Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 16 de março de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Capitão Antonio di Pietro



Luís Alberto Alves

O maestro Antônio Di Pietro, nasceu na cidade de Aquilla - Província de Chietti, Itália, em 14 de janeiro de 1892. Naturalizou-se brasileiro, ingressando na Banda Musical da Polícia Militar. Pertencia ao batalhão Tobias de Aguiar. Recebeu louvores, por sua atuação na Polícia Militar nos anos de 1922, 1933 e 1936. 

Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Recebeu a medalha Lealdade e Constância. Como exímio requintista, foi requisitado para participar da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Teve oportunidades de tocar sob a regência dos maestros nacionais e internacionais da época, de acompanhar os cantores expoentes da música lírica. 

Foi solista em várias oportunidades, tocando no Teatro Municipal, para companhias de bailado, mundialmente consagrados, como Ana Pavlowa. Recebeu elogio do maestro Vila-Lobos e Igor Stravinski, quando sob a regência dos mesmos, executou algumas de suas peças.

 Foi considerado o primeiro músico da américa do sul, em seu instrumento musical, requinta. Devido seu grande amor pela música lecionava sem cobrar as aulas dadas em sua casa. Várias vezes foi convidado para rever sua terra de origem, mas, devido ao grande amor pelo Brasil, as rejeitava. Faleceu em 1966. A Rua Antonio Di Pietro (foto) fica em Vila Albertina, Zona Norte de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário