Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Geral: O envelhecimento da população , um desafio para a sociedade





Redação
 Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em média 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas ao longo do ano, chegando a 42% em pessoas com mais de 70 anos. Um dado alarmante para a população da terceira idade e seus familiares, visto que em alguns casos, estas quedas podem manter os idosos acamados pelo resto das suas vidas.

 Além disso, a síndrome pós-queda (muito comum nestes casos) inclui dependência, perda de autonomia, confusão, imobilização e depressão, que levarão a restrições ainda maiores nas atividades diárias.

 Só nas últimas décadas, fraturas e lesões de medula aumentaram 131%. Por isso, é importante estar atento as condições em que vivem estes idosos, e embora existam diversos fatores que contribuam para as quedas, é importante mudar alguns hábitos na rotina da casa.

 A estatística da OMS ainda prevê que caso não sejam tomadas medidas preventivas no futuro imediato, os números de lesões causadas por quedas será 100% mais alto no ano de 2030.

 De acordo com estes dados, o Dr. Rodrigo Peres, Diretor da Central da Fisioterapia, revela que modificar comportamentos de risco contribuirá para que o número de fraturas e lesões em decorrência das quedas diminua. Degraus estreitos, escada escorregadias, tapetes soltos e iluminação insuficiente são os principais vilões dos idosos, que também precisam de atenção redobrado no banheiro, que tem sido o campeão de queda, em virtude do piso molhado.

 Deixar o ambiente mais espaçoso, facilitando a locomoção do idoso é um grande passo. Mas, é importante destacar que exercícios que unem força e equilíbrio são grandes aliados na luta contra as quedas. Pensando na prevenção e na diminuição do número de quedas em idosos, Peres indica treinamento especifico através da fisioterapia, uma vez que o fortalecimento muscular adequado favorece a postura e mantém as articulações estáveis, diminuindo o risco de desequilíbrio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário