Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Geral: Senac São Paulo anuncia expansão do Ensino Médio Técnico

 

 Inscrições para novas turmas começam em 19 de agosto

Redação/Hourpress

O Senac São Paulo expandirá a área de atuação do Ensino Médio Técnico de 11 para 20 unidades em 2021. A instituição também anuncia o lançamento de dois novos cursos para a formação dos jovens: administração e multimídia, além do curso de informática. A expectativa é que 95 novas turmas sejam formadas e 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada, ao estilo do Jeito Senac de Educar. As inscrições estarão abertas a partir de 19 de agosto, às 12 horas, no site http://www.sp.senac.br/ensinomedio, onde já é possível realizar o registro de interesse pelos cursos para que as equipes do Senac entrem em contato. As aulas começam em 28 de janeiro.

No Senac São Paulo, a integração entre a educação profissional e a educação básica busca proporcionar o fortalecimento de pessoas, organizações e da comunidade. "A instituição é amplamente reconhecida pela qualidade de atuação na área. A expansão do Ensino Médio Técnico demonstra essa expertise e o propósito de uma formação profissional técnica e cidadã de qualidade, preparando os jovens para os desafios contemporâneos", afirma Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.

O curso é voltado para quem já completou o ensino fundamental e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e com um projeto de vida. Além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

Capilaridade no Estado e novas opções de ensino

Desde 2019, em sintonia com as novas tendências do mercado educacional, a instituição oferta o Ensino Médio Técnico em Informática, que foi implementado com duas turmas no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Em 2020, o ensino foi expandido para mais 10 unidades, em todo o Estado de São Paulo, com 35 novas turmas. Já para o próximo ano, o plano de expansão continua com o total de 95 turmas e para atender 3.900 alunos. Ao todo, serão 20 unidades que oferecerão aos jovens a oportunidade de formação profissional técnica e cidadã de qualidade.

Além do Ensino Médio Técnico em Informática, agora, os jovens poderão escolher outras duas opções: Ensino Médio Técnico em Administração ou Ensino Médio Técnico em Multimídia e, ao final de cada ano letivo, o estudante receberá um certificado de qualificação profissional com o qual terá a possibilidade de atuar no mundo do trabalho.

Sobre os cursos

No Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno aprende como realizar o planejamento e a execução de manutenção de computadores, a operação em redes locais e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Quem faz o curso recebe no primeiro ano a certificação de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores; no segundo ano, o de Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Em 2021, a oferta do curso de informática será ampliada. As novas turmas dessa área serão formadas nas unidades Aclimação, Lapa Tito, Nações Unidas e São Miguel Paulista, na capital. Já no interior, serão nas unidades Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Algumas unidades terão a oferta do curso pela primeira vez. São elas: São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo; e São José dos Campos e Bauru, no interior.

Ensino Médio Técnico em Administração irá preparar o aluno para atuar na área administrativa com visão prática, dinâmica e ampla de processos que ocorrem em diversas organizações. O aprendizado de gestão de pessoas, logística, vendas, finanças e marketing está previsto para acontecer durante os três anos. Após o primeiro ano, o jovem ganhará certificação de Assistente de Recursos Humanos; no segundo, serão os certificados de Assistente de Logística e Assistente Financeiro; e, no terceiro, receberá de Assistente de Marketing e Vendas.

As novas unidades ofertantes do curso voltado para administração serão formadas nas unidades Francisco Matarazzo, Tiradentes e Jabaquara, na capital; e no Senac Santos, no litoral. As unidades que já ofereciam o nível de ensino, mas com foco em informática, também terão o Ensino Médio Técnico em Administração. São elas: Aclimação, Nações Unidas e São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo; e Campinas e Ribeirão Preto, no interior.

Outra opção de formação é o Ensino Médio Técnico em Multimídia, curso que envolverá os alunos em projetos das áreas de comunicação, design, tecnologia e artes. A proposta é abordar o desenvolvimento de sites, aplicativos, webgames, além da criação de textos, vídeos e recursos de animação digital. Nessa opção, as certificações intermediárias são: Desenvolvedor de Produtos para Web (1º ano), Desenvolvedor de Animações (2º ano) e Desenvolvedor de Webgames (3º ano). As unidades que ofertarão esse curso serão: Lapa Scipião e Nações Unidas, na capital; e Jundiaí, no interior.

Protagonismo do aluno

Esse nível de ensino compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia); e Matemática e suas Tecnologias (matemática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário