Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Variedades: Banda Lira, nos embalos de sábado à noite em Guarulhos (SP)



Redação

É noite do segundo sábado do mês. O Salão de Artes do Adamastor vai recebendo os habitués do Baile da Banda Lira. Senhores chegam na estica: pisante lustrado, chapéu na cabeça, tudo combinandinho. Enquanto isto, senhoras galantes aguardam os cavalheiros lhes convidarem para dançar. É tudo à moda antiga. E tudo ainda na moda.

Sob a batuta de Américo Testae, a Banda Lira entoa músicas de Noel Rosa, Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues. Os casais se embalam.

Prestes a completar 108 anos, a Banda Lira teve, logicamente, muitas baixas. Dos músicos que foram para o andar de cima, muitas lembranças e saudade. Atualmente com 18 integrantes, a corporação musical condensa histórias e admiração. “Meu pai já tocava na Banda e eu vim tocar sax alto aos 11 anos. Desde então, eu me desenvolvi muito aqui, por causa dos músicos mais velhos”, conta o saxofonista Erick Cardeal dos Santos, de 21 anos, o mais novo do grupo.

Pelo público, alguns personagens se sobressaem. Vaidosa, dona Rosa Rabello Rodrigues não perde um baile. E também o rebolado: aos 96 anos, está mais inteira que muita jovem por aí. “Aprendi a dançar com um cavalheiro que morava no mesmo condomínio que eu. Ganhamos até medalha”, disse.

Presidente da Banda desde 1989, a dona Lola (Dolores Testai), de 81 anos, revela que só briga por alguma coisa na vida, se for a favor da Banda. “Eu vivo para esta banda! Se eu morrer, quero que meu corpo seja velado aí no Salão de Artes”, sentenciou.

O próximo baile, especial de 108 anos, no dia 7 de maio, vai contar com participação do Grupo Arco-Íris e Chapéu Violeta. Haverá sorteio de toalhinhas bordadas e um vídeo-retrospectiva vai fazer muita gente chorar. E dançar!

Serviço
Baile especial de aniversário – Banda Lira 108 anos
Participação do Grupo Arco-Íris e Chapéu Violeta. Sorteio de toalhinhas bordadas e exibição de um vídeo-retrospectiva
Dia 7 de maio, a partir das 18h30
Salão de Artes (Centro Municipal de Educação Adamastor) – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos (SP)
Idade: a partir dos 18 anos
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário