Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Geral: Alerta para prevenção de diarréia suína




A doença ataca porcos e foi descoberta em 1971 na União Europeia


Luís Alberto Alves

 Descoberta em 1971 na União Européia, a Diarréia Epidêmica Suína (PEDv) se espalhou pela Europa e Ásia nos anos seguintes e, recentemente, foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos, México, Peru e Colômbia, de acordo com divulgação realizada em abril pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A doença, causada por um coronavírus, possui características epidêmicas e gera preocupação nos produtores por sua alta taxa de mortalidade que, em certos grupos suínos, pode atingir níveis de 80% a 100% da população infectada.

 A PEDv apresenta sintomas semelhantes aos da Gastroenterite Transmissível (TGE), como diarréia aquosa, vômito, desidratação, falta de apetite, cólica e/ou dor abdominal e, nos surtos mais agudos e graves, depressão e letargia. A doença também apresenta um tempo de incubação maior, que pode variar de três a quatro dias. A transmissão ocorre via fecal/oral ou via fômites e os animais infectados podem transmitir a doença em um período que varia de sete a nove dias. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o vírus é fatal apenas para suínos jovens e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos.

 Ainda não existe vacina aprovada contra o vírus PEDv nos Estados Unidos e Europa. No entanto, é importante que os produtores brasileiros adotem programas de biosseguridade para prevenir a disseminação da doença no país. Entre estas iniciativas, está o uso de produtos que promovam a total limpeza e desinfecção dos ambientes mais suscetíveis à contaminação, como instalações de criação, abate e transporte, assim como recipientes de água e comida.

 Uma das soluções mais eficazes para desinfecção dos ambientes utilizados para criação animal é DuPont™ Virkon® S, reconhecido globalmente e presente no mercado há 25 anos. A linha de desinfetantes oxidantes é dirigida ao mercado de suínos e aves, combatendo mais de 500 patógenos causadores de doenças, inclusive diversos coronavírus. DuPont™ Virkon® S estabeleceu novos padrões em diversos aspectos da biosseguridade, sendo o desinfetante recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para fortalecer os planos de contingência de doenças.

 Outras iniciativas importantes para prevenção da doença incluem o cuidado com a introdução de novos animais no rebanho, que devem ser de origem certificada e confiável, e mantidos isolados dos demais por, pelo menos, 15 dias. Além disso, é necessário extremo controle de acesso aos criatórios, garantindo que pessoas e veículos que possam ter passado por outros locais de criação sejam devidamente limpos e desinfetados. No caso da identificação de quaisquer sinais clínicos compatíveis com a PEDv, o criador deve imediatamente procurar o veterinário do serviço oficial (federal ou estadual) para realização dos exames laboratoriais que comprovam a doença e adoção das medidas de controle para evitar a disseminação do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário