Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Economia: O impacto da crise automobilística na região do ABC



Economia brasileira vive tempestade


*Viviane Kelly Santos

  O ano de 2014 terminou com uma dúvida, pois já se falava da crise de 2015. Hoje não se trata mais de indagar se a crise econômica irá ocorrer, pois já estamos vivendo essa realidade. Nossa indagação é para saber qual será o tamanho dessa crise e de que forma continuará impactando os diversos setores econômicos e as finanças pessoais de cada um.

 O momento está sendo marcado pela volta da inflação, disparada do dólar, restrição do crédito e desemprego onde se torna evidente que não precisamos analisar relatórios especializados para saber a proporção da crise, basta uma simples compra no supermercado para vivenciar os efeitos dessa realidade.

 O impacto no setor automobilístico na região do ABC tem se mostrado preocupante. No mês de janeiro, tivemos uma greve que conseguiu reverter a decisão da Volkswagen de demitir 800 funcionários. No mês passado tivemos outra greve que conseguiu reverter a decisão da Mercedes-Benz de demitir 500 funcionários. Sem uma perspectiva de uma retomada das vendas a situação dos colaboradores desse setor é muito frágil.

 Mas a pergunta individual que fica em mente nesse momento da economia é: como ser um profissional de sucesso em meio à crise? Como dizia o consultor Daniel Castello, anos difíceis são como mar alto: só surfista profissional entra na água. Em um ano difícil as empresas continuam suas buscas, mas a procura é pelos profissionais com diferencial.

 Pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Neri, publicada pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica confirma a aderência do mercado pela busca de profissionais que possuam uma pós-graduação ou MBA como diferencial. 

A pesquisa ainda revela, que há maior possibilidade de o profissional com pós-graduação ou MBA gerar retorno às empresas em tempos de crise, esse é o evidente caminho para o sucesso.
Uma vez escolhido o correto caminho, nada melhor que focar no curso que possua a visão para o momento atual. Na Anhanguera, por exemplo, o curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios atua na visão macro, considerado essencial nesse momento de crise.

 A disciplina Gestão de Mercados e Estratégias de Marketing faz parte do curso e se torna ponto chave para a busca da correta direção que as empresas buscam.

 O curso ainda conta com profissionais altamente qualificados como Doutores, Mestres e Especialistas que atuam no mercado de trabalho em grandes corporações, trazendo para a sala de aula não somente o conhecimento acadêmico, mas também o conhecimento corporativo e a vivência do dia a dia no mercado de trabalho.
 Anos difíceis requerem muita inteligência e 2015 será assim. No entanto, será mais fácil para quem possui um diferencial. A pergunta é: e você? Qual é o seu plano para 2015?

*Viviane Kelly dos Santos é professora do MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André. Formada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Projetos e MBA em Logística. Tem vivência de cinco anos na Inglaterra onde atuou nas áreas de Gestão e Marketing. Já passou em diversas empresas multinacionais como IBM, Mercedes-Benz, Brasil Kirin, Grupo Pão de Açúcar entre outras.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário