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quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Economia: Brasil está na penúltima posição no ranking internacional de eficiência energética

 

No País, a eletricidade é o insumo mais importante, seu uso racional é essencial

   Arquivo

Menor consumo de energia elétrica e maior durabilidade de componentes mecânicos


Redação/Hourpress

Os motores elétricos estão nas casas – no liquidificador, na batedeira, no secador de cabelo, na geladeira –, bem como nas empresas e nas indústrias, nos elevadores, escadas rolantes e nas aplicações em fresas, tornos e esteiras, por exemplo. Sua utilização é tão grande que o relatório recente de pesquisa da Market Research Future, “Electric Motors Market for Household Appliances”, comprova que haverá um crescimento de 5,87% entre os anos 2022 e 2030, isso só para o uso doméstico, sem contabilizar os parques fabris.

Segundo a pesquisa, a alta se dá por conta da procura por motores eficientes em termos de energia: “Espera-se que regiões emergentes em todo o mundo apresentem oportunidades inexploradas. Os players do setor tentam aumentar suas capacidades de produção com melhor eficiência de custos apoiados em novas possibilidades”, diz o levantamento, pontuando, ainda, que, embora de um lado as perspectivas sejam positivas, do outro, o mercado testemunha grandes lacunas. E, um desses obstáculos está na baixa adoção dos inversores de frequência, dificultando o já tardio progresso da Indústria 4.0 por meio da automação de processos industriais.

No Brasil, a eletricidade é o insumo mais importante, seu uso racional é essencial quando o assunto é redução de gastos e competitividade. Nas fábricas, os vilões das contas de energia e suas altas cifras são os motores elétricos, que representam o percentual de 70% de toda a eletricidade consumida, conforme aponta a Eletrobras/Procel.

Técnico

Há exatamente 20 anos, foi promulgada a Lei nº 10.295, que visa combater o desperdício de energia. Em seu artigo 2º, a legislação destaca que a checagem dos estabelecimentos em relação aos níveis máximos de consumo de energia, ou mínimo de eficiência energética, dos equipamentos e máquinas, será realizada com base em valores viáveis.

“Ocorre que para atender esta condição, faz-se necessário uma quantidade imensa de informações, como volume de produção, distribuição e venda, estratégias de transporte, importações e exportações, entre outros fatores, naturalmente difíceis de serem adquiridas”, analisa Joelintom Geffer, promotor técnico Siemens da Reymaster Materiais Elétricos e especialista em automação industrial.

Isso faz com que, em termos de eficiência energética, o Brasil esteja na penúltima posição no ranking internacional, entre as 16 maiores economias do mundo. “Para reverter esse quadro, a adoção dos inversores de frequência se faz urgente”, comentou Geffer.

Energia

Os inversores de frequência são aplicados em motores elétricos monofásicos e trifásicos, possibilitando seu acionamento com um controle preciso da corrente de partida (Reduzindo custos com sobredimensionamento de cabos, contatores, disjuntores, painéis e transformador). É possível controlar a velocidade e torque do motor , resultando em menor consumo de energia elétrica e maior durabilidade de componentes mecânicos de uma máquina ou processo.

Seu funcionamento é relativamente simples, é feita a conversão do sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Etapas - imagem em alta no link abaixo do texto

E engana-se quem pensa que sua única utilidade é economizar energia. Pelo contrário: os inversores de frequência são responsáveis pelo melhor desempenho das máquinas e equipamentos; têm menor necessidade de manutenção; protegem o motor de forma mais eficaz; economizam espaço na instalação e principalmente habilitam a transformação digital para a Industria 4.0!

A Reymaster, com sede em Curitiba (PR) e Joinville (SC) - e que atende todo o Brasil -, conta com um portfólio completo desses equipamentos através da parceria com as marcas Siemens e Schneider. Além de possuir uma equipe técnica especializada para atender a cada necessidade da indústria nacional!

hourpressradio.com

Economia: ZF estreia a plataforma de computação de alto desempenho

 Computador coordena as funções do chassi e do veículo a partir de uma única unidade 

Divulgação

O supercomputador mais flexível e poderoso para a indústria automotiva


Redação/Hourpress

No CES 2022, em Las Vegas, a ZF apresenta sua próxima plataforma de computação de alto desempenho: o controlador Vehicle Motion Domain (VMD Controller). O VMD Controller é um computador central adaptável para todos os tipos de plataformas de chassis, funções de movimento e carroceria de veículos, carros definidos por software de próxima geração e futuras arquiteturas de domínio e zona E / E.

As características de direção e manuseio de um carro são amplamente definidas por seu chassi. A orientação das rodas, o amortecimento, a suspensão, a direção e os freios ajudam a determinar o caráter de um veículo e a tendência de eletrificação e controle de software desses sistemas continuam a acelerar.

“Dinâmicas de direção cuidadosamente coordenadas são essenciais para aumentar a segurança e o conforto da direção com condutor e autônoma. Os clientes hoje estão escolhendo entre um espectro mais amplo de tecnologias que exigem mais detecção de sensores de chassi integrados, bem como de outros sistemas de veículos. Atender aos requisitos crescentes desses sistemas, cada vez mais sofisticados que incluem circuitos semelhantes, precisam de soluções de computação de maior potência”, disse André Engelke, Head da Área de Sistemas de Controle de Mobilidade de Veículos.

“É por isso que desenvolvemos o VMD Controller, que acreditamos ser atualmente o computador de alto desempenho de domínio de chassi mais flexível, escalável e poderoso disponível”, enfatizou Engelke.

O controlador de alto desempenho é projetado para integrar as funções do veículo em todos os domínios, incluindo corpo e gerenciamento de energia, e oferece suporte à funcionalidade autônoma enquanto reduz a complexidade usando um único controlador para controle inteligente de movimento do veículo. O VMD Controller atende às tendências de veículos definidas por software com funções e aplicativos em tempo real com um limite de alto desempenho de 55.000 DMIPS (milhões de instruções por segundo).

A ZF também dá grande ênfase aos sistemas abertos que permitem que os clientes da mobilidade ajustem os componentes de acordo com suas necessidades. Para um nível mais alto de automação, o controlador de alto desempenho VMD pode ser conectado ao ZF ProAI, a plataforma de computação de alto desempenho da ZF para aplicativos ADAS / AD, em uma abordagem de sistema integrado.

“O design e a arquitetura da nova versão do ZF VMD Controller são, obviamente, baseados nesta abordagem aberta e modular: a placa pode operar o próprio software de aplicativo e segurança da ZF - ou de outros desenvolvedores ou fornecedores terceirizados,” disse Engelke.

Supercomputadores 

A inteligência dos veículos futuros provavelmente será controlada por alguns computadores centrais extremamente poderosos, como o VMD e os controladores ProAI. Eles executam as funções de software de computação intensiva que controlam os domínios críticos do veículo e ajudam a habilitar funções para direção automatizada, mobilidade elétrica, controle de movimento do veículo e segurança integrada. Computadores de alto desempenho e funções de software inteligentes são os principais capacitadores para os veículos definidos por software do futuro e podem ajudar a trazer experiências de mobilidade seguras e inteligentes aos consumidores contemporâneos.

Com a última geração do supercomputador ZF ProAI, a ZF apresenta o próximo nível do supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do mundo. Com um aumento de 66% no poder de computação, o novo ZF ProAI consome até 70% menos energia. O núcleo das novas arquiteturas de veículos E / E é formado por computadores de alto desempenho que podem ser usados como controladores centrais, de domínio ou de zona.

“Nosso ProAI foi projetado para cobrir uma ampla gama de campos de aplicação possíveis para praticamente todos os tipos de veículos e para todos os estágios previstos de direção automatizada ou autônoma”, explica Torsten Gollewski, Head de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF. “E à medida que adicionamos novos controladores especializados como o VMD, podemos ajudar a indústria a atender às demandas de novas arquiteturas de veículos e funções avançadas que irão aprimorar a mobilidade da próxima geração.”

Artigo: Soluções digitais impulsionam a retomada dos negócios de bares e restaurantes

 

A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva 

    Freepik

O setor foi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown


João Quintella, CEO e fundador da Liuv

Durante a pandemia, 50 mil bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), e 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. O setor foi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown.
 

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. De acordo com uma pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar.
 

A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas, apesar das projeções otimistas, o momento ainda é delicado. A hora agora é de traçar estratégias para aproveitar a oportunidade de recuperação e consolidação dos negócios﹒Nesse sentido, é importante manter atenção às novidades do mercado, para estar à frente na experiência do cliente, aumentar a fidelização e as vendas.

 

Pensando nisso, João Quintella, CEO e fundador da Liuv, foodtech de soluções digitais para bares e restaurantes, elenca algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades:Algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades:

 

1. Digitalização e aceleração são o novo normal

Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus. Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.

 

2. Controle seu CMV

Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa. Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing.

 

3. Otimização dos fluxos

Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes, aumentar as vendas e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos. O mercado disponibiliza tecnologias que facilitam essa otimização e ampliam as opções do cliente nas formas de fazer o pedido e de pagar pelo consumo.

 

4. Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos

Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários, que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.

hourpressradio.com

Geral: Mais duas cidades do Maranhão decretam emergência por causa das chuvas

 

Cidade no oeste do estado poderá adiar volta às aulas

    Corpo de Bombeiros/Maranhão
Em duas cidades foram grandes os estragos provocados pelas chuvas


Agência Brasil 

Mais dois municípios maranhenses – Mirador e Paraibano – decretaram situação de emergência por causa das chuvas, somando-se a Barra do Corda, Grajaú e Jatobá. Isso significa que as cinco cidades reconhecem que serão necessárias medidas excepcionais e apoio estadual e federal para reparar os estragos causados pelas inundações e alagamentos e restabelecer a normalidade.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, há seis municípios em estado de alerta por causa da continuidade das chuvas: Trizidela do Vale, Pedreiras, Itapecuru Mirim, Santa Rita; Pirapemas e Cantanhede.

Em todo o Maranhão, as chuvas, inundações e alagamentos deixaram 298 famílias desabrigadas. São pessoas que tiveram que deixar suas casas e, sem ter para onde ir, foram acolhidas em abrigos públicos. Mais de 320 famílias desalojadas estão em casa de parentes, amigos e vizinhos ou em hospedagens particulares.

Em Mirador, no sertão maranhense, o Rio Itapecuru transbordou, alagando a região central da cidade e deixando um “triste cenário”, disse à Agência Brasil a secretária municipal de Educação, Erenilde Campos Everton Bezerra. Segundo a Defesa Civil estadual, só nesta cidade, mais de 200 famílias foram desabrigadas ou desalojadas pela alta do nível do rio.

“A enchente foi muito grande. Os comércios, a agência bancária, está tudo fechado no centro da cidade. Para não falar da zona rural. O prédio da secretaria também foi atingido pela água, que destruiu documentos e estragou móveis, deixando, em alguns pontos, uma camada de lama quase na altura dos joelhos”, descreveu a secretária.

Oito escolas da cidade estão servindo de abrigos improvisados, e Erenilde não descarta a hipótese de ter que adiar a volta às aulas, prevista para 1º de fevereiro. “Temos que fazer uma nova análise para ver o que fazer, porque a situação aqui está triste.”

De acordo com a Defesa Civil estadual, com a trégua das chuvas nas últimas 24 horas, o volume de água do Rio Itapecuru chegou a diminuir um pouco, permitindo a liberação de algumas vias e a retirada de parte dos dejetos que tomaram conta das ruas centrais de Mirador. Além de distribuírem cestas básicas, remédios e refeições à população, servidores públicos verificam se há necessidade de remover mais pessoas para os abrigos improvisados. No entanto, por receio da volta das chuvas, Mirador permanece em estado de atenção.

Em Imperatriz, cerca de 550 quilômetros a oeste de Mirador, 241 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Ali, o nível do Rio Tocantins segue estável, na marca de 9,4 metros, e bombeiros e equipes do Exército prestam ajuda às pessoas afetadas.

Geral: Navio Costa Fascinosa aporta no Rio com sete casos de covid-19 a bordo

 

Passageiros iniciaram viagem no dia 30 de dezembro






Agência Brasil
Os passageiros começaram a viagem em 30 de dezembro


Agência Brasil 




Aportou na manhã de hoje (6) no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o navio de cruzeiros Costa Fascinosa. Ao longo da manhã, houve o desembarque completo dos passageiros, que subiram a bordo no dia 30 de dezembro.

Segundo a operadora Costa Cruzeiros, o navio deixou o Porto de Santos na segunda-feira (3), onde não houve embarques. De acordo com as últimas informações divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram reportados dois casos de covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os passageiros do Costa Fascinosa, que deverão cumprir quarentena de 10 dias na cidade.

A empresa informou que suspendeu voluntariamente seus cruzeiros nos portos brasileiros até 21 de janeiro de 2022, devido aos surtos de covid-19 que ocorreram a bordo de navios e à recomendação da Anvisa.

Com isso, foram cancelados os embarques de passageiros do navio Costa Diadema em Santos nos dias 3, 10 e 17 e em Salvador, programados para os dias 6, 13 e 20 de janeiro.

O Costa Fascinosa cancelou os embarques em Santos nos dias 3, 10 e 18 de janeiro; no Rio de Janeiro em 6 e 14 e em Itajaí nos dias 08 e 16 de janeiro.

De acordo com a empresa, os passageiros afetados pelos cancelamentos terão as opções de crédito para uma nova viagem ou estorno dos valores pagos.

“A Costa Cruzeiros está informando os agentes de viagens e todos os hóspedes do Costa Diadema e Costa Fascinosa - os dois navios da empresa no Brasil na temporada 2021/22 - afetados pelos cancelamentos. A Costa Cruzeiros oferece a opção de transformar o valor pago pelo cruzeiro em um voucher de crédito a ser utilizado até 31 de dezembro de 2022 para embarques até 30 de junho de 2023. Também será oferecida a alternativa de reembolsar o valor pago pelo cruzeiro a ser executado nos prazos da Lei 14.046 de 2020 (suas alterações e prorrogações)”.

MSC Preziosa

Ontem (5) foram desembarcados também no Rio de Janeiro os passageiros do navio MSC Preziosa. As primeiras informações da Anvisa eram de que havia a bordo 25 tripulantes e oito passageiros com covid-19. O navio seguiria para o Nordeste, mas devido às chuvas na região, antecipou o fim da viagem em quatro dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após a investigação conjunta feita a bordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Anvisa, foram confirmados 81 casos de covid-19 no MSC Preziosa, sendo 61 tripulantes e 20 passageiros, dos quais 16 são brasileiros, sendo dois moradores da cidade, e quatro estrangeiros.

“Todos esses casos e seus contatos estão em isolamento. Os 16 brasileiros estão com sintomas leves e bem clinicamente. Foram realizadas coletas para investigação laboratorial por RT-PCR e, se atingirem os critérios laboratoriais, serão sequenciadas pela Fiocruz para identificação da variante”, informou a SMS.

Os moradores do Rio de Janeiro e de cidades próximas foram encaminhados para isolamento em domicílio e os residentes de fora do Rio foram alojados em um hotel. Os tripulantes permaneceram a bordo do navio e estão sendo acompanhados pela equipe de saúde da embarcação.

Houve embarque de passageiros no MSC Preziosa no domingo (2), mesmo dia em que 28 pessoas com covid-19 haviam desembarcados do navio no Rio de Janeiro.

*Matéria alterada às 14h20 a pedido da empresa Costa Cruzeiros que alterou nota sobre reembolso, suprimindo a palavra todo, no trecho: "...reembolsar todo valor pago pelo cruzeiro..."

hourpressradio.com





Geral: Prefeitura de SP aprova mais de 130 mil moradias populares

 

Do total de habitações licenciadas, 97 mil são destinadas a famílias com renda entre 0 e 6 salários mínimos


Agência Brasil

Mesmo com grande número de construção de casas, ainda existem milhares de Sem Teto

Redação/Hourpress
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), alcançou um recorde de licenciamento de habitação popular em 2021. Foram aprovadas 131.165 moradias, número superior a todos os anos desde 2013, quando o dado passou a ser contabilizado. Destaque para as unidades de Habitação de Interesse Social (HIS), destinadas a famílias com renda entre 0 e 6 salários mínimos, que somaram 97.373 e representaram 74% de todas as moradias licenciadas (Habitação de Interesse Social -- HIS + Habitação de Mercado Popular - HMP).
 

Os resultados reforçam a retomada econômica do setor de construção civil e foram influenciados pelo Portal de Licenciamento, plataforma de tramitação e análise de processos de licenciamento 100% digital da cidade. Em vigor desde 1º de janeiro de 2020, seu objetivo é agilizar a concessão de alvarás, reduzindo custos e tempo de tramitação dos projetos.
 

O licenciamento de moradias populares no ano passado foi tão expressivo que representou um aumento de 63% em relação a 2020, ano que, até então, registrava o recorde histórico de 80 mil unidades aprovadas de HIS e HMP. Confira no final do texto a relação completa de habitações populares licenciadas desde 2013.
 

A marca vai ao encontro do Programa de Metas 2021-2024 do Município que, estabelece em sua meta nº 15, o licenciamento de 300 mil habitações populares até o fim de 2024.
 

Além disso, está de acordo com a política pública de construção de unidades habitacionais na cidade. Desde 2017, mais de 32 mil unidades habitacionais foram entregues pela Prefeitura à população paulistana em parceria com os Governos Estadual e Federal e a iniciativa privada. Incentivar o acesso à moradia adequada é compromisso da atual gestão.

 


Confira os números de aprovações de moradia popular (HIS+HMP) entre 2013 e 2021:

2021: 131.165 unidades habitacionais 

2020: 80.128 unidades habitacionais  

2019: 50.458 unidades habitacionais 

2018: 56.716 unidades habitacionais 

2017: 39.056 unidades habitacionais 

2016: 30.012 unidades habitacionais 

2015: 30.354 unidades habitacionais 

2014: 24.986 unidades habitacionais 

2013: 10.176 unidades habitacionais 

 

 

Confira os números de aprovações de Habitação de Interesse Social (HIS) entre 2013 e 2021:

2021: 92.170 unidades habitacionais 

2020: 64.628 unidades habitacionais  

2019: 39.187 unidades habitacionais 

2018: 42.882 unidades habitacionais 

2017: 26.505 unidades habitacionais 

2016: 19.752 unidades habitacionais 

2015: 21.964 unidades habitacionais 

2014: 15.285 unidades habitacionais 

2013: 6.433 unidades habitacionais 


hourpressradio.com

Geral: Robô para atendimento ao cliente entende gírias, interjeições e os mais diversos sotaques brasileiros

 

Ele coloca a empresa entre as gigantes do setor de tecnologia do mercado internacional

    Divulgação

Nada escapa à inteligência artificial: as palavras pronunciadas, inclusive abreviações

Redação/Hourpress

Um assistente virtual cognitivo que tem como nativa a língua portuguesa brasileira, para atendimentos em setor de cobrança, que compreende as terminologias próprias deste mercado e, mais do que isso, é capaz de captar impressões de seus interlocutores. Nada escapa à inteligência artificial: as palavras pronunciadas, inclusive abreviações, gírias, interjeições e os mais diversos sotaques do nosso país, além da entonação, retórica e prosódia da pessoa que está do outro lado do contato, tudo isso é interpretado.

Parece sinopse de algum filme de ficção científica, mas não é. Trata-se da descrição de uma solução tecnológica brasileira que está sendo apresentada por uma empresa nacional. A PGMais, empresa de tecnologia que desenvolve soluções  para o mercado de relacionamento, já trabalha com assistentes virtuais de texto e voz há três anos, mas agora acaba de lançar a sua própria NLU (em tradução livre, linguagem natural própria), batizada de PGup.

 A solução coloca a desenvolvedora alinhada com o que há de mais inovador em tecnologia no mercado. Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, mais de dois milhões investidos, tudo isso em parceria com o CPQD - Fundação referência em pesquisa e desenvolvimento no país. A solução foi considerada inovação pioneira e por isso recebeu aporte do fundo Ebrapi que financia e fomenta a inovação no País.

Respostas

Segundo o fundador e CEO da PGMais, Paulo Gastão. O diferencial do PGup está exatamente na combinação deste ineditismo: uma NLU em língua portuguesa nativa (com as especificidades do português falado e escrito no Brasil), especializada no mercado de cobranças, com preço mais acessível e com mais agilidade de implantação

A PGup - está em constante aprendizado também. “Temos uma metodologia exclusiva de treinamento dos bots já reconhecida pelo mercado como uma das mais eficazes. Em menos tempo de implantação os bots atingem altos índices de entendimento e respostas. finalizou Gastão.

Diálogos

O aprimoramento do diálogo mantido com o interlocutor pelo assistente virtual é outra solução desenvolvida pela PGMais: um Gerenciador de Diálogos, que define estratégias de interlocução com os consumidores. “Construímos uma interface simples, amigável, com os conceitos de UX, possibilitando autonomia aos nossos clientes na construção dos diálogos e a execução da curadoria, sem a necessidade de profissional especializado em programação, sublinha o CEO da PGMais.

Possibilidade de oferecer atendimento 24 horas aos consumidores, por meio de conversas humanizadas e sem limitações no número de diálogos realizáveis; redução de custos para a empresa contratante e satisfação dos usuários estão entre as principais vantagens da solução, enumera Gastão. “Em síntese, é mais economia, mais interação, mais satisfação e, assim, mais resultados”.

Fundada há onze anos por Paulo Gastão, a PGMais tem sede em Curitiba. Em seu portfólio, registra mais de 200 clientes, de várias partes do Brasil. São empresas de diversas atividades econômicas, como corporações de telecomunicações, do sistema financeiro, comércio , entre outras. hourpressradio.com