Postagem em destaque

Crônica: Pacto de amor rompido pelo sono eterno

  Pixabay Quando fazia amor com Altamir, o levava às nuvens Astrogildo Magno Altamir era bem casado. Executivo bem-sucedido numa multi...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Economia: Frio vai fazer brasileiro gastar mais de R$ 800 com roupas





O valor do consumo é 3% superior ao projetado em 2013

Luís Alberto Alves

 Cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 810,84 com vestuário. Segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, esse valor é 3% superior ao projetado em 2013, quando a média nacional foi de R$ 786. O consumo total de vestuário no país deve encerrar o ano com um volume de R$ 138 bilhões.

 De acordo com o estudo, as classes C e B serão as maiores consumidoras, com 41% e 40% do potencial de consumo, respectivamente. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 56,2 bilhões e o da classe B, R$ 54,9 bilhões, A classe A deve representar 11% do consumo total do País, com gastos de R$ 15,1 bilhões. As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2014 de 8%, atingindo R$ 11,6 bilhões.
                                                                            Potencial de consumo
 A região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 941,67, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 917,49, e da região Sudeste, com R$ 863,49. Os moradores da região Norte devem gastar R$ 695,98 e os do Nordeste, R$ 632,11.

 Considerando as classes socioeconômicas na análise por região, o Sudeste concentra o maior potencial em todas as classes. O destaque fica para a classe B, com R$ 29,1 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 26,9 bilhões. Os índices mais baixos estão quase todos concentrados na região Norte, onde a soma de todas as classes deve atingir R$ 8,7 bilhões. A exceção são as classes D e E do Centro-Oeste, grupo que apresenta o menor potencial de consumo dentro todos, de R$ 849,1 milhões. 

 O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de vestuário masculino (bermuda, calça social, calça jeans, camiseta, casaco, roupa íntima, terno, meia, camisa e gravata), feminino (vestido, saia, blusa, terno feminino, roupa íntima, roupa esportiva e moda praia) e infantil (blusa, camiseta, roupa para bebê, vestido, calça, meia, roupa íntima e roupas de praia).


Economia:Nesta quarta-feira (26) vence última parcela do IPVA para veículos placas final 0





Pagamento também para caminhões com placas final 0 é nesta quarta

Luís Alberto Alves

Na próxima quarta-feira (26) vence o prazo para o pagamento da última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2014 para os veículos com placa final 0.

 O pagamento da primeira parcela do IPVA 2014 para caminhões com placa final 0 também vence em 26/3. Os proprietários ainda podem também quitar integralmente do imposto, em cota única, até 17/4 (confira a tabela abaixo). As 2ª e 3ª parcelas vencem respectivamente em 17/6 e 17/9, independentemente do final da placa do caminhão.

 Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

 O IPVA pode ser pago nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou demais canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.
Calendário de vencimento do IPVA 2014:
Automóveis, Caminhonetes, Camionetas, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês
Março
Parcela
3ª Parcela
Placa
Dia do Vencimento
Final 1
13/03/2014
Final 2
14/03/2014
Final 3
17/03/2014
Final 4
18/03/2014
Final 5
19/03/2014
Final 6
20/03/2014
Final 7
21/03/2014
Final 8
24/03/2014
Final 9
25/03/2014
Final 0
26/03/2014

Caminhões e Caminhões-Trator 
Mês
Março
Abril
Junho
Setembro
Parcela
1ª Parcela
Cota Única Sem Desconto
2ª Parcela
3ª Parcela
Placa
Dia do Vencimento
Abril
Junho
Setembro
Final 1
13/03/2014
até 17/04/2014
até 17/06/2014
até 17/09/2014
Final 2
14/03/2014
Final 3
17/03/2014
Final 4
18/03/2014
Final 5
19/03/2014
Final 6
20/03/2014
Final 7
21/03/2014
Final 8
24/03/2014
Final 9
25/03/2014
Final 0
26/03/2014




Geral: Seguro de restaurantes cobre arrastões



Seguro cobre prejuízo causado por bandidos durante arrastões em restaurantes

Luís Alberto Alves

Para evitar que os proprietários de e restaurantes tenham prejuízos com a “onda” de arrastões, a Porto Seguro oferece no “Porto Seguro Bares e Restaurantes” coberturas próprias para esse tipo de situação. O seguro, desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades desses estabelecimentos, conta com garantias para roubo de Bens e quantias em dinheiro (Subtração de Bens e Valores), além de oferecer indenização para os danos sofridos pelos funcionários e clientes (Responsabilidade Civil).

“É importante considerar a necessidade de investir em garantias que evitem prejuízos ao patrimônio e às pessoas nessas ocorrências”, comentou o diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, Edson Frizzarim.

 Em caso de arrastões, as coberturas de Subtração de Bens e Valores repõem ao segurado os valores referentes a mercadorias, equipamentos e quantias em dinheiro roubadas. Bens que pertencem aos clientes agora também são cobertos, com indenização variável, conforme o sistema de proteção do estabelecimento.

 Já a cobertura de Responsabilidade Civil garante indenização aos funcionários do estabelecimento segurado em casos de morte, invalidez permanente ou danos corporais ocorridos durante o exercício do trabalho. Cobre ainda, prejuízos em decorrência de danos causados aos clientes pelo fornecimento de comestíveis e bebidas para consumo.

 A contratação dessas três coberturas está condicionada à cobertura básica de Incêndio, Explosão e Fumaça. O Porto Seguro Bares e Restaurantes também possui outras garantias, que podem ser adicionadas conforme a necessidade do segurado:

- Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: garante perdas causadas às mercadorias, em decorrência de danos no sistema de refrigeração ou da falta de energia, desde que o evento perdure por um período superior a 24 horas;

- Perda de Ponto Comercial: cobre despesas para a aquisição de um novo ponto comercial, em decorrência de incêndio, explosão ou fumaça, limitadas a 10% do limite máximo de indenização da garantia Despesas Fixas;

- Impacto de veículos para áreas externas: cobertura para ocorrências, abrangendo inclusive mesas, cadeiras e demais utensílios localizados em áreas abertas ou semiabertas;

- Quebra de louças: cobertura especial para problemas cotidianos, como quebra de louças, porcelanas e cristais (pratos, copos, xícaras, taças, travessas e jarros), de uso exclusivo e regular do estabelecimento segurado.


Geral: Empresas brasileiras deixam sustentabilidade em segundo plano




A questão ambiental ainda é ignorada pela maioria das empresas brasileiras

Luís Alberto Alves
 Em que patamar se situa, hoje, a gestão ambiental das empresas atuantes no Brasil? Em busca desta resposta, a Fundação Dom Cabral desenvolve, desde 2012, a pesquisa intitulada Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil. A iniciativa, que tem o apoio institucional do Secovi-SP, aponta, na edição de 2014, alguns desafios já observados na sua primeira realização.

 Um desses problemas é o distanciamento entre discurso e prática. Embora as organizações adotem o discurso pró-sustentabilidade e reconheçam sua importância (92%), ainda lhes faltam atitudes mais efetivas, tais como o estabelecimento de metas e políticas substancialmente alinhadas com esse princípio. Apenas 66% das entrevistadas têm um responsável para tratar do assunto internamente, por exemplo. E, observe-se, a Fundação estudou prioritariamente empresas de grande porte, sendo que 49% delas têm mais de 1 mil colaboradores diretos.

 Também ficou claro que, embora haja uma consciência maior em relação ao valor da sustentabilidade – inclusive como elemento impulsionador da reputação e imagem das organizações –, a falta de engajamento dos principais executivos (presidentes e CEOs, por exemplo) faz com que o tema não seja priorizado.

 A pesquisa busca, principalmente, identificar os hiatos que persistem no tocante a essa questão. Por isso, suas conclusões são valiosas para subsidiar as empresas, ajudando-as a melhor direcionar seus esforços ou mesmo a repensarem suas formas de lidar com a sustentabilidade.

 Ao todo, foram ouvidas 400 organizações de diversos ramos de atuação, sendo 45 delas da área de construção. Mas, destas, apenas uma parte está ligada ao setor de habitação. A maioria é de empreiteiras que atuam com grandes obras de infraestrutura.


Radiografia de Sampa: Rua Domingos de Morais



A Rua Domingos de Morais é outra importante via pública na capital paulista

Luís Alberto Alves

  Domingos Corrêa de Morais nasceu na cidade de Tietê, em 12 de maio de 1851. Formou-se em 1877, em engenharia civil pela Universidade de Cornell, da cidade de Ithaca, Estados Unidos. Regressando a São Paulo iniciou suas atividades na Companhia Cantareira e Esgotos.

 Como engenheiro nessa empresa trabalhou até 1883. Após longa viagem pela Europa e Estados Unidos, foi presidente da Companhia de Bondes de São Paulo. Com a proclamação da República, começa sua carreira política, exercendo os cargos de vereador da Capital, membro do Partido Republicano, deputado em duas legislaturas, senador estadual e vice-presidente do Estado.

 Pela Revolta da Armada, em 1892, prestou relevantes serviços a São Paulo. Foi um dos promotores do célebre Manifesto contrário ao Marechal Deodoro da Fonseca, o qual se atribui a deposição do presidente em 23 de novembro de 1891. Retirando-se da política, dedicou-se a agricultura em Batatais. Faleceu em São Paulo no final 1917. A Rua Domingos de Morais fica no bairro da Saúde, Zona Sul de SP.


Túnel do Tempo: Condenação de pediatra pedófilo



Pediatra pedófilo condenado a 124 anos de prisão

Luís Alberto Alves


Justiça feita:  No dia 24 de março de 2003 o pediatra Eugênio Chipkevitch é condenado por pedofilia por abusar sexualmente de crianças e adolescentes durante consultas clínicas. Pegou  124 anos de prisão em regime fechado sem direito de recorrer em liberdade.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Variedades: Projeto Nivea Viva transmite show de samba na internet



Sambistas que participarão do projeto Nivea Viva

Redação
 Em sua terceira edição, NIVEA VIVA homenageia o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo, o samba. O projeto percorrerá seis capitais brasileiras, mas também levará muita alegria a milhares de fãs nas redes sociais. O segundo show do NIVEA VIVA o Samba com Roberta Sá, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Alcione, no dia 23 de março, Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo pelo canal da marca no Youtube (www.youtube.com/NIVEAbrasil).
 Na mesma página, outros dois filmes completam a ação assinada pela AgênciaClick Isobar. Eles trazem os quatro artistas cantando o samba tema da campanha e fazendo um convite para os usuários participarem dos shows e sentirem na pele a emoção.

 A Click Isobar criou ainda posts e eventos para cada show na fanpage da NIVEA no Facebook, no Twitter (@niveaviva) e também no aplicativo Waze, com indicações de como chegar até o local das apresentações, além de anúncios que serão disponibilizados no site da marca. O objetivo é compartilhar o projeto com o público de todo o Brasil.

 “Com essa festa musical, a NIVEA renova seu compromisso de celebrar a cultura brasileira, além de trazer a alegria contagiante do samba para o povo. A música é uma expressão cultural que está presente na vida das pessoas, então levaremos o que há de melhor nela para todos sentirem na pele esta emoção”, explicou a diretora de Marketing da NIVEA Brasil, Tatiana Ponce.

 No site desenvolvido pela agência (www.niveavivaosamba.com.br), é possível consultar as principais informações dos shows, conferir o mapa de localização das apresentações e acompanhar as novidades do projeto, além de informações sobre a marca NIVEA.

 “O encontro de intérpretes do samba de diferentes gerações marcará também a aproximação com fãs de diversas faixas etárias, tanto pelas redes sociais como pessoalmente. Essa iniciativa da NIVEA proporciona uma experiência única e interativa, estreitando ainda mais o relacionamento da marca com seu público”, disse a diretora executiva de Criação da AgênciaClick Isobar, Juliana Constantino.

 NIVEA VIVA o Samba é um verdadeiro encontro de gerações entre os principais ícones do gênero do Brasil. Ao todo, serão seis espetáculos, percorrendo as cidades de Porto Alegre (realizado no último domingo, 16/03), Rio de Janeiro (23/03), Brasília (06/04), Recife (13/04), Salvador (27/04) e São Paulo (25/05), com a última tendo transmissão ao vivo pela TV.