Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Túnel do Tempo: morte de J. Silvestre, o inventor de programas de auditório na TV brasileira



J.Silvestre introduziu os programas de auditório na TV brasileira

Luís Alberto Caju

O céu é o limite: No dia 7 de janeiro de 2000 morria o jornalista e apresentador de televisão J. Silvestre, um dos pioneiros dos programas de auditórios. O mais famoso deles foi “O Céu é o Limite”. Ele começou a carreira na Rádio Bandeirantes, em SP, em 1941, aos 19 anos. Em 1945 mudou para a Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Retornou no ano seguinte para a Rádio Cultura, SP.

  O ano de 1950 marca a volta à Tupi, ali participa da inauguração da TV Tupi canal 6 em janeiro de 1951, a primeira emissora de televisão do País. Em 1952 escreve e trabalha na novela Os Quatro Filhos. Mas é com o programa “O Céu é o Limite”, que introduziu os similares de perguntas e respostas décadas depois, é que fica famoso, chegado a 84 pontos de audiência nos anos de 1970.

 Criou o famoso bordão “absolutamente certo!” Após a inauguração da Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) lançou o primeiro programa em rede no Brasil, Domingo Alegre da Bondade, pela TV Tupi do Rio de Janeiro.

 No SBT apresentou O Show Sem Limite e A Mulher é um Show, O Carnê da Girafa. Na Band esteve à frente do Programa J. Silvestre, o primeiro no estilo talk show na televisão brasileira e Essas Mulheres Maravilhosas. Na Globo fez participação especial em homenagem a Xuxa e Renato Aragão no quadro Essa é a sua Vida.

 Em 1997 voltou ao trabalho, após dez anos afastado, apresentando Domingo Milionário na TV Manchete. Ficou pouco tempo no ar. Não retornou mais e morreu em 2000, nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário