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segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Startup 4H se destaca como a 6ª melhor do Brasil no 100 Open 2022

 No setor, foram 74 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 155% em relação ao ano passado

   Divulgação

O ranking reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país


Redação/Hourpress

4H (4 Hábitos para Mudar o Mundo), fundada em 2019, no Distrito Federal, é uma das ranqueadas pelo 100 Open Startups 2022, na categoria Water and Sanitation, ocupando a  6ª posição no TOP 10 desse setor. Com divulgação anual, o ranking reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no País. 

“Para nós, esse reconhecimento é uma grande alegria e mostra como os trabalhos desenvolvidos pela 4H são de alto impacto ambiental e social, de forma inovadora. Temos como propósito conectar aqueles que querem transformar o lixo em ouro. Fazendo uma gestão de ponta a ponta de forma inclusiva e com métricas reais. São práticas verdadeiras de ESG, alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Queremos que cada vez mais pessoas e empresas se engajem e se unam para a redução dos resíduos recicláveis em aterros até 2030”, destaca a CEO da 4H, a arquiteta e urbanista Ana Arsky. 

Entre as startups de Water and Sanitation, foram 74 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 155% em relação ao ano passado. Focado na colaboração, o open innovation, ou apenas inovação aberta, é um modelo de negócio que envolve diferentes stakeholders para a busca e desenvolvimento de soluções, de forma conjunta e integrada.

As tendências de inovação mais exploradas entre as startups de Water and Sanitation foram Cleantech, Inteligência Artificial e Big Data & Analytics, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi Construção e Imobiliário, com 12% dos relacionamentos, seguida por Bens de Consumo e Alimentação (6%) e Serviços de Saúde (5%).

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos - com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Em 2022, o Ranking 100 Open Startups registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados - cerca de 36% mais que as 18 mil cadastradas no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.

O evento de premiação teve transmissão simultânea no YouTube e na Noite de Gala Ranking 100 Open Startups 2022, realizada em São Paulo, que reuniu C-Levels, founders e lideranças das TOP Open Corps - anunciadas em outubro - e das TOP Open Startups premiadas. “Com todo o entusiasmo, afirmo que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de Open Innovation com startups do mundo. Tenho certeza que as soluções das open startups ajudarão a transformar o mercado e a sociedade”, destaca Rondani.

Sobre a 100 Open Startups - A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma. Saiba mais em: www.openstartups.net/site/ranking/

Sobre a 4H – A cleantech 4H foi fundada em 2019, no Distrito Federal. Em 2022, evoluiu para um ecossistema que quer zerar a destinação de todos os tipos de resíduos para aterros sanitários até 2030, ajudando a combater as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. Em sua plataforma, os agentes do processo de descarte e reaproveitamento de resíduos são conectados e todos ganham. 

Além de eliminar os gastos das empresas no tratamento do lixo de forma sustentável, o lixo se transforma em dinheiro para as associações de recicladores e outros agentes do processo. Diante de seu potencial de crescimento, a empresa já foi aprovada em programas de instituições como Sebrae, Bossanova, Deloitte Brasil e UK,  B2Mamy, Distrito, Seed MG, FiNEP, FAP DF, Planeta Startup da Microsoft e RedeTV!, Amcham, Inovativa de Impacto da Certi e Cubo Itaú, além de conquistar os selos do Sistema B e do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICBB). É ainda membro da Ellen MacArthur Foundation e cofundadora do ∞labs. Saiba mais em www.4habitos.com.br/.

Geral: E-commerce poderá atingir R$ 91 bilhões, impulsionado pela Black Friday e Copa do Mundo

 Em datas próximas, Black Friday e Copa do Mundo prometem recordes de vendas no e-commerce

   EBC

É o momento em que os consumidores são atraídos pelos mais diversos descontos para fazer as compras


 Redação/Hourpress

A Black Friday, realizada este ano no dia 25 de novembro, tornou-se uma das datas mais importantes para o varejo. É o momento em que os consumidores são atraídos pelos mais diversos descontos para fazer as compras de fim de ano.

Porém, este ano a data será marcada por um momento histórico. Será a primeira vez em toda história da Black Friday em que coincidirá com a Copa do Mundo (entre 20 de novembro até 18 de dezembro), evento que impulsiona o motor de vendas.

Apesar da alta inflação, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a expectativa nas alturas.  Afinal, o modelo de consumo on-line cresceu muito nos últimos meses. Só no primeiro semestre deste ano, o e-commerce representou 118,6 bilhões de vendas, de acordo com a 46ª edição do Webshoppers da Nielsen | Ebit.

A previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é que, neste segundo semestre, o e-commerce alcance um volume de vendas de R$ 91,5 bilhões. Lembrando que as vendas em marketplaces representam quase 80% do comércio digital.

No entanto, faltando poucos dias para a Black Friday, os clientes são bombardeados de propagandas e é fundamental que as marcas estejam preparadas para garantir uma completa jornada do cliente, que vai desde a disponibilidade do produto à entrega no prazo.

“Com o aumento das vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma de automação e gestão em marketplaces.

Para o CEO, outro ponto fundamental é a análise dos resultados de Black Friday anteriores, caso a empresa já tenha participado de alguma. “Assim, o lojista poderá ver erros e acertos e aprimorar para ser mais assertivo na data e crescer no volume de vendas e fidelização dos clientes”, sublinha.

Como vender mais na Black Friday

Para auxiliar as marcas nas vendas e evitar problemas logísticos, Claudio indica que não há fórmula mágica, no entanto, existem algumas ações preditivas que devem acontecer até a véspera da sexta mais aguardada do ano.

  1. Uma delas é realizar ações de venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque, aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”, destaca.
  2. A negociação de prazos com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa. “Ter uma comunicação transparente é uma prática essencial para a marca ser mais assertiva e não ter problemas de falta de uma mercadoria que é mais vendida na loja”, sublinha o CEO. 
  3. Para as marcas que nunca participaram da Black Friday, ele lembra que o dia após a data será decisiva para a sua loja ter ou não sucesso. “É quando inicia o envio dos pedidos, e, em marketplace, é importantíssimo que cumpra os prazos. Caso contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na reputação”, reforça.
  4. Com tantas datas comemorativas próximas (logo após a Copa do Mundo vem Natal e Réveillon), além de uma equipe preparada, o lojista precisa de ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio. Assim, é possível aumentar as vendas dos produtos, ganhar qualidade e manter a reputação da empresa. “Utilizar um hub de automação e gestão de seu e-commerce em marketplace irá auxiliar o lojista a ter muito mais tempo para criar soluções assertivas, negociar com seus fornecedores, escolher melhor seu portfólio de produtos. Esse preparo para atender o mercado vai ajudar a evitar erros que podem dar prejuízos ao seu negócio”, destacou Dias.

Como evitar o título de black fraude

Muitos brasileiros desconfiam da sexta mais esperada do ano por causa das estratégias enganosas de muitas empresas e promessas que não são cumpridas.

No entanto, Claudio lembra que os marketplaces em si já possuem grande reputação por parte do público, mas que a comunicação é essencial nesse momento. “Utilizar as redes sociais para destacar depoimentos de clientes que já tiveram uma boa compra com sua empresa trará maior autoridade”, reforça.

Outra dica é produzir conteúdos relevantes. Como a Black Friday é colada com o evento esportivo, se o seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e conquistar mais clientes.

Túnel do Tempo: Brasil desenvolve álcool como combustível

 


Redação/Hourpress

Em 14 de novembro de 1975 o Brasil  cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Mario Cardim

                        Hourpress


Luís Alberto Alves/Hourpress

Mário Sérgio Cardim nasceu na cidade do Rio de Janeiro,RJ, em 09 de setembro de 1888. Advogado, jornalista e catedrático. Era menino, quando a família se transferiu para São Paulo, onde fez aqui todos os estudos, desde o curso primário, o secundário na Escola Caetano de Campos e no Ginásio do Estado, até o superior, na Faculdade de Direito, onde se Bacharelou em 1908, como um aluno destacado.

 Em 1903, vai apara a redação de O Estado de S. Paulo, onde desenvolve grande campanha em favor do intercâmbio cultural entre o Brasil e a Inglaterra, país que visitou várias vezes, em viagens de estudos. Representou o Brasil como comissário em diversas exposições internacionais como as de Turim e Roma, em 1911. 

Foi secretário-geral do serviço federal de expansão econômica na Alemanha, França e Inglaterra. Fundou e organizou a Associação Brasileira de Escotismo, foi membro do Conselho Deliberativo da Cruz Brasileira e presidente da Comissão de Educação Física da Associação Paulista de Esportes Atléticos. Faleceu em dezembro de 1953. A Rua Dr. Mário Cardim (foto) fica em Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Variedades: Nenhum funcionário está seguro contra o desemprego

 

Para assegurar lucros, empresas não abrem mão de mandar embora funcionários, velhos ou jovens, homens ou mulheres



Redação/Hourpress

Você sabia que o desempregado ao ficar muito tempo sem trabalho passa a ter problemas de saúde?

 Você sabia que final de ano é a pior época para alguém que ainda não conseguiu retornar para o mercado de trabalho?

Você sabia que excesso de experiência é outra barreira para o desempregado, quando tenta obter um novo trabalho?

Você sabia que mulheres com filhos pequenos encontram mais dificuldades do que as solteiras para encontrar emprego?

Você sabia que muitos desempregados se tornam dependentes de bebidas e substâncias ilícitas para tentar esquecer o fracasso profissional?

Você sabia que na impossibilidade de mandar embora alguém com vários anos de casa, os patrões colocam o trabalhador, incluído neste quesito, na famosa geladeira, para forçá-lo a pedir as contas, por não suportar o isolamento?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais detalhes deste livro. 

 https://kwai-video.com/p/Yrgl5wCb

Serviço:

Livro: O flagelo do desemprego.

Autor: Luís Alberto Alves.

Edição independente.

ISBN: 978-65-00-41113-3.

Páginas: 80.

Preço: R$ 35,00.

Onde encontrar: WhatsApp 11 95691-4434.

Luís Alberto Alves - Jornalista com passagem nos maiores jornais de São Paulo e revistas técnicas de Noivas, Segurança do Trabalho e Revenda Construção. Em 35 anos de profissão ocupou cargos de repórter, editor, secretário de redação, editor-chefe. Exerceu a função de assessor de imprensa em entidades sindicais. Com oito blogues, somados atingem aproximadamente 1,9 milhão de visualizações.

Geral: Black Friday , 21 orientações para fugir de problemas nas compras

 Mais de um mês para a Black Friday e para o Natal as pessoas divulgações relacionadas ao tema e promoções já começam a aparecer, animando os consumidores, que podem gastar demais, e os golpistas, que se aproveitam para jogar armadilhas para enganar as pessoas

     Freepik

Nas compras é preciso ficar alerta contra golpes
Afonso Morais

 Assim, para aproveitar as oportunidades sem comprometer as finanças e não se sentir lesado posteriormente, é preciso focar em ações prévias antes de partir para compra. Pensando nisso, são necessárias ações para economia e para evitar golpes.

 

Segundo o educador financeiro, Reinaldo Domingos, do canal do YouTube Dinheiro à Vista, algumas decisões simples podem evitar grandes prejuízos. "é preciso focar nos melhores preços e só daquilo que realmente precisa, pesquisando em sites e lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Agir por impulso, nesse momento, pode prejudicar o bolso", explica.

 

"Fazer compras de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Assim, será mais difícil se deixar levar por impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com isso, é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro", complementa Domingos.

 

Para quem já se planejou e quer encarar uma maratona de compras é importante considerar algumas orientações. A principal é que uma dose extra de paciência é fundamental, pois estresse e a pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar mais caro.

 

Veja cuidados detalhados por Reinaldo Domingos que devem ser tomados para economizar ao comprar:

 

• Faça uma lista detalhada de tudo daquilo que pretende comprar e de quem deseja presentear, considerando principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará a evitar compras por impulso.

• Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e procure fazer um número pequeno de parcelas.


• Observe se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa no futuro. Por exemplo, para aproveitar um vídeo game é preciso comprar jogos e acessórios.

• Pesquise entre várias lojas e sites para ter certeza de que conseguirá descontos realmente interessantes. Aproveite a internet como um importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.


• Se for às compras, use roupas confortáveis, se alimente bem e tenha paciência. Isso evitará que deseje comprar rapidamente apenas para acabar com o "martírio", perdendo assim oportunidades de encontrar o menor preço.

• Se estiver em situação financeira problemática, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos e jovens o motivo de não receberem presentes.

• Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.

 

Como fugir dos golpes

  

Além das ótimas opções de consumo, existe o outro lado do período de promoções: infelizmente também aumentam os golpes aos consumidores. "Mas do que em outros anos, temos observado um número cada vez maior de golpes e de reclamações pós-compra por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo que o maior acesso às informações possibilita melhor as pesquisas, essas também facilitam os caminhos de quem quer se aproveitar para realizar promoções falsas ou mesmo tirar dinheiro indevido das pessoas ", alertou Afonso Morais, sócio fundador da Morais Advogados Associados e especialista em combate a fraudes.

 

É importante que o consumidor se previna, se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população, e caso isso ocorra é passível entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou até entrar com processos por danos morais.

 

Essas obrigações, estão no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a previa advertência sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras.

 

Um ponto muito importante é que é expressamente proibida a publicidade enganosa ou abusiva por parte dos fornecedores, assim, se observar o famoso: "tudo pela metade do dobro do preço", o consumidor pode e deve reclamar, impedindo a adoção de métodos comerciais desleais, que possam confundir o consumidor.

 

Veja orientações em caso de problemas depois das compras:

 

• Faça pesquisa previa dos preços, estabelecendo os produtos que pretende comprar e marcando os preços para não correr o risco de ser pego de surpresa por descontos enganadores. Caso isso ocorra, cabe denunciar as empresas praticantes e, até mesmo, boicotar no futuro.

• Não é porque comprou algo mais barato que esse pode estar defeituoso, assim é interessante se atentar às obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou serviço defeituoso, sendo que, caso isso ocorra se deve exigir a reparação dos danos de qualquer natureza, é necessário que sempre sejam observados atentamente os prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de Defesa do Consumidor.


• O prazo para reclamar e exigir a reparação dos defeitos aparentes e de fácil constatação é de trinta dias, caso o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável, ou de noventa dias no caso de durável. Os prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito do produto ou serviço.

• Importante é que a reclamação formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados, sendo que o direito perde valor fora desses. Já no caso de ação judicial, na busca de reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.


• O código de defesa do consumidor permite, em seu artigo 49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em até sete dias corridos, mas isso sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Assim, sempre que você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo (não é necessário justificar), pode pedir o cancelamento sem qualquer custo.


• Documente, pode ser por e-mail, esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória. Então consumidor, fique atento, devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito, ou ao menos a reparação e responsabilidade contra os abusos que sofremos.

 

Veja orientações do advogado Afonso Morais, para fugir de golpes:

 

• Cuidado com seus dados - informações pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados em qualquer formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente seguro;

• Cuidado ao clicar - sei que o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do endereço do site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais;


• Procure saber sobre a reputação da loja - hoje em qualquer busca rápida pode se ter avaliação de uma empresa ou loja, mas cuidado, priorize Procon, portais de direito do consumidor ou no Reclame Aqui para fazer sua pesquisa, cuidado com sites que mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes;

• Cuidado com suas senhas - busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência e a data de nascimento, etc...


• Priorize pagamento no cartão de crédito - para as compras online essa é a mais seguras, pois simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor e identifica possíveis fraudes. Evite transferência bancária ou boleto.

• Fuja de condições extraordinárias - ‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar, as propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso não acredite nessas situações;


• Atualize sempre seu antivírus - busque estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas maliciosos, também faça varreduras constantes.

• Busque fontes confiáveis de informação - é importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações de fontes confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de Fake News.


Geral: Contrato de namoro ou união estável: qual é o mais indicado?

 

Cresce a procura por estes documentos por casais que desejam oficializar, de alguma maneira, a relação


Pixabay

O Contrato de Namoro tem o objetivo de afastar a caracterização de união estável



Redação/Hourpress

 

A busca por relacionamentos amorosos sérios aumentou nos últimos anos. No auge da pandemia, por exemplo, os aplicativos especializados em unir casais fizeram tanto sucesso que, dois anos depois, muitos casais continuam juntos.

 

Para quem não é “casado no papel”, mas quer, de alguma maneira, regularizar sua situação, existem dois documentos que estão à disposição nos cartórios de notas. Tratam-se do Contrato de Namoro e o Contrato de União Estável.

 

De acordo com o substituto do tabelião, Douglas Gavazzi, do Cartório Paulista, em São Paulo, SP, o Contrato de Namoro tem o objetivo de afastar a caracterização de união estável e da aplicação de regime de bens, uma vez que os namorados não têm a pretensão de constituir uma família. “A intenção é apenas namoro, nada mais. Já na União Estável, o casal tem esta intenção, deseja formar uma família e, assim, optam pelo regime de bens estabelecido nessa relação.” Segundo ele, a união estável confere benefícios aos conviventes, como dependência econômica, plano de saúde familiar, benefícios previdenciários, entre outros.

 

Período
 

Gavazzi explica que não há prazo em dias, meses ou anos para se caracterizar um ou outro documento, sendo que o que deve ser levado em conta é a vontade do casal. “Se o desejo é de constituir família, instituto tutelado do Estado, os companheiros podem requerer a lavratura de uma escritura de união estável, independentemente do tempo que estão juntos”, afirma, ao comentar que o mesmo ocorre com a escritura de namoro.

 

De acordo com o substituto do tabelião, no documento da união estável pode constar a escolha do regime de bens; a existência de filhos comuns ou unilaterais que passam a fazer parte da família; a dependência econômica; a habilitação para benefícios previdenciários; os títulos de clubes e os planos de saúde. Já no contrato de namoro, a estipulação é livre, sendo que o objetivo é sempre esclarecer e tornar válido que o foco não é a formação da família, afastando aspectos patrimoniais.


 “É importante ressaltar que os documentos somente são válidos com a participação de ambos os declarantes, com suas respectivas assinaturas. Os atos notariais são sempre consensuais”, observa, ao revelar que as escrituras podem ser sempre alteradas pela vontade dos contratantes. Na União Estável, por exemplo, a alteração quanto ao regime de bens, somente por meio de autorização judicial, o chamado alvará.

 

Alterações
 

Se com o passar do tempo o casal decidir se casar, o Contrato de Namoro perde a validade, pois a vontade de um relacionamento sem compromisso efetivo se transformou em família. No caso da União Estável, que regra o momento anterior ao casamento, ele continua válido. “Segundo o artigo 1.726, do código civil, a união estável poderá ser convertida em casamento, com pedido feito ao Registro Civil.”

 

Com preço médio de R$ 512,01, em cartórios que investem em tecnologia, como o Cartório Paulista, ambos podem ser feitos de maneira eletrônica. Basta que as partes possuam certificado padrão ICP-Brasil ou notarizado. “Caso as partes não tenham nenhum certificado, é possível emiti-los, via e-Notariado, gratuitamente, e também à distância”, finalizou.