Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Domingos de Morais



A Rua Domingos de Morais é outra importante via pública na capital paulista

Luís Alberto Alves

  Domingos Corrêa de Morais nasceu na cidade de Tietê, em 12 de maio de 1851. Formou-se em 1877, em engenharia civil pela Universidade de Cornell, da cidade de Ithaca, Estados Unidos. Regressando a São Paulo iniciou suas atividades na Companhia Cantareira e Esgotos.

 Como engenheiro nessa empresa trabalhou até 1883. Após longa viagem pela Europa e Estados Unidos, foi presidente da Companhia de Bondes de São Paulo. Com a proclamação da República, começa sua carreira política, exercendo os cargos de vereador da Capital, membro do Partido Republicano, deputado em duas legislaturas, senador estadual e vice-presidente do Estado.

 Pela Revolta da Armada, em 1892, prestou relevantes serviços a São Paulo. Foi um dos promotores do célebre Manifesto contrário ao Marechal Deodoro da Fonseca, o qual se atribui a deposição do presidente em 23 de novembro de 1891. Retirando-se da política, dedicou-se a agricultura em Batatais. Faleceu em São Paulo no final 1917. A Rua Domingos de Morais fica no bairro da Saúde, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário