreendidas por uma situação irregular causada por uma fraude, evitando que sejam eliminadas das concorrências. Para elas, o monitoramento permanente é essencial.

 Monitoramento jurídico – A burocracia e a demora por informações provenientes do sistema judiciário podem ser abrandadas também com o Fique Atento. Por meio de um outro serviço da empresa, o Check Juris, que pode estar parcialmente integrado ao Fique Atento, o sistema informa sobre andamentos de processos e o ingresso de ações em juízo antes mesmo do cliente ter sido citado ou, por vezes até mesmo antes que o andamento seja publicado no Diário da Justiça.

 Outro caso em que pode ser útil é para pessoas físicas: se um trabalhador doméstico, por exemplo, acionar judicialmente seu antigo empregador, ele também saberá com antecedência, o que pode ajudá-lo no processo, no sentido de tentar um acordo prévio, se necessário e se assim o desejar, evitando a demanda.

 Por enquanto, o Monitoramento Jurídico do Fique Atento funciona para ações em todos os tribunais superiores e no tribunal de justiça do Distrito Federal e Territórios, mas dentro em pouco estará disponível nas demais capitais. Para contratar o Fique Atento, basta acessar o site www.checkcheck.com.br ou ligar para 0800-7012211 ou 4004-7001.


Variedades: Ford conta histórias reais em campanha do novo KA com Lázaro Ramos


Lázaro Ramos vai dirigir a série contando a história do novo Ford KA

Redação

  Desde ontem (16), a Ford lançou na internet a série “Dirija Minha História”, como parte das ações do pré-lançamento do Novo Ka – o novo modelo global da montadora. Serão cinco episódios com histórias da vida real, três delas enviadas pelo público por meio do hotsitewww.ford.com.br/novoka. A elaboração dos roteiros e interpretação dos papeis principais fica sob a responsabilidade do ator Lázaro Ramos e a estreia conta um importante momento na vida da atriz Fernanda Paes Leme. O filme pode ser assistido nas mídias digitais: http://www.youtube.com/watch?v=I3iphB1qmGM.

 “Para as campanhas do Novo Ka privilegiamos, sempre que possível, as plataformas digitais, pois trata-se de um produto com foco em tecnologia, inovação e conectividade”, conta Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford. “Para esta campanha, vamos unir este conceito a histórias de grandes conquistas e momentos importantes na vida das pessoas. Os vídeos serão gravados em um formato totalmente tecnológico e inovador, a projeção mapeada”.

 Enquanto os consumidores enviam suas histórias, a partir do dia 15, os dois primeiros episódios contam com participações especiais. O primeiro momento importante faz parte da vida real da atriz Fernanda Paes Leme, que interpreta ela mesma na estreia. Na semana seguinte, Lázaro Ramos conta a vida de um engenheiro da Ford.

A partir da terceira semana, é a vez das histórias do público em geral, que podecontar para a Ford sobre suas conquistas até o dia 3 de agosto por meio do hotsite do Novo Ka (www.ford.com.br/novoka)

                                                                  Sobre o Novo Ka

 O Novo Ka é um projeto brasileiro inovador, que traz um novo patamar de tecnologias para o segmento de carros compactos e promete ganhar o mundo. Segundo veículo global criado no Centro de Desenvolvimento Ford, na Bahia, o modelo será o primeiro carro no País a contar com o sistema de conectividade SYNC com AppLink, um sistema exclusivo da Ford.
 Essa avançada tecnologia agrega várias funcionalidades de conexão a bordo do veículo e acesso a aplicativos do smartphone por meio de comandos de voz. 

O carro vai oferecer também outros equipamentos inéditos entre os veículos compactos, como o AdvanceTrac (controle eletrônico de estabilidade e tração) e o HLA (assistente de partida em rampa).
 A novidade também já chega ao mercado como líder em economia de combustível, segundo o ranking do Inmetro/CONPET. Equipado com o motor 1.0 3C Duplo Comando, de três cilindros, ele é o carro dessa cilindrada produzido no Brasil com o menor consumo de combustível e a maior potência do mercado.


Variedades: “Histórias Extraordinárias Brasil” é a nova série da Nat Geo




Problemas com a saúde é o foco da nova série da Nat Geo
Redação


 Histórias de vida que possuem um ponto em comum: a esperança. O Nat Geo mostra a luta diária de pessoas contra os limites do corpo e da mente na produção original "Histórias Extraordinárias Brasil" que estreia na terça-feira ( 22) às 22h30.

 Na série documental de oito episódios de uma hora é mostrada a trajetória de brasileiros com problemas físicos graves, raros e com o constante risco de morte. A cada episódio, "Histórias Extraordinárias Brasil" se aprofunda em um tema - sob o ponto de vista de três diferentes personagens da vida real - entre eles: ossos de vidro, filhos da lua, anomalia facial, malformação congênita, distrofia muscular, hemangiomas, nanismo e doença de Stargardt.

 Paulo Franco, vice-presidente sênior de Programação e Conteúdo da FOX International Channels conta que a finalidade do projeto é dar voz a essas pessoas. "Nossa intenção é mostrar histórias de superação e de como acontece a integração na sociedade", contou.

 Além de contar sobre cada problema com a ajuda de especialistas e com o objetivo de trazer conhecimento aos telespectadores, a série busca sempre realizar um sonho de cada uma das pessoas portadoras de doenças raras que resolveram contar sua história. O programa traz ainda relatos da experiência contínua de aprendizagem dos familiares.

 O diretor Luiz Ferraz conta suas impressões sobre o trabalho de construção da série: "O apoio de profissionais da área de saúde foi essencial para nos aprofundarmos nessas histórias. As equipes de direção e de produção mergulharam no trabalho com tanta intensidade que o resultado final é uma série sensível e emotiva, mas que irá compartilhar com os telespectadores histórias de coragem e força".

 Na série, o corpo humano e seus órgãos, além dos efeitos das doenças tratadas, tomaram forma mais didática e uma apresentação hiper-realista quando necessário. Isso, por conta das técnicas de computação gráfica e efeitos visuais. Através do uso de softwares de modelagem e animação 3D foi possível traduzir os termos médicos e aproximar o espectador sobre determinado assunto. 

                                                                  Primeiro episódio

 O episódio de estreia, 'ossos de vidro' mostra que o corpo humano, na fase adulta, possui 206 ossos.  Histórias Extraordinárias documenta a vida dos portadores da chamada Síndrome dos Ossos de Vidro - pessoas que têm ossos muito frágeis, que se quebram com extrema facilidade.

Variedades: “Toda nudez será castigada” é atração neste sábado (19) em Guarulhos




A peça narra a estória de um viúvo que prometeu nunca mais se casar
Redação

 A parceria entre a Secretaria de Cultura e o Sesc traz para a cidade mais um espetáculo do célebre encenador Antunes Filho. "Toda nudez será castigada" será apresentado neste sábado (19), às 20 horas, e domingo (20), às 18 horas, no Teatro Adamastor Centro. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local uma hora antes do início de cada sessão.

 A peça conta a história de Herculano, homem pertencente a uma família conservadora, que fica viúvo e jura para o filho que nunca mais se casa
rá. Mas, ao conhecer uma mulher por quem fica perdidamente apaixonado, ele resolve, contra tudo e contra todos, casar-se com ela e levá-la para viver consigo no casarão da família.
A montagem foi realizada em 2012 para celebrar o centenário do dramaturgo Nelson Rodrigues e em comemoração dos 30 ano
 s do Centro de Pesquisa Teatral - CPT/Sesc . O mesmo espetáculo foi montado na década de 1980 pelo CPT, com a direção de Antunes Filho. A peça é indicada para maiores de 16 anos.

Sobre o CPT

​ Criado pelo Sesc Consolação, em São Paulo, desde o início com direção artística de Antunes Filho, o CPT promove a continuidade das pesquisas do Grupo Macunaíma e de atividades voltadas para a formação de atores, técnicos e outros criadores cênicos. 
 Anualmente, o centro realiza um curso de cerca de quatro meses para formar novos atores, alguns são convidados a compor o elenco fixo do grupo. As técnicas descobertas e aprimoradas tornam o CPT o principal núcleo de investigação teatral latino-americano na atualidade.
 Em 2005, a Casa das Américas, de Cuba, premiou Antunes Filho, reconhecendo o CPT e o Grupo Macunaíma com o “Gallo de Habana”, honraria concedida apenas a personalidades, instituições ou grupos artísticos que tenham contribuído com a evolução estética do teatro na América Latina.

                                                                   Sobre Antunes Filho

 Mito do teatro brasileiro, o diretor paulistano Antunes Filho destacou-se em meio à primeira geração dos encenadores modernos do País. Alcançou prestígio dirigindo grandes nomes do cenário teatral brasileiro e montando espetáculos marcantes. Conquistou projeção internacional em 1978, com a adaptação teatral de Macunaíma, de Mário de Andrade, espetáculo que foi apresentado em cerca de 20 países, sendo sucesso de crítica e de público.
 O diretor sempre buscou recursos em todas as áreas de conhecimento para fundamentar e consolidar seu processo criativo e seus recursos técnicos de atuação. Com o apoio do Sesc, Antunes conseguiu a sistematização definitiva de um método para o ator.










segunda-feira, 14 de julho de 2014

Túnel do Tempo: Presidente da França sofre atentado


Luís Alberto Alves


 Alvo: No dia 14 de julho de 2002 o  presidente da França Jacques Chirac (foto) alvo
de atentado, enquanto participava de um desfile militar. Um estudante de estrema-direita, vítima de distúrbios mentais alvejou o presidente, mas nenhum tiro o atingiu.

Radiografia de Sampa: Avenida Santo Amaro



A Avenida Santo Amaro fica na Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 Até 1954, esta avenida era conhecida como "Estrada de Santo Amaro". Naquele mesmo ano passou oficialmente para a condição de Avenida e manteve a denominação de "Santo Amaro",  referência ao bairro de mesmo nome que deve sua origem a um aldeamento indígena chamado "Ibirapuera". Esta aldeia foi fundada pelo Padre José de Anchieta em 1560.

 Ao lado da antiga aldeia, estabeleceram-se João Paes e sua esposa Suzana Rodrigues que eram devotos de Santo Amaro e, em seu louvor, erigiram uma capela. Criada a paróquia em 1686, a povoação de Santo Amaro foi elevada para a condição de Vila (município) em 1832. Através do Decreto Estadual nº 6.983 de 22/02/1935, Santo Amaro foi anexado à Capital. Ainda no ano de 1954, o traçado da Avenida Santo Amaro era o seguinte: começava na Praça D. Gastão Liberal Pinto e terminava no "Córrego da Traição" (este córrego foi canalizado e deu origem à Avenida dos Bandeirantes).

  Em 1962, a Avenida Santo Amaro incorporou uma parte da Avenida Adolfo Pinheiro, trecho este desde a Rua Texas até a Rua São Sebastião. Por de Lei, a mesma Avenida Santo Amaro incorporou uma parte da Avenida João Dias, desde a Rua São Sebastião e até a antiga "Rua da Fonte", atual Rua Alves Pontual. A Avenida Santo Amaro fica no bairro de mesmo nome na Zona Sul de SP.


Geral: Marcas que se tornaram sinônimo de produto ensinam que o segredo é entregar ao cliente mais do que ele espera




Gillete virou sinônimo de lâmina de barbear


Redação

A maior parte dos brasileiros não diz que vai ao supermercado para comprar palha de aço. O que se diz é que se compra Bombril. O mesmo acontece com as lâminas de barbear – que chamamos de Gillette – e com iogurte, que chamamos de Danone. O sabão em pó também é, para muitos, apenas Omo.

 Estes são exemplos de marcas que se tornaram sinônimo de produto na cultura brasileira. São nomes que já usamos como substantivo comum, não mais como substantivo próprio, e que estão no nosso dia-a-dia – um sinal claro do sucesso absoluto que alcançaram no mercado. Mas qual é o segredo para que uma marca se torne sinônimo de produto?

 Segundo Marcelo Cristiano Gonçalves, sócio-diretor da Marka – A Venda Inteligente, especializada em fidelização e relacionamento, a resposta é simples: essas marcas conquistam os corações dos consumidores, entendendo antes deles próprios o que desejam e entregando produtos de excelência, que superam as expectativas. Mas, se a resposta é simples, conseguir cumpri-la é uma tarefa árdua e complexa, que exige esforço contínuo e diário, além de muita persistência.

Omo é uma marca criada na década de 1940, que chegou ao Brasil em 1957. Em 1991, foi eleita a mais lembrada pelo ranking Top of Mind, do jornal Folha de São Paulo. No final dos anos 2000, vendia mais de um milhão de embalagens por dia em 28 países diferentes.

 Bombril surgiu como uma empresa inteiramente nacional, no início de 1948, e, desde então, já carregava o slogan “Mil e uma utilidades”. Os negócios cresceram, se expandiram – hoje são mais de 20 produtos e a marca faz parte de um conglomerado internacional – mas Bombril continua sendo a marca predileta e mais lembrada, mesmo que as panelas de alumínio já não sejam as mais usadas na cozinhas.

 Gillette foi fundada em 1901 por King Camp Gillette e é, há mais de 100 anos, referência em lâmina de barbear.

 Havaianas é uma sandália inspirada nas sandálias japonesas de palha de arroz, criada em 1962 como uma alternativa barata de calçado. Na década de 1990, reinventou-se, ganhou versões coloridas, calçou os pés de celebridades, ganhou a mídia de massa e se reposicionou no mercado, como sinônimo de conforto e status.

 Já a Danone é um iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que rapidamente se revelou um sucesso de vendas no País. Esse lançamento revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos quanto pela inovação das embalagens, que tinham nos potinhos plásticos estriados sua marca registrada. Segundo dados da empresa, em apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

  “O caminho para alcançar o sucesso foi o mesmo para cada uma dessas marcas. Elas persistiram na comunicação, ganharam intimidade com o cliente, perceberam o que ele queria para além do produto antes que o próprio cliente se desse conta disso”, afirmou Gonçalves.

 Assim, defende o especialista, o consumidor de Omo não compra sabão em pó, mas sim roupa branca. O de Havaianas consome conforto. O de Gillette, praticidade no barbear e o de Bombril, panelas brilhantes e o de Danone, saúde. “A questão é o conceito”, defende Gonçalves.

 E a boa notícia, segundo ele, é que qualquer marca de produto ou serviço pode alcançar esse patamar de excelência. Basta ter persistência e dar ao cliente algo melhor do que ele espera, diariamente. “Um programa de fidelização não é apenas aquele que dão pontos aos clientes, mas também aqueles que tornam seus clientes fãs, porque os surpreendem”, explicou.

 O especialista frisa, entretanto, que além de criar intimidade com o cliente para descobrir o anseio de cada um e persistir nesse objetivo, é preciso nunca se acomodar e buscar sempre novidades: novos aromas para o sabão em pó, mais lâminas para o aparelho de barbear, cores diferentes para a sandália, a preocupação ecológica da palha de aço e sabores para o iogurte.

 “O segredo é entregar sempre algo melhor que seu concorrente. A ideia é pregar o valor fundamental da marca ao mesmo tempo em que se surpreende o cliente”, acredita.  Assim, por exemplo, em vez de uma drogaria vender remédios, ela deve promover saúde – com palestras, eventos e outros.

 E ensina uma lição importante: “As marcas mais bem-sucedidas não estão preocupadas em vender. Elas querem, na verdade, ocupar um lugar no coração e na lembrança de seus clientes, atendendo seus anseios. Parece simples, mas é algo que exige muito esforço”, concluiu.