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sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Variedades: Festival Novabrasil celebra a música brasileira

  Vale lembrar que restam poucos ingressos e a compra pode ser feita pelo site oficial (acesse aqui)

    Divulgação

    Baby do Brasil e Pepeu Gomes estarão presentes neste evento

Redação/Hourpress

Após dois anos longe do público, o Festival Novabrasil se prepara para um final de semana em homenagem à música brasileira. A 11º edição do festival volta a acontecer no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro. Vale lembrar que restam poucos ingressos e a compra pode ser feita pelo site oficial (acesse aqui). 

No dia 15 de outubro, sábado, sobem ao palco Gilsons com LinikerJorge AragãoAdriana Calcanhotto com RubelZeca Baleiro com Juliana Linhares e Vinícius Cantuária;  Baby do Brasil com Pepeu Gomes; e LAB FANTASMA, que reúne os artistas do hub de entretenimento, são eles: EmicidaDrik BarbosaRael Evandro Fióti. A banda Tuyo, inclusive, participa do festival ao lado de Fióti.

Já dia 16 de outubro, domingo, o festival recebe Bala Desejo com Duda BeatVanessa da Mata com Marina Sena; Diogo Nogueira convida CrioloElba RamalhoFrejat e Nando Reis encerram a programação. 


Confira a programação completa dividida por horários:

15 de outubro, sábado 
15h — Gilsons convida Liniker
16h20 — Jorge Aragão
17h40 — Adriana Calcanhotto convida Rubel
19h — Zeca Baleiro convida Juliana Linhares e Vinícius Cantuária
20h20 — Baby do Brasil com Pepeu Gomes
21h40 — Emicida, Drik Barbosa, Rael e Evandro Fióti convida Tuyo

16 de outubro, domingo
14h — Bala Desejo convida Duda Beat
15h15 — Vanessa da Mata convida Marina Sena
16h40 — Diogo Nogueira convida Criolo
18h05 — Elba Ramalho 
19h30 — Frejat
21h — Nando Reis

 

Serviço:


Festival Novabrasil
Data: 15 e 16 de outubro (sábado e domingo)
Horário: A partir das 13h
Onde: Sambódromo do Anhembi
Local: Portões 27 e 28 | Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo
Ingressos: https://www.festivalnovabrasil.com.br/ 


Variedades: O que Direita e Esquerda defendem?

 

A cientista política Juliana Fratini reuniu pesquisadores de diversos espectros para apresentar um panorama completo do atual pensamento político



Redação/Hourpress

Em um ano de eleições, muito se fala sobre esquerda, direita, neoliberalismo, comunismo, fascismo e outros termos políticos. Porém, o que realmente essas palavras e conceitos significam? Quais são os discursos e intenções embutidos em cada uma destas vertentes de pensamento? 

Para oferecer respostas e facilitar a compreensão sobre o significado e as implicações destes termos no dia a dia, a cientista política Juliana Fratini organizou a obra Ideologia: uma para viver, lançamento da Matrix Editora. O livro reúne textos de pesquisadores renomados que apresentam as principais linhas de pensamento da política contemporânea de forma didática. 

Apesar de ser usual a adoção de termos como “esquerdista” ou “direitoso” para definir o espectro político de um indivíduo, há muito mais por trás destas classificações. Com artigos bem embasados e forte apoio bibliográfico, os autores da publicação desmistificam os campos ideológicos e ajudam o leitor a fugir do senso comum e das discussões rasas. 

Entre os assuntos abordados estão a visão histórica e atual da democracia e a análise dos partidos e da política brasileira. O uso da desinformação como instrumento do autoritarismo, populismo, social-democracia, a nova direita, a relevância do marxismo estão entre as análises produzidas por pesquisadores e cientístas políticos das mais importantes instituições acadêmicas do país.  

O trabalho de curadoria e organização de Juliana Fratini é minucioso em apresentar as questões mais importantes sobre o universo político brasileiro. O título da obra faz referência à música “Ideologia”, de Cazuza, que admitia em sua letra que precisava de um sentido para sua vida.  

Ideologia: uma para viver é um verdadeiro GPS para trafegar pelos diferentes caminhos da política brasileira, evitando becos sem saída e lugares comuns que distorcem os conceitos em função de suas agendas ideológicas. Um livro feito para dar sentido à vida política dos brasileiros. 

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Ficha técnica  
 
Livro: Ideologia: uma para viver  
Organizadora: Juliana Fratini  
Editora: Matrix Editora  
ISBN: 978-65-5616-252-2 
Páginas: 232 
Preço: R$ 54,00 
Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon 

Sobre os autores 

André Pereira César – Cientista social formado pela Unicamp, com especialização em controle orçamentário pela Escola de Administração da Fazenda do Distrito Federal. 

Carlos Freitas – Jornalista, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua como jornalista na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Christian Edward Cyril Lynch – Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pesquisador do CNPq e da Faperj. 

Claudio Gonçalves Couto – Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor adjunto do Departamento de Gestão Pública FVG-Easp; pesquisador CNPQ, integrante do seu comitê de área. 

Clayson Felizola – Jornalista e professor pós-graduado em Filosofia pela PUC-MG, com especialização em Filosofia Contemporânea. 

Fabrício Amorim – Jornalista, mestre e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Especialista em Ciência Política pela FESP-SP. 

Fernando Miramontes Forattini – Graduado em Filosofia pela USP, mestre e doutorando em História pela PUC-SP e estudante-visitante pela Universidade  de Chicago, bem como fellow na Corruption in the Global South Network. Possui especialização em corrupção pela Transparency International School on Integrity (Vilnius, Lituânia) e pela Universidade da Pensilvânia.  

Francisco Fonseca – Cientista político e professor da PUC-SP e da FGV/Easp. 

Helcimara Telles – Cientista política, doutora em Ciência Política pela USP, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel). 

José Paulo Martins Júnior – Bacharel, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. 

Juliana Fratini (organizadora) – Cientista política, mestre e doutoranda pela PUC-SP. 

Marco Aurélio Nogueira – Cientista político, professor titular da Unesp (aposentado) e articulista do jornal O Estado de S. Paulo. 

Miguel Chaia – Doutor em Sociologia pela USP, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP. 

Rafael de Paula Aguiar Araújo – Pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Lisboa e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP e em Filosofia pela USP. 

Rodrigo Augusto Prando – Professor e pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado – bacharel e licenciado – em Ciências Sociais, mestre e doutor em Sociologia pela Unesp, FCL, Araraquara. 

Wagner Iglecias – Doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP. 

Vera Chaia – Doutora em Ciência Política pela USP e livre-docente pela PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP.

Sobre a Matrix Editora 

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br


Variedades: Conheça o livro O flagelo do desemprego

 Diversas empresas compartilham lista de trabalhadores classificados como problemáticos



Redação/Hourpress

Você sabia que a rotina do desempregado é igual a de um presidiário? Você sabia que demissão, após anos de empresa, é semelhante a um divórcio?

Você sabia que o rito de demissão é diferente para funcionários que ocupam menores cargos e daqueles exercidos por membros de gerência, diretoria e presidência?

Você sabia, que mesmo desrespeitando a Lei, diversas empresas compartilham listas de trabalhadores classificados como problemáticos, por não aceitarem desrespeito às regras profissionais?

Você sabia que antes de ocorrer cortes, o departamento de RH passa a ficha à chefia revelando quais funcionários poderão ser mais suscetíveis para demissão?

Você sabia que na impossibilidade de mandar embora alguém com vários anos de casa, os patrões colocam o trabalhador, incluído neste quesito, na famosa geladeira, para forçá-lo a pedir as contas, por não suportar o isolamento?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais detalhes deste livro. 

https://kwai-video.com/p/vZ8CVg3y

Serviço:

Livro: O flagelo do desemprego.

Autor: Luís Alberto Alves.

Edição independente.

ISBN: 978-65-00-41113-3.

Páginas: 80.

Preço: R$ 35,00.

Onde encontrar: WhatsApp 11 95691-4434.

Luís Alberto Alves - Jornalista com passagem nos maiores jornais de São Paulo e revistas técnicas de Noivas, Segurança do Trabalho e Revenda Construção. Em 35 anos de profissão ocupou cargos de repórter, editor, secretário de redação, editor-chefe. Exerceu a função de assessor de imprensa em entidades sindicais. Com oito blogues, somados atingem aproximadamente 1,9 milhão de visualizações.

Geral: Brasileiro está entre os que mais consomem podcasts no mundo

 As entrevistas com convidados são o formato predileto para 55% dos brasileiros

    EBC



Redação/Hourpress

O Brasil é o 3º país do mundo que mais consome podcast, são mais de 34 milhões de ouvintes, segundo pesquisa do site CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. Com adeptos ávidos por conteúdos, em função da praticidade de se poder ouvir em qualquer situação, as entrevistas com convidados são o formato predileto para 55% dos brasileiros. 

Produzidos por empresas, veículos de comunicação, influenciadores, jornalistas ou especialistas nos mais variados temas e setores, os podcasts tratam de assuntos que vão desde astrologia e culinária até política e finanças. 

Por se tratar de uma maneira fácil para expansão de conhecimento, os podcasts abordam assuntos de nível básico ao avançado. Entre os temas procurados por C-Levels, gestores, empresários, empreendedores e profissionais sêniores, estão: marketing, gestão, negócios, carreira, empreendedorismo, vendas, tecnologia e inovação. Assuntos que contribuem para o desenvolvimento dos negócios e também para o crescimento da economia.

Por estar ligado às questões estratégicas de negócios para empresas de diferentes portes, o tema marketing chama a atenção dos ouvintes e possui uma série de podcasts nas plataformas de streaming de áudio. Por isso, separamos cinco (5) opções imperdíveis de podcasts de marketing que agregam valor, principalmente, para gestores de marketing e para profissionais que pretendem exercer cargos de liderança na área. Confira:

1. Mídia e Marketing - UOL 

Você não pode deixar de ouvir em 2022 o podcast Mídia e Marketing do UOL. Com mais de 80 programas gravados, cada temporada possui uma série de entrevistas com diretores de marketing de grandes empresas em episódios de 32 minutos em média. 

A cada semana, o Mídia e Marketing oferece aos seus ouvintes a oportunidade de conhecer os bastidores das estratégias de grandes marcas como XP Investimentos, Oreo, Raizen, entre outras, e também se identificar e ser inspirado por grandes gestores do marketing. 

Para conhecer as principais tendências no segmento das grandes marcas globais comentadas pelo cérebro que lidera suas principais ações, ouça o Mídia e Marketing

2. BRING ME DATA 

Recém-lançado, este podcast deu origem à newsletter que também se chama BRING ME DATA. Criado pelos especialistas em marketing digital da Macfor, agência full service de marketing digital, este programa surgiu para sanar dúvidas profissionais em relação à performance digital. 

Após conversar com vários gestores de marketing de grandes companhias do Brasil, a empresa identificou diversos problemas parecidos em relação ao digital. Com objetivo de transformar esses desafios em oportunidades, nasce o BRING ME DATA, o podcast mais “mão na massa” que você vai ouvir sobre marketing digital, growth hacking, data driven e tecnologia.

Nos dias de hoje, essas pautas se tornaram algo flutuante: aquilo que todo mundo domina, mas aparentemente quase ninguém sabe fazer o que precisa ser feito concretamente para gerar resultado. Para mitigar esse cenário, o BRING ME DATA traz episódios com 35 minutos em média, assim o ouvinte consegue se aprofundar no assunto e ainda aplicar o que aprende no dia a dia.

Conduzido por Fabrício Macias, co-CEO da agência, cada episódio contém entrevistas com profissionais de mentes brilhantes, para realmente tirar dúvidas e apresentar soluções práticas sobre o uso e análise de dados de forma inteligente e criativa nos negócios digitais. 

Escute o episódio de estreia e os demais do BRING ME DATA agora. 

3. HBR IdeaCast 

Já quem procura por insights de marketing e negócios semanais a partir de grandes estudos com dicas, inclusive, para combater a procrastinação, o HBR IdeaCast é ótimo. 

Esse podcast é ideal especialmente para quem fica frustrado com o paywall do Harvard Business Review, após ter lido todos os artigos permitidos do mês. Nesse sentido, esse IdeaCast é uma leve dose semanal de conteúdo de alto valor sobre gestão de marketing e negócios.

Em episódios de 25 minutos em média, os editores do HBR conversam com grandes nomes do mercado global para oferecer aos ouvintes os melhores insights sobre temas como negociação, trabalho remoto e resolução de problemas no mundo digital. 

Ouça o HBR IdeaCast aqui. 

4. The Hustle Daily Show 

Criado a partir da newsletter The Hustle, que já conta com mais de 1,5 milhões de assinantes em todo o mundo, o The Hustle Daily Show é um podcast que mantém o tom irreverente e disruptivo do boletim para trazer um informativo com os principais updates do mundo dos negócios e da tecnologia. 

Os episódios são diários e têm em média 12 minutos, mas alguns temas especiais variam de 20 a 40 minutos. A cada dia os especialistas do The Hustle apresentam uma perspectiva bem humorada das principais manchetes de negócios e tecnologia dos noticiários globais e contam por que você deve ficar atento a cada uma.

Escute o The Hustle Daily Show agora. 

5. The CMO Podcast 

The CMO Podcast é um que não pode faltar na playlist de todo gestor de marketing. 

Com episódios semanais de 40 a 50 minutos, ele traz conversas entre grandes especialistas em marketing digital do mundo como diretores de marketing da Deloitte, P&G, CROCS, entre outros. 

Com mais de 200 programas no ar, esse podcast tem um compromisso em apresentar uma visão realista do papel dos CMO's (Chief Marketing Officer) dentro das suas empresas. 

Entre outros pontos importantes, o podcast fala sobre como fundamentar as tomadas de decisão e como influenciar os hábitos de consumo ou se adaptar a eles.

Ouça The CMO Podcast agora. 

Aquele que assumir o compromisso de expandir seus conhecimentos e escutar esses podcasts diariamente, em pouco tempo será um expert em digital.

Geral: Os educadores são fundamentais para apoiar as famílias afetadas pela tragédia-crime de Brumadinho

 Mais de cem crianças ficaram órfãs e quatro professores estão entre as 272 vítimas fatais

    Record TV

Vítimas sendo resgatadas do lamaçal provocado pelo rompimento da barragem
Redação/Hourpress

No dia do Professor (15/10), é importante resgatar o papel-chave destes profissionais nas escolas de Brumadinho (MG) e da região após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale. Depois da tragédia-crime, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, professores e alunos passaram a ter de lidar, diariamente, com uma realidade inimaginável. Entre tantas perdas provocadas pela ruptura da barragem, mais de cem crianças ficaram órfãs e quatro professores estão entre as 272 vítimas fatais.
 

Os professores eram Sirlei de Brito, que também era advogada e secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho; Edimar da Conceição de Melo Sales, docente do curso técnico de mineração da Faculdade ASA de Brumadinho; Warley Lopes Moreira, que era engenheiro master da Engenharia de Manutenção da Vale no momento do rompimento da barragem e foi professor do Centro Universitário Una e do Cefet-MG; e Márcio Mascarenhas, professor de inglês e dono da Pousada Nova Estância.
 

A partir da tragédia-crime, as escolas municipais da cidade passaram a contar com psicólogos para acompanhar os alunos por conta de problemas emocionais enfrentados por eles e suas famílias, seguindo uma decisão da secretaria municipal de Educação. De acordo com a diretora da Escola Municipal Padre Machado, Alice Porfírio, os professores têm de enfrentar até hoje diversos desafios em suas rotinas escolares após o rompimento da barragem, o que demanda um apoio especial a seus alunos, cotidianamente.


Acordo
 

“São alunos carentes que perderam familiares ou pessoas queridas. São alunos que veem as pessoas sofrerem e que estão emocionalmente abalados. A partir da data da tragédia, muitos choram com frequência, passam por situações de ansiedade e pânico”, afirmou Alice. Nesse contexto, os educadores também foram afetados pela tragédia, de acordo com a diretora da Escola Municipal Padre Vicente Assunção, Celma Ferreira.
 

“Todos nós ficamos com problemas emocionais e psicológicos, pois perdemos amigos, familiares e vizinhos de uma maneira muito brusca. Mas nós educadores tivemos que passar por cima de nossas dores e lutos para acolher e ajudar nossos alunos que estavam sofrendo. Tivemos que ser fortes para tentar aliviar a tristeza deles. A escola proporcionou aos alunos um ambiente de suporte e apoio ao drama vivido por toda população de Brumadinho”, afirmou Celma. Segundo ela, em busca do bem-estar da comunidade escolar as iniciativas de acolhimento e afeto nas escolas ganharam ainda mais relevância.
 

Escola: um lugar acolhimento

A supervisora pedagógica da Escola Municipal Nilza de Lima Sales, Cesária Clarice Mendes Carmo, contou que, no ano da ruptura da barragem, a unidade de ensino transformou-se em um local de “conversa” para apoiar estudantes, familiares e funcionários. Segundo ela, a escola, localizada no distrito de Conceição de Itaguá, era uma das que tinha o maior número de alunos com parentes entre as 272 vítimas da tragédia-crime.
 

Segundo Cesária, “a escola teve um papel primordial, foi refúgio, lugar de desabafo, de entendimento”. “Na faculdade, aprendemos que temos de falar para expor conteúdo. Mas, naquele momento, tivemos de aprender a escutar mais e falar menos, ouvindo com o coração para se colocar no lugar do outro”, afirmou Cesária, que também é professora, atuando no projeto de reforço escolar. O tio de Cesária, Valdeci de Souza Medeiros, está entre as 272 vítimas.
 

Após a tragédia-crime, o Sistema Pedagógico Semear, unidade privada de ensino, recebeu uma grande demanda de matrículas de estudantes que perderem familiares, segundo a diretora e proprietária do Semear, Tânia Aparecida Campos Martins. Atualmente, 40 órfãos da tragédia estudam na escola, o que corresponde a cerca de 10% do total de estudantes do Semear. Em 2019, o Semear passou a atuar de forma a acolher os estudantes e parentes, promovendo dinâmicas lúdicas, como, por exemplo, apresentações teatrais e shows, além de encontros para mães e pais. Até hoje também é desenvolvido o projeto “Fortalecendo Laços” para apoiar as equipes de servidores e professores, que também perderam familiares no rompimento da barragem.


Exemplo


Segundo Tânia, as palavras “mãe e pai” passaram a ser evitadas pelos professores de modo a respeitar os desafios emocionais de crianças órfãs em datas festivas e durantes as aulas. No lugar, passou-se a utilizar a palavra “família” de modo a agregar todos os estudantes. “É importante o reconhecimento dos professores, ter gratidão por estes profissionais que se doam tanto. Professores são referência e exemplo”, declarou Tânia.
 

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), idealizadora do Projeto Legado de Brumadinho, une-se às homenagens aos professores. Segundo Edi Aparecida Tavares Pinto, do conselho fiscal da diretoria da AVABRUM, é importante expressar, “na data em que se comemora o Dia do Professor, os nossos mais profundos agradecimentos pela forma como cuidaram e cuidam das dores latentes nos corações das nossas crianças e adolescentes que perderam entes queridos”.
 

“Perder alguém que amamos já traz muito sofrimento e dor, e, da forma como se deu em Brumadinho, estes sentimentos se acentuaram significativamente, trazendo consequências avassaladoras de ordem psicológica e emocional. Neste contexto, a atenção redobrada, o acolhimento e o amor que os professores dedicaram aos alunos impactados foi de suma importância para aliviar suas dores”, afirmou Edi, que é funcionária da Secretaria de Educação de Brumadinho e diretora de cursos técnicos da Faculdade ASA, localizada na cidade. Ela conta que foi professora durante muitos anos e considera que estes profissionais exercem “um papel social de extrema grandeza”.

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Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

 

Geral: Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?

 

A oportunidade que é oferecida por meio de propostas tentadoras

Francisco Gomes Júnior

A era digital trouxe a dependência das pessoas pelos seus smartphones, pelas mídias sociais e pela exposição (seja pessoal ou profissional). E, com o aumento do número de usuários no mundo virtual, surgem os golpes digitais, aqueles praticados utilizando-se basicamente de três elementos: o desejo da vítima em ter algum ganho (financeiro ou pessoal); a oportunidade que é oferecida por meio de propostas tentadoras e a engenharia social, que consiste em fazer com que, através de uma aproximação, a proposta se torne confiável para a pessoa.

Exemplificando: imagine a oferta de um televisor com tela gigante sendo vendida por metade de seu valor de mercado (a proposta tentadora desperta na vítima o desejo de levar uma grande vantagem econômica). Nesse tipo de golpe, o anúncio é postado em mídias sociais e remete o interessado ao site da empresa, onde poderá efetivar a compra – tudo feito de forma perfeita e detalhada para convencer a vítima da legitimidade da venda. E, mesmo que desconfie, como há um telefone para contato no site, a vítima entra em contato e é atendida por um “vendedor” que transmite confiança e dá a segurança para que o negócio seja fechado (a engenharia social do golpe). Pronto, golpe efetivado.

Diante dessas fraudes (como vendas de veículos, de eletrodomésticos, grandes promoções e grandes prêmios, concessão de crédito sem a necessidade de envio de documentos, concessão de juros zero sem nenhuma garantia, empréstimo consignado com taxa zero de juros), identificou-se a necessidade de alertar aos consumidores para que não sejam vítimas deles. Há uma brigada formada por apresentadores em programas de TV aberta e fechada, advogados, especialistas em cibersegurança, além de empresas e bancos que dão dicas diariamente para que não se caia nesses golpes, mas, mesmo assim, eles continuam crescendo.

Vítimas

Isso vem ocorrendo devido principalmente a dois fatores. Primeiro, os golpes estão se massificando cada vez mais, ou seja, se antes o golpista abordava mil vítimas por dia para buscar a fraude, agora milhões de pessoas são abordadas, as quadrilhas aparentemente criaram mecanismos que permitem abordar um número muito maior de pessoas e, assim, ainda que percentualmente não se aumente o número de vítimas, o número absoluto não para de crescer. O outro fator que muito contribui para que os golpes se efetivem é a “automaticidade” do comportamento das vítimas, ou seja, agem automaticamente em muitas situações e quando percebem, já caíram no golpe. A pessoa vê um anúncio, entra no site e faz a compra, sem maiores verificações. É um comportamento automático.

De fato, existem golpes em que a mensagem inicial é enviada a milhões de pessoas, como o golpe do falso emprego. No caso de ser enviada a 2 milhões de pessoas, se apenas 10% delas caírem no golpe, já se somam 200 mil vítimas. Você clica em links indevidos porque comumente clica nos links que recebe; você acredita em um e-mail que imita o do seu banco, porque frequentemente recebe e-mails da instituição financeira; você aceita qualquer aviso sobre seus dados, porque com frequência entra em sites que pedem autorização e clica em aceitar todas; e por aí vai. Esse é o comportamento automático que precisa ser quebrado. É preciso questionar sempre o link, verificar que tipos de e-mail seu banco envia e quais não envia, ler os avisos com os quais está concordando. Como todos estão na correria, o modo automático é o mais rápido, quando se abre, então, a porta para os golpes digitais.

Francisco Gomes Júnior - Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).

Geral: redes sociais de Bolsonaro e Lula cresceram em número de seguidores

 


Redação/Hourpress

A edição desta semana do Observatório das Eleições da Vert.se – empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais – mostra que, nos últimos sete dias, as redes sociais de ambos os candidatos à Presidência da República cresceram em número de seguidores. Jair Bolsonaro “ganhou” aproximadamente 330 mil seguidores no Instagram e mais de 122 mil no Twitter. Já os perfis de Luiz Inácio Lula da Silva receberam volume de novos seguidores acima de 150 mil no Twitter e mais de 184 mil no Instagram.

Outros pontos analisados pelo estudo foram os termos mais procurados no Google a respeito dos candidatos. Desde o início da campanha eleitoral até o momento, percebe-se que as buscas no Google pelo termo “fake news” foram crescendo e alcançaram seu pico dois dias após o primeiro turno, quando surgiram nas redes imagens de Bolsonaro na maçonaria e em foto, adulterada, dele junto a uma imagem ligada ao satanismo.

Mas quando se analisa a busca pelo nome de cada um, ações, atuações e escândalos são algumas das pesquisas mais comuns. O volume médio de buscas pelos nomes dos presidenciáveis ficou bem parecido nesse recorte, mas com Bolsonaro estando a apenas 3% à frente de Lula. “Aparecida” é a principal palavra associada ao atual presidente nas pesquisas dos últimos sete dias, enquanto “CPX” está nas principais buscas relacionadas ao candidato petista. Ambos os termos têm relação com atos que os dois participaram durante o feriado do dia 12.

 

 

Voltando às redes sociais de cada candidato, a visita de Bolsonaro a Aparecida foi o assunto mais comentado em seus perfis oficiais, com ênfase às confusões causadas. Já a ida de Lula ao Complexo do Alemão foi o destaque em suas redes, mas com fake news envolvendo o boné que ele usava, com a sigla CPX, utilizada como abreviação da palavra “complexo”, mas que foi associada a facções criminosas, como o Comando Vermelho.

Saiba tudo sobre os números e assuntos mais quentes das redes de cada candidato, apurados pela Vert.se:

 

JAIR BOLSONARO

 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Saiba mais, em tempo real - As análises feitas semanalmente pela Vert.se ganharam um poderoso reforço: a plataforma Observatório das Eleições 2022, viabilizado por meio de parceria da Vert.se com Zeeng e Keep.i. Com a novidade, é possível acompanhar os dados das redes sociais dos principais candidatos ao Planalto em tempo real. As visualizações e monitoramento da performance das páginas de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva visam trazer uma visão completa das atividades de cada político em formato interativo.

O levantamento tem como objetivo mostrar menções e assuntos mais quentes nas plataformas sobre temas de destaque na semana, sempre trazendo muitos dados e informações com base nos perfis dos presidenciáveis.

Acreditamos que esse material pode ser importante instrumento no seu dia a dia de apuração, auxiliando a entender o que mais se “conversa” no meio digital. Por isso, lhe convidamos a assinar a newsletter e receber semanalmente, em sua caixa de e-mail, informações que podem, talvez, gerar uma boa pauta para você.