Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Tobias Barreto



Luís Alberto Alves

 O escritor Tobias Barreto de Menezes nasceu em Sergipe, em 07 de junho de 1839. Fez seus primeiros estudos na terra natal, ingressando no Seminário da Bahia. Depois matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde se diplomou em 1869. Mediante concurso, alcançou a nomeação para professor da Faculdade, lecionando Filosofia do Direito, Direito Público e Direito Comercial.

 Profundo conhecedor da língua alemã e admirador dessa cultura, que para ele era a melhor do mundo, publicou dois livros nesse idioma e de suas obras destacam-se: "Estudos de Filosofia e Crítica", "Questões Vigentes de Filosofia e de Direito" e "Discursos e Polêmicas". Fazia, também, poesias, e tão fascinantes na forma que o exigente Silvio Romero escreveu: "É um dos maiores poetas que o Brasil tem possuido".

  Intitulou uma das coletâneas de versos: "Dias e noites". Muito querido dos estudantes, passava por eles aflitos e na hora de exame e sorria: "Minha norma é nunca reprovar". De fato, para agradar a seus alunos, lutava com a própria Congregação da Faculdade. Inteligência realmente superior, com a capacidade de dominar os assuntos mais diversos desde a música até a filosofia. Faleceu em Recife, em 27 de junho de 1889. A Rua Tobias Barreto (foto) fica na Mooca, Zona Leste de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário