Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Veículos: Você já fez manutenção adequada do seu carro para viajar neste final de ano?



Não podem ficar de fora da verificação do mecânico são as lâminas e as borrachas do para brisas


Luís Alberto Alves/Hourpress
Há poucos dias para 2019 chegar, muita gente já se programou para pegar a estrada e viajar no fim de ano. No entanto, para evitar inconvenientes a caminho da praia, do campo ou do interior, é preciso verificar as condições do automóvel.

Segundo a coordenadora Técnica da Total Lubrificantes do Brasil, filial do Grupo Total – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo –, Denise Novaes, “Não basta calibrar os pneus, checar o nível do óleo ou completar o tanque do combustível. É necessário conferir outros itens para garantir a segurança do carro e a dos passageiros”, destacou.


Após traçar o destino e deixar as malas prontas, o motorista deve preparar o automóvel para a estrada. Levar o carro ao seu mecânico de confiança é o primeiro passo. “É ele quem tem os conhecimentos para executar a manutenção preventiva. Por isso, é muito importante conhecer bem o profissional que vai cuidar do seu veículo, pois a sua segurança depende de um trabalho detalhado e muito bem realizado”, alertou Denise.


Os sistemas dos filtros de ar, óleo e combustível podem ser avaliados e trocados quando necessário, sempre conforme a indicação do manual do proprietário do veículo. Apenas substituir o lubrificante, sem a troca do filtro, por exemplo, diminui bastante a vida útil do óleo, que é crucial para o cumprimento de diversas funções que garantem o bom desempenho do motor.


Ainda de acordo com a coordenadora Técnica da Total, o lubrificante atua como um agente-chave para garantir a confiabilidade e o funcionamento adequado do motor, portanto, saber quando as trocas devem ser realizadas contribui preventivamente no desgaste, na oxidação e na corrosão de peças. “Em contato com o oxigênio e aquecido com o calor do motor, o óleo acaba perdendo propriedades e eficiência. A escolha certa do produto é determinante para aumentar a vida útil do carro. Além disso, auxilia na redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e dos custos com a manutenção”, explica.


Outros componentes que não podem ficar de fora da verificação do mecânico são as lâminas e as borrachas do para brisas. É preciso avaliar se os encaixes das hastes do limpador estão seguros. Para isso, a borracha das palhetas deve ser lavada apenas com água, pois seu funcionamento pode ser prejudicado com a adição de outros elementos químicos durante a limpeza. Já o nível do fluído de freio deve ser sempre checado para evitar o mau funcionamento.


“Ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro indicam que é necessário realizar uma avaliação mais minuciosa para descobrir o que está acontecendo com o veículo. O mesmo é indicado para velas e cabos, pois qualquer falha com eles pode gerar desgaste prematuro, comprometendo a vida útil de outros itens do carro”, garantiu Denise.


A correia dentada também deve ser avaliada e trocada a cada 50 mil km, aproximadamente. Porém, como o rompimento dessa peça pode danificar severamente o motor, é recomendado uma verificação a cada 15 mil km rodados porque podem apontar trincas e desgastes. O radiador igualmente precisa passar por manutenção para conferir se a válvula termostática, do radiador, da bomba d´água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura do painel estão funcionando corretamente.


Para pegar a estrada com segurança neste fim de ano, ainda é necessário verificar a parte elétrica (faróis e lâmpadas), sem esquecer dos pneus. Eles devem estar sempre calibrados, o que inclui o estepe. “Depois de avaliar tudo isso, o motorista não pode esquecer-se de abastecer o carro em postos conhecidos e dirigir com segurança e dentro da velocidade indicada na estrada ou rodovia”, sugeriu Denise Novaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário