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segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Veículos: Volkswagen alcança marco de 5 mil veículos exportados para Colômbia

 

A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos

Luís Alberto Alves/Hourpress

A VW Caminhões e Ônibus acaba de atingir o marco de 5 mil veículos exportados para a Colômbia, entre caminhões e ônibus. A unidade emblemática já deixou o Porto de Santos (SP) e é representada por um caminhão Constellation 19.360 V-Tronic. A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos, em 1997, com o envio de dois Volksbus 8.140. De lá para cá, foram muitos embarques de sucesso, com destaque para o caminhão Delivery 9.150, o campeão em exportações da VWCO para o mercado colombiano. O grupo Porsche é o representante e importador da marca para a Colômbia.

Este ano os veículos VW mais pedidos pelos clientes por lá foram os caminhões Delivery 11.180 e 9.170, os Constellation 17.280 nas versões chassis e tractor, e os cavalos mecânicos 19.360 com tração 4x2 e 31.330 com tração 6x4. Dentre os ônibus o destaque é o 8.160 OD. “Nossa história no mercado colombiano mostra como nosso portfólio é versátil, está sempre em ampliação e atende às principais necessidades de nossos clientes, com produtos sob medida, cobertura de ponta a ponta e baixo TCO – Custo Total de Propriedade.”, comenta Paulo Kramer, consultor comercial da VW Caminhões e Ônibus.

Veículos: Sistema de ignição precisa ser revisado para garantir bom funcionamento do motor



 Tríade de ignição, composta por velas, cabos e boninas, é essencial para uma viagem tranquila

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com o aumento dos deslocamentos por conta das festas de fim de ano, é importante que os motoristas relembrem de alguns cuidados com os componentes do veículo antes de pegar a estrada. Para evitar surpresas desagradáveis, a manutenção preventiva é indicada e um dos conjuntos que devem receber atenção especial é a chamada tríade de ignição, composta por velas, cabos e bobinas, e responsável pela queima da mistura ar/combustível, dando início à combustão do motor.  A dica é da Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores, que em apenas três anos já comercializou aproximadamente 4 milhões de velas de ignição no Brasil.

Essenciais para o bom funcionamento do motor, caso as peças que compõe a tríade estejam desgastadas, problemas diversos podem surgir, como dificuldade para ligar o carro, desempenho reduzido, marcha lenta sem estabilidade e difícil retomada. “Outro alerta é que uma vela em mau estado pode aumentar o consumo de combustível, seja gasolina ou etanol, e fazer com que o motorista acabe gastando mais dinheiro por conta de não realizar uma revisão preventiva antes de viajar”, destaca Pedro Valencio, da Delphi Technologies.

Além de reduzir a vida útil dos cabos e das bobinas, uma vela de ignição desgastada também pode acarretar problemas para outros componentes, como o catalisador, por exemplo, o que eleva a emissão de poluentes.

“A Delphi orienta que os proprietários verifiquem a tríade de ignição a cada 10 mil quilômetros, ou ainda conforme a especificação da montadora no manual do veículo. Assim, é possível assegurar a maior durabilidade dos componentes como um todo e viajar sem preocupações. A inspeção mais simples pode ser visual, mas é sempre importante ressaltar que manutenções técnicas devem ser realizadas por mecânicos especializados para checar o funcionamento dos produtos”, explica o especialista da marca. 

Reconhecimento pelos mecânicos

Em apenas três anos desde o início das vendas no Brasil, a Delphi Technologies já comercializou cerca de 4 milhões de velas de ignição, e ganhou o reconhecimento dos reparadores.

Prova disso, foi a conquista do selo bronze nas categorias vela de ignição e cabo de vela do 11º Prêmio Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), realizado em setembro deste ano, com o voto de 259 profissionais da reparação.

Internacional: China condena jornalista a 4 anos de prisão por relatar vírus em Wuhan

 


Advogado de defesa afirma que vai recorrer

Agência Brasil 

Um tribunal chinês impôs hoje (28) uma pena de quatro anos de prisão a uma jornalista que noticiou da cidade de Wuhan, no auge do surto de coronavírus do ano passado, acusando-a de "induzir brigas e provocar confusão", disse o advogado da condenada.

Zhang Zhan, de 37 anos, a primeira jornalista cidadã que se sabe ter sido julgada, é parte de um punhado de pessoas cujos relatos em primeira mão de hospitais lotados e ruas vazias pintaram um quadro mais sombrio do epicentro da pandemia do que a narrativa oficial.

"Não entendo. Tudo que ela fez foi dizer algumas palavras verdadeiras, e por isso pegou quatro anos", disse Shao Wenxia, a mãe de Zhang, que acompanhou o julgamento com o marido.

O advogado de Zhang, Ren Quanniu, disse à agência de notícias Reuters: "Provavelmente apelaremos".

"A senhorita Zhang acredita que está sendo perseguida por exercitar sua liberdade de expressão", havia dito ele antes do julgamento.

Governo tenta minimizar

Críticos dizem que a China fez com que o julgamento de Zhang acontecesse durante as festas de fim de ano ocidentais deliberadamente para minimizar a atenção e a vigilância do Ocidente.

"A seleção do período sonolento entre o Natal e o Ano Novo sugere que até Pequim está constrangida por condenar a jornalista cidadã Zhang Zhan a quatro anos de prisão por ter registrado a versão sem censura do surto de coronavírus de Wuhan", tuitou Kenneth Roth, diretor-executivo da entidade Human Rights Watch, sediada em Genebra.

As críticas à maneira como a China lidou inicialmente com a crise foram censuradas, e pessoas que contaram o que estava acontecendo, como médicos, foram advertidas. A mídia estatal creditou o sucesso do país na contenção do vírus à liderança do presidente Xi Jinping.

Pro-democracy supporters protest to urge for the release of 12 Hong Kong activists arrested as they reportedly sailed to Taiwan for political asylum and citizen journalist Zhang Zhan outside China's Liaison Office, in Hong Kong
Populares pediram na China a libertação da jornalista condenada a quatro anos de prisão por noticiar a covid-19 - (Reuters/TYRONE SIU//Direitos reservados)

O vírus se disseminou em todo o mundo, já infectou mais de 80 milhões de pessoas e matou mais de 1,76 milhão, paralisando as viagens aéreas, enquanto nações erguiam barreiras de proteção que transtornaram indústrias e meios de subsistência.

Em Xangai, a polícia reforçou a segurança diante do tribunal onde o julgamento começou sete meses após a detenção de Zhang, mas alguns apoiadores não se intimidaram.

Um homem de cadeira de rodas, que disse à Reuters que saiu da província central de Henan para mostrar apoio a Zhang como irmão de fé e cristão, escreveu o nome dela em um pôster, mas foi afastado por policiais.

Jornalistas estrangeiros foram impedidos de ingressar no tribunal "devido à epidemia", disseram autoridades de segurança da corte.

Artigo: Especialista esclarece dúvidas para manter a saúde da casa em dia

 


Como identificar, quais são os riscos e o que fazer para combater a umidade dentro da residência

Redação/Hourpress

No piso, no telhado e nas laterais da casa, as infiltrações são sinais de que algo está errado. Esse contratempo pode aparecer quando há uma passagem de água por meio de trincas na superfície da estrutura. Nesses casos, é crucial agir rapidamente para que os danos não se espalhem rapidamente. 

“Além de evitar maiores danos causados pela exposição à umidade, resolver esse problema logo na fase inicial, pode gerar economia para o bolso”, explica André Amado, gerente da Rede de Prestadores da Allianz Assistance, empresa de assistência 24 horas. E para ajudar nessa missão e manter a estrutura do imóvel em dia, André respondeu as principais dúvidas sobre infiltrações. Confira:

Como identificar?

Para quem está com suspeitas de infiltração de água, é preciso ficar atento a alguns sinais. O mais comum entre eles é o estufamento nas paredes e no teto. Para descobrir a origem, realize uma inspeção nas superfícies para detectar possíveis manchas, umidade, rachaduras e mofo.

Também é possível investigar se há vazamento em algum equipamento hidráulico ou, se for uma  casa, se o problema provém do telhado. Se não for identificada qualquer irregularidade, o próximo passo é contratar um serviço especializado para uma avaliação, que pode evoluir para um serviço de caça vazamentos.

Quais são os riscos?

A água é o segundo elemento natural mais ofensivo à moradia - logo depois do fogo. A infiltração pode acarretar diversas ameaças para a propriedade, ocasionando não apenas um dano estético, mas também prejuízos mais sérios.

Nos locais afetados, pode ocorrer o deslocamento do reboco na superfície da parede ou teto, descolamento dos pisos e revestimentos e curto-circuito caso a água atinja a parte elétrica. Além disso, a presença de mofo pode prejudicar a saúde dos moradores, pois eles são fungos que crescem em local úmido e se desprendem no ar, podendo causar irritação nos olhos, nariz e garganta.

O que fazer?

Após a identificação do problema, os cuidados devem ser tomados imediatamente. Primeiro, afaste móveis ou objetos passíveis de danos e desligue a rede elétrica caso o dano seja em uma tomada. Se o proprietário tiver conhecimentos técnicos, ele poderá solucionar a situação. Caso contrário, é altamente recomendado contratar um profissional, que dependendo da condição, pode ir desde um serviço de encanador até um engenheiro civil. O especialista poderá validar sua preocupação ou acalmá-lo sobre o cenário da infiltração.

Para manter o bem-estar da propriedade, faça a manutenção preventiva anualmente, fora de épocas chuvosas. Certifique-se que as telhas estão em boas condições e colocadas corretamente e garanta que os ambientes tenham uma ventilação adequada. Prevenir sempre vai ser o melhor remédio.

Política: Contra o governo, senadores sugerem prorrogar auxílio emergencial

 


 Propôs a extensão das parcelas de R$ 300 por mais três meses

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

O pagamento do auxílio emergencial termina nesta terça-feira (29) e o governo federal já anunciou que não vai propor a prorrogação do benefício criado para enfrentar a crise econômica causada pelas medidas de enfrentamento à covid-19. No Senado, estão em análise propostas que determinam a concessão de novas parcelas do benefício.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania–SE) propôs a extensão das parcelas de R$ 300 por mais três meses. Já o senador Rogerio Carvalho (PT–SE) sugere que o valor seja elevado para R$ 600 durante o primeiro semestre de 2021, equiparando-o ao das primeiras parcelas do auxílio instituído em 2020.


Política: Senadores celebram novo Fundeb sancionado sem vetos

 


A versão sancionada foi aprovada pelo Senado no dia 15 e confirmada pela Câmara recuperando o texto do relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES)

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

A Presidência da República sancionou, sem vetos, a lei que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de sexta-feira (25), feriado de Natal.

A versão sancionada foi aprovada pelo Senado no dia 15 e confirmada pela Câmara recuperando o texto do relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES). O texto exclui as emendas que direcionavam parte dos recursos a escolas filantrópicas e do Sistema S. Ou seja, fica excluída a possibilidade de repasses do Fundeb para essas entidades. No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Educação

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a sanção do novo Fundeb foi um dia histórico para a educação pública do país.

"Uma das contribuições mais relevantes e de maior impacto social que o Congresso Nacional incorporou ao patrimônio jurídico brasileiro”, disse Davi nas redes sociais. 

Relator da proposta que tornou o Fundeb permanente (PEC 26/2020), votada pelo Senado em agosto, o senador Flávio Arns (Podemos-PR) acredita que esse era o passo que faltava para fechar o ano com ações legislativas necessárias.

“Garantimos que os avanços assegurados pela Emenda Constitucional 108/2020 se concretizem a partir do ano que se inicia. Viva a educação!"

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Styvenson Valentim (Podemos-RN) também comemoraram a sanção.  

"Depois de muitas batalhas travadas no Congresso ao lado dos movimentos de educação, a lei do novo Fundeb foi sancionada pelo governo sem vetos. O fundo tem que garantir uma educação pública mais justa no país, e iremos ficar atentos à aplicação da lei”, afirmou Randolfe. 

"Só quem estudou em escola pública sabe a importância desses recursos para a educação brasileira", disse Styvenson.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) também comentou o assunto.

“Aprovamos no Senado e a Câmara refez de uma maldade contra a educação no Brasil”, escreveu Paulo Rocha. 

Novo Fundeb

Estabelecido pela Emenda Constitucional 108, promulgada em agosto, o Fundeb dependia de uma lei regulamentando a forma do repasse dos recursos. Com as mudanças, o fundo se torna permanente a partir de 2021 para financiar a educação infantil e os ensinos fundamental e médio nas redes públicas.

O Fundeb é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais, como ICMS, ITR e IPVA, e de valores transferidos de impostos federais. Em 2019, o fundo custeou R$ 156,3 bilhões para a rede pública.

Com o novo fundo, o Congresso aumentou a participação da União no financiamento da educação básica. A participação federal passa dos atuais 10% para 23%. O aumento é escalonado. No ano que vem, o percentual passa para 12%. Em 2022, 15%; em 2023, 17%; em 2024, 19%; em 2025, 21%; e a partir de 2026, 23%.

Os valores alocados pelo governo federal serão distribuídos para os municípios que não alcançarem o valor anual mínimo aplicado por aluno na educação. O Fundeb permanente adota referência de valor por aluno no cálculo para distribuição de recursos da complementação da União.

O texto também traz as ponderações, a relação com o número de matrículas e os indicadores a serem verificados para a distribuição de recursos, além de detalhar como se dará o acompanhamento da avaliação, monitoramento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos a serem empregados.


Artigo: As festas de fim de ano são um prato cheio para acidentes

 


Dizem que tão importante quanto você saber dirigir é saber para onde irá e o que vai encontrar no percurso

Daniel Schnaider

Entre o Natal e o Ano Novo de 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 1.997 acidentes e 167 mortes nas estradas. Foram 4.986 infrações, apenas no período da passagem de ano. Esses números exorbitantes podem ser evitados com educação no trânsito e tecnologia, e as duas soluções caminham juntas.

Daniel Schnaider, presidente, especialista em tecnologias disruptivas e gestão de frota na Pointer By PowerFleet Brasil, ressalta a importância de soluções que contribuam com o trânsito e deixa o alerta principalmente às empresas que trabalham nesse período de festas.

Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor. São inúmeras formas de manter a segurança no trânsito que pode acabar com esses acidentes e mortes evitáveis. Na palma da mão temos recursos como IoT, softwares, plataformas, aplicativos, inteligência artificial e outros diversos serviços prestados que podem assegurar uma viagem tranquila para quem está saindo de férias, ou mesmo trabalhando.

As pessoas não imaginam o quanto a IoT pode contribuir para resolver a problemática das estradas, mas Schnaider explica todas as vantagens e ressalta que cada vez mais vê esses recursos como itens obrigatórios, assim como o cinto de segurança.

Prevenção

 - Driver feedback: as pessoas precisam saber como estão dirigindo. Uma plataforma que indica quais são os movimentos perigosos como ultrapassagens indevidas, distância segura do veículo da frente ou mesmo comportamentos dentro do carro que podem causar desatenção, é essencial para evitar acidentes.

- Manutenção: existem aquelas que são feitas anualmente mas tem falhas mecânicas que pegam o condutor desprevenido. E para minimizar os danos que não estão evidentes, existem dispositivos que são acoplados e conseguem scanear possíveis defeitos no carro, isso é o futuro. Inclusive, podem indicar combustível alterado, que com certeza irá prejudicar o desempenho do veículo com o passar do tempo.

- Rotas: dizem que tão importante quanto você saber dirigir é saber para onde irá e o que vai encontrar no percurso. Traçar caminhos seguros e saber em quais condições estão as vias que irá percorrer é um grande passo para que consiga evitar possíveis incidentes. É necessário saber como está a infraestrutura da via, detectar problemas na sinalização do local, buracos, avisos de possíveis obstáculos, rotas precárias em dias de chuvas ou até mesmo outras situações desafiadoras.

Uma vez que a colisão aconteceu, Schnaider chama a atenção para o pós-acidente e como a tecnologia também é eficiente nestes casos.

Acidente:                       

Tempo de resgate: os sensores detectam a colisão e neste momento podem acionar o resgate e/ou a ambulância mais próxima para que a ajuda chegue mais rápido ao local e com os aparelhos corretos para aquele tipo de resgate, por exemplo. Desta forma a ajuda será mais eficaz e, com certeza, salvará mais vidas.

Causa do acidente: muitas vezes levam-se dias ou meses para chegar à conclusão do que causou uma tragédia. Demanda investimento público e tempo de funcionários que muitas vezes precisarão voltar ao local e obstruir a via para investigar o que ocorreu. Os dispositivos instalados nos carros podem detectar imediatamente o motivo do acidente, reconstituir a situação e chegar a uma conclusão com mais rapidez.

Podemos ver diversas formas de como a tecnologia pode ajudar para que as festas de final de ano não se tornem um desastre para muitas famílias. Por enquanto, esses recursos são utilizados e incentivados por empresas, que são uma grande parte do trânsito nas estradas, mas Schnaider prevê um futuro muito melhor se a tecnologia passar a ser também uma visão de segurança pública para que todos os carros estejam protegidos e seguros com a IoT.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas.