Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Variedades: Jimmy Preston, outro esquecido “pai” do Rock




Assim como Fats Domino, Preston é considerado um dos "pais" do Rock
 Luís Alberto Caju

 Jimmy Preston é outro artista considerado verdadeiro antepassado do Rock & Roll. Tudo porque em 1949 ele já tocava o hit “Rock The Joint”, que serviu de inspiração para Bill Haley & The Comets, em 1952, colocar fogo nas pistas de dança de todos os Estados Unidos. Antes, Preston tinha escrito “Hucklebuck Daddy”.

 Porém é preciso esclarecer que os solos de sax em “Rock The Joint” eram do sax tenor Danny Turner, mas ele herdou a fama. 

É igual quando se fala de Pelé na época em que o time do Santos não tinha adversário em qualquer país do mundo. A equipe era uma máquina, desde o goleiro Gilmar até o ponta-esquerda Pepe, que tinha como reserva o criolo Edu, reserva na seleção brasileira tricampeã no México em 1970.

  Preston ficou muito tempo na Gotham Records, da Filadélfia, inclusive boa parte da década de 1950, quando fez ótimas gravações ao lado do jazzman Benny Golson, outro sax tenor, antes de assinar contrato com a Derby Records e emplacar seu último sucesso, “Oh Babe”, tendo no vocal Burnetta Evans. A canção era regravação do hit de Louis Prima.

 Aos 37 anos (1950) que ele começou a sentir o gosto doce de ficar nas paradas. Preston formou grande legião de fãs  do R&B após o término da Segunda Guerra Mundial. Mas logo desanimou com o Show Biz. Em 1953 resolveu levar o talento para a igreja. Bill Haley pegou carona nos hits de Preston e estourou em todo o mundo. O solo de guitarra existente em “Rock The Joint” seria bem repetido em “Rock Around The Clock”.

 Por desconhecimento, diversos críticos elegeram Elvis Presley como o fundador do Rock & Roll. Na verdade esse gênero musical deve muito a Jimmy Preston, ótimo baterista, saxofonista e cantor. Ele, ao lado de Fats Domino, contribuiram grandemente para lançar as raízes do Rock & Roll, na época em que somente negros brilhavam nessa seara de ritmo. Nunca mais voltou ao Show Biz, até sua morte em 1984, na Pensilvânia, aos 71 anos, Preston continuou tocando louvores ao Senhor na igreja, para onde foi em 1953.


Nenhum comentário:

Postar um comentário