Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Variedades: Baile especial comemora os 107 anos da Banda Lira em Guarulhos (SP)






 Redação

 Patrimônio cultural de Guarulhos, a Banda Lira completa 107 nesta sexta-feira, dia 15. A comemoração, entretanto, será na semana que vem, no dia 23, com um baile especial, a partir das 19h, no Salão de Artes, no Adamastor. Haverá participação do grupo Samba do Sino e a entrada é franca.

 “O pessoal vai se divertir bastante e dançar muito, também. É uma oportunidade de prestigiar a banda, que faz parte da história da nossa cidade”, salientou a presidente da corporação musical, Dolores Testai, mais conhecida como dona Lola

 Atualmente com 20 músicos, sendo o mais velho com 90 anos, a banda vai tocar um pouco de tudo, desde os tradicionais sambas e marchas, até músicas compostas pelo próprio maestro do grupo, Américo Testae. Não vão faltar no repertório clássicos de Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Noel Rosa.

 “Vamos sortear, durante a festa, toalhinhas de rosto para o público”, avisa dona Lola, salientando que lá vai ser tudo de graça. “Não tem esta de mesa paga, estas coisas. É entrada franca e mesa grátis”, diz a senhora com seu bom humor peculiar.

                                                                A banda

 A Corporação Musical Lira de Guarulhos foi fundada em 15 de maio de 1908 por italianos que vieram para cá e tinham, à época, olarias. Conforme relembra dona Lola, como a bandeira do Divino, usada na Festa do Divino, era guardada na sede da banda, na região central, a corporação também passou a se apresentar durante a festa.

 “O grupo era chamado para tudo. Tocávamos em missas, em praças, na frente da Igreja Matriz (atual Catedral Nossa Senhora da Conceição). Não tinha outra coisa aqui em Guarulhos”, recorda a presidente, que conheceu o marido, o pistonista César Testai (in memorian) que tocava na banda, num destes bailes da vida.

 Em 1968 a corporação musical foi considerada de utilidade pública e, a partir de 2002, começou a realizar o tradicional Baile da Melhor Idade, atualmente sediado no Adamastor sempre aos primeiros e quartos sábados de cada mês.

Serviço:
Baile dos 107 da Banda Lira
Dia 23, às 19h
Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos (SP)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário