Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Rubem Berta



A Avenida Rubem Berta é importante canal de ligação rumo ao Aeroporto de Congonhas (SP)

Luís Alberto Caju

 Rubem Berta nasceu em Porto Alegre em 5 de novembro de 1907. Ali formou-se contador. Aos 20 anos entrou na Varig, no departamento de contabilidade. Exerceu as funções de correspondente, despachante, contador, secretário da diretoria e diretor-suplente.

 Após a renúncia de Meyer Labastille da presidência da empresa em 1942, Berta acaba nomeado diretor-gerente. Três anos depois chega ao posto de presidente, criando a Fundação dos Funcionários da Varig, entidade que controlava 50% das ações da companhia.

 Durante sua gestão traçou planos de rotas interestaduais e internacionais, inaugurando a rota para Montevidéu e depois Buenos Aires. Abriu linhas para Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Pouco tempo depois os aviões da Varig chegavam ao extremo Norte do Brasil.

 Em 1955 cria o voo para Nova York. Cinco anos depois compra três aeronaves e com elas inaugura a linha Los Angeles via Lima/Bogotá/México e Panamá. O maior sonho de Berta era ver a Varig dar volta ao mundo. Ele também se dedicou à agricultura.

 O presidente Juscelino Kubitschek o convidou para ministro dessa pasta em 1958. No ano anterior foi eleito Homem de Visão. Recebeu o título de Cidadão Paulistano em 1961 e de Cidadão Paulista em 1962. Pioneiro na aviação comercial brasileira morreu em 14 de dezembro de 1966.  A Avenida Rubem Berta fica no bairro de Moema, Zona Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário