Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Geral: Aumento da expectativa de vida do brasileiro pode prejudicar valor de aposentadoria



Mais anos de vida, menos dinheiro no caixa da Previdência Social
Luís Alberto Alves


 Segundo dados divulgados pelo IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 74,6 anos, em 2012, para 74,9, em 2013. A elevação de três meses na longevidade média parece pequena, mas para o Ministério da Previdência Social, a questão não é tão simples. Os novos indicadores são usados como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. 

“Os benefícios deverão sofrer redução devido aos novos elementos de cálculo”, explicou Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina. Quando mais as pessoas vivem, maiores são os encargos da previdência, ou seja, os dispêndios governamentais. Como o fator previdenciário leva em conta tempo de contribuição e idade, é presumível a redução dos proventos. 

 O professor também aponta a importância do fator previdenciário para o balanço dos gastos públicos: “Essa situação deve ser muito bem estudada. Se todos contribuírem por 35 anos e quiserem aposentar-se pelo valor integral, sem a utilização dos elementos de cálculo, poderia haver um desequilíbrio muito grande nas contas da Previdência Social”. Segundo Gonçalves, haveria muitos aposentados jovens, com assistência prevista por um período superior a 20 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário