Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Geral: Reuso de água é alternativa para fugir do racionamento



Reuso de água é alternativa para driblar a seca em São Paulo

Luís Alberto Alves

 Atualmente o Brasil vem sofrendo com a falta de água em sistemas que abastecem residências e empreendimentos em diversas regiões do País. Uma das cidades que mais se destacam é o Rio de Janeiro, onde recentemente o governo apontou o risco da falta de água no Estado, caso fosse realizada a transposição de águas da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, com a subtração de até 5 mil litros por segundo.

 Moradores e instituições da região buscam, cada vez mais, diferentes alternativas para escapar do tão temido racionamento de água. Pensando em contribuir para a economia da água, a AcquaBrasilis, empresa especializada em sistemas de aproveitamento de água, traz algumas dicas para utilizar a água da chuva.

 Uma das alternativas que podem ser utilizadas para alterar o baixo volume de água em sistemas de abastecimento é a coleta da água pluvial por meio de calhas, a partir das quais, o elemento pode ser levado por tubulações para um ponto centralizado para armazenamento.

 “Quando a residência ou edifício possui um sistema de tratamento para aproveitamento de água de chuva, esta pode ser também usada em descarga de banheiros, além de outros pontos de consumo onde a potabilidade não é necessária. Neste caso, existem sistemas de tratamento nos quais, a água captada é direcionada para filtros e de dispositivos de desinfecção da água”, enfatizou a engenheira e diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller.

 A AcquaBrasilis investiu em um novo escritório, com engenheiros disponíveis no Rio de Janeiro, para atender as demandas de falta de água no Estado. Alguns empreendimentos já se adaptaram a essa ação sustentável. As obras que mais se destacam na região são o shopping Village Mall, o edifício Venezuela, na Zona Portuária, Lojas Americanas, entre outros.

 Os benefícios dessa medida são economia de água, que se traduzem em redução de despesas, além de benefícios ambientais, pelo fato de se estar preservando a natureza na medida em que se resguardam os mananciais de água para uso em que a potabilidade é realmente necessária, como, por exemplo, o consumo humano.


 Para aqueles que desejam instalar um sistema de aproveitamento de águas de chuva, sugere-se o desenvolvimento de um projeto específico na fase inicial de concepção da obra, quando é possível prever o tipo de captação das águas, as tubulações de condução até a central de tratamento, o dimensionamento do reservatório e da central. O investimento, para uma residência, considerando inclusive, obras civis e reservatório, geralmente, fica em torno de R$15 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário