Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Hungria




Luís Alberto Alves

 Hungria relembra a história do país, também conhecido como República Magiar, que integrou o extinto bloco socialista. A nação da Europa centro-oriental, cuja capital é Budapeste, foi considerada, logo depois de sua abertura econômica, uma espécie de ponte entre as nações capitalistas ocidentais e as ex-socialistas do Leste Europeu.

 Mesmo quando ainda integrava o bloco soviético, a Hungria se caracterizava pelo variado comércio e a movimentada vida noturna. A Hungria nasceu no século IX da junção dos povos mogyeros e húngaros, vindo dos Montes Urais. A ocupação do território que viria a constituir a Hungria realizou-se sobre a chefia de Arpad, cujos descendentes formaram a primeira dinastia que reinou até 1301. 

 Posteriormente, no reinado de Gueisa, os húngaros aceitaram o cristianismo. Filho de Gueisa, Santo Estevão, que ganhou do Papa Silvestre II o título de rei apostólico, teve reconhecido o seu trabalho de evangelização e se tornou o padroeiro do país. A Rua Hungria (foto) fica no Jardim Europa, Zona Sul de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário