Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Saúde: Você se protege da luz do computador?

 A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes

Redação/Hourpress

Você se protege da luz do computador?

Hoje em dia, ficar horas na frente do computador é rotina para muita gente. Mas será que essa luz do computador pode causar algum dano para pele? Já pensou nisso? As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível.

A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, iluminaçãos artificiais, a luz do computador e da claridade que entra através da janela.

A luz do computador e de lâmpadas fluorescentes podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras) e também acelerar o envelhecimento da pele. A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas afirmam que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus).

É claro que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário