Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Geral: Mantenha idosos em segurança



Na velhice é preciso redobrar o cuidado com os idosos

Luís Alberto Alves

 As famílias devem observar os perigos que existem dentro de suas casas como tapetes com franjas, pisos escorregadios ou com rachaduras entre outros.

 Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, idosos que tomam remédios para pressão arterial correm risco maior de sofrerem quedas com consequências graves. Os pesquisadores analisaram cerca de 5 mil americanos com mais de 70 anos durante 3 anos e descobriram que os idosos que tomavam anti-hipertensivos estavam 30% a 40% mais propensos a sofrerem quedas graves, com fraturas no quadril e traumatismo craniano. Outro dado revela que o Brasil pode ter 80% a mais de hipertensos até 2025, segundo a Escola de Economia de Londres e Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York.

 Preocupada cada vez mais nos cuidados com idosos, a empresa americana Right at Home no Brasil (www.rahbrasil.com.br), líder mundial em cuidados com idosos em domicilio, trouxe todo conhecimento dos países onde boa parte da população está nessa faixa etária e explica que os hábitos estão mudando cada vez mais. “Os remédios anti-hipertensivos talvez gerem as quedas, pois prejudicam a atenção e podem causar a diminuição súbita da pressão ao se levantar, por exemplo. A família deve levar em consideração os perigos que existem dentro de casa. Não podemos esquecer que todo cuidado é pouco”, explica Eduardo Chvaicer, máster franqueado da Right at Home no Brasil.

 Além de toda a preocupação com o bem-estar com os idosos, o empresário dá dicas simples, de como a família pode melhorar ainda mais o dia a dia e torná-los ainda mais independentes. “Faça uma lista e analise profundamente o que poderia melhorar nas áreas de sua casa. Dê atenção especial às escadas, calçadas irregulares e escorregadias e pisos com rachaduras. Tome cuidado com banheiros, pois eles são as causas mais comuns de quedas. Coloque pisos antiderrapantes, principalmente no box.

 Também é importante ter cadeiras ou bancos, com pernas firmes e estáveis, para facilitar o banho. Se possível, coloque barras de apoio perto do vaso sanitário e na ducha. Nunca confie em porta toalhas como apoios. Olhe as portas: verifique se são grandes o suficiente para passar um andador ou cadeira de rodas. Cuidados com as escadas - analise se estão em boas condições, se os corrimãos estão seguros nos do dois lados e se está na altura adequada. Se possível, substitua escadas ou degraus por rampas”, esclareceu Eduardo.

 Com estas dicas o seu ente querido pode aproveitar ainda mais seu tempo e a família pode ficar mais tranqüila. Aproveitem e passem mais tempo com eles, leiam mais, vejam os álbuns de fotos e conversem. Com certeza eles ficarão mais felizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário