Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Radiografia de Sampa: Rua do Ouvidor





Luís Alberto Alves

 Esta rua teve o primitivo nome de Ladeira do Bexiga pois através dela se chegava à Chácara do Bexiga, que se localizava nas imediações da atual Praça da Bandeira.  Em 1865 o nome foi alterado para Ladeira de Santo Amaro, pois a mesma, após a Praça da Bandeira, alcançava a "Rua Santo Amaro".

 Entretanto, o povo a chamava também de Ladeira do Ouvidor, porque ela estava próxima da antiga Rua do Ouvidor (atual Rua José Bonifácio). Em 1930, recebeu oficialmente no nome de Rua do Ouvidor.

 A cidade teve uma primitiva Rua do Ouvidor (a atual Rua José Bonifácio) por que ali residiu o primeiro ouvidor de São Paulo, Dr. Antonio Luís Peleja, nomeado aos 13 de Agosto de 1699.

 Entretanto, aquela que era a verdadeira Rua do Ouvidor tranformou-se em Rua José Bonifácio e, aquela que lhe era transversal, a Ladeira do Ouvidor, acabou por fim ganhando esta denominação definitiva. A rua do Ouvidor (foto) fica no Centro, próximo ao Largo São Francisco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário