Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Geral: Saiba como equilibrar a dieta das crianças



Redação
Apenas 5% da população infantil nacional consome a quantidade diária recomendada de frutas e vegetais

Os brasileiros, em especial as crianças, têm consumido quantidade inadequada de frutas e vegetais, que é de três frutas ao dia. Segundo dados do IBGE de 2014, apenas 24% dos brasileiros consomem a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de frutas e vegetais. Estudos mais recentes que buscaram avaliar este consumo em crianças trazem dados mais preocupantes uma vez que apenas 2,7% a 5% destas ingerem frutas e vegetais de acordo com o recomendado.

                                      Importância da educação alimentar na infância

Profissionais da saúde em conjunto com o governo têm desenvolvido estratégias para educar e incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras na população brasileira. A Pirâmide Alimentar e o programa ‘Cinco ao dia’ foram criados para facilitar o consumo destes alimentos e trazê-lo para mais perto do dia-a-dia do brasileiro. O programa oferece informações de como e quanto de cada tipo de fruta equivaleria a uma porção, sugestões de momentos para o consumo de frutas e como adaptá-lo ao ambiente escolar, por exemplo.

Instituições de saúde nacionais e internacionais recomendam que a ingestão de frutas e vegetais seja promovida em todas as idades, principalmente na infância uma vez que este período é fundamental para que sejam adquiridas as preferências alimentares que seguirão na fase adulta. Cynthia revela que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se o consumo diário de 400 gramas de frutas e vegetais, o que corresponde a cinco porções ao dia.

O consumo de frutas e vegetais é importante para a saúde por seu perfil nutricional, rico em vitaminas e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. As frutas são alimentos muito apreciados pela população em geral, uma vez que têm sabor adocicado, são acessíveis, têm baixo conteúdo de calorias, são saciantes e muito versáteis, podendo ser consumidas cruas ou dar origem a geleias, doces, vitaminas e sucos.

        Para a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, uma solução fácil para que o consumo ideal de frutas se torne alcançável, é a ingestão de um copo de suco caseiro não adoçado ou suco industrializado do tipo 100%, uma vez que estes podem ser considerados como uma das porções de fruta. Assim, a missão de atingir a recomendação torna-se mais prática, fácil e tão saborosa quanto o consumo da fruta em si. 

É importante ressaltar que há no mercado uma série de bebidas feitas a base de frutas e que, considera-se uma porção de fruta o suco 100%, pois apresenta o perfil nutricional mais similar ao suco caseiro. “Na dúvida fique atento ao rótulo dos produtos e verifique a lista de ingredientes para confirmar”, indica a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário