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segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Saúde: Rinoplastia pode dar errado?

 


 Cirurgião plástico alerta sobre os cuidados que devem ser tomados

Redação/Hourpress

A rinoplastia, cirurgia da estrutura que compõe o nariz, ganhou destaque nas últimas semanas por conta do procedimento feito pela influenciadora digital Sthefane Matos, que após complicações precisou refazer a operação. Ela relatou todo o sofrimento vivido em seu canal do YouTube dando detalhes dos problemas que teve na primeira cirurgia, o desafio do reparo em uma nova operação e ainda comentou sobre as dores envolvidas, não apenas físicas, mas principalmente emocionais.

A cirurgia é indicada para correção estética do nariz, melhorar a respiração ou ainda corrigir traumas causados na região. "Há diversos procedimentos que podem ser feitos em uma rinoplastia, como afinar as asas nasais, aumentar ou diminuir o comprimento do nariz, oferecer alinhamento à ponta, e também diminuir a giba óssea, mais conhecido como ‘osso’ do nariz", explica o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Cutait.

A influenciadora digital revelou nas redes sociais que decidiu realizar a cirurgia por conta da vaidade. E Sthefane não está sozinha na busca pela mudança do corpo. De acordo com dados do Google neste ano, durante a pandemia as buscas por essa intervenção aumentaram quase 5000%. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil lidera o ranking de procedimentos estéticos entre jovens no mundo, alcançando 90 mil só em 2017.

A intenção da influenciadora era afinar o nariz e deixá-lo mais harmônico. Entretanto, o resultado foi diferente do esperado, já que o nariz ficou curto, desproporcional e assimétrico. Para reparar o problema causado na primeira cirurgia, Sthefane se submeteu a uma nova intervenção cirúrgica na qual foi realizada uma inserção de enxerto e contou ter sofrido bastante com a cicatrização.

Apesar de hoje estar em boa recuperação, a influenciadora declarou ter se arrependido de realizar a mudança em seu nariz e fez um alerta dizendo que a maior beleza de cada um é a interior.

‘Se encaixar em um padrão de beleza é o anseio de muitos. Entretanto, cada indivíduo tem sua individualidade e traços físicos que o torna único. Deve-se buscar a melhoria estética sem prejuízos funcionais e sem estigmatizar. Por isso, é importante levar em conta a saúde e beleza do nariz e a real necessidade da cirurgia para não ocorrer arrependimentos posteriormente, já que há riscos como qualquer cirurgia.’, afirma o cirurgião.

Para evitar problemas no resultado final, o médico afirma ser fundamental um alinhamento entre o profissional e a paciente com relação às expectativas do procedimento. "É importante o médico cirurgião esclarecer de forma objetiva o resultado que será obtido com a cirurgia e se isso está de acordo com a expectativa do paciente. A partir disso, o resultado final da cirurgia não será novidade", destaca o médico.

No primeiro momento em que decide-se realizar a operação, é imprescindível escolher um médico profissional habilitado e qualificado, o que diminui o risco de ocorrer problemas durante ou depois da operação, alerta o profissional.
"Além disso, apesar da busca pela melhor aparência, a decisão de realizar a rinoplastia leva em conta as características do nariz e a etnia do paciente. A cirurgia deve melhorar a aparência sem mudar as características genéticas. A partir disso, o tipo de pele, a cartilagem e principalmente os traços e individualidade de cada pessoa, sua história e seus antecedentes precisam ser respeitados.", explica.

O procedimento pode ser realizado em pacientes maiores de 16 anos ou menores com permissão de pais ou responsáveis. Nesse sentido, a operação é contraindicada para crianças, indivíduos com problemas de coagulação, doenças graves, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Artigo: Abandono digital é negligência e pode levar à punição dos pais

 


Para isso, há aplicativos que monitoram os acessos dos filhos na internet

Debora Ghelman

Neste período de isolamento social, muitas pessoas adotaram o trabalho remoto e, simultaneamente, também foram implementadas aulas online para as crianças. Desta forma, não só os adultos ficaram totalmente conectados dentro de casa através de smartphones, tablets e computadores, mas também as crianças, que, hoje em dia contam com ajuda da tecnologia para estudar.

Se antes da pandemia, a conectividade já estava presente no mundo dos pequenos, agora, o contato com os eletrônicos se expandiu para além dos momentos de diversão e está presente durante a maior parte do dia. Hoje, a presença da tecnologia na vida das crianças se tornou tão ampla, que arrisco chamá-la de ‘a nova chupeta’, pois possui o papel até mesmo de distrair e acalmar.

Obviamente que o uso da tecnologia entre os pequenos traz muitos ganhos, mas também é preciso observar os perigos. Com mais tempo em frente a computadores e celulares, crianças e adolescentes ficam ainda mais vulneráveis nas redes sociais e correm risco dentro destes ambientes quando não possuem o devido acompanhamento dos responsáveis.

O abandono digital se caracteriza pela negligência dos pais com relação à segurança dos filhos no ambiente virtual, o que pode gerar efeitos nocivos e irreversíveis aos menores. Sendo mais clara, se não é prudente que uma criança saia de casa sem supervisão de um responsável, o mesmo pode ser dito sobre deixá-lo à própria sorte navegando na internet e suscetível à interação com estranhos que possuem as mais variadas intenções possíveis. A internet é a rua da sociedade atual.

As crianças e adolescentes não possuem grande experiência de vida e, por isso, não têm ideia do que é considerado ameaça. O perigo pode estar nos chats dos jogos online, nos grupos de mensagens, no bate papo das redes sociais... A partir disso, sem monitoramento, eles podem estar expostos e correndo risco mesmo estando sentados no sofá da sala, a poucos metros dos pais.

Além disso, ainda estão sujeitos a propagandas enganosas, ao cyberbullying, a troca de imagens impróprias, a realizar compras indevidas no cartão de crédito e ao compartilhamento de conteúdos falsos e inadequados para menos de 18 anos como pornografia e violência. Como se tudo isso já não fosse o bastante, outro fator a ser considerado deve ser o tempo de acesso à internet. Como estão em fase de desenvolvimento é fundamental que pratiquem a socialização - com os familiares e, depois da volta às aulas presenciais, com colegas da mesma faixa etária.

Dever dos pais

É absolutamente normal os pais e responsáveis estarem cansados e exaustos e deixarem os filhos acessarem a internet, mas compete a eles assegurar educação e controle para a vida digital, assim como fazemos em relação ao mundo real.

Para isso, há aplicativos que monitoram os acessos dos filhos na internet, além de softwares, antivírus e configurações de privacidade. Mas alerto que tudo isso deve ser usado com cautela, já que haverá algum momento em que o adolescente precisa ter a individualidade respeitada pelos pais e responsáveis.

À medida que os filhos crescem, os adultos devem aprimorar o diálogo, de forma que possam não apenas monitorá-los e estabelecer limites, mas abordar os riscos que eles podem correr na internet e construir um ambiente de uso responsável da tecnologia.

Em termos Jurídicos, o Estatuto da Criança e do Adolescente assevera o direito à preservação de imagem, da inviolabilidade psíquica e moral, o dever de se velar pela dignidade pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor devendo todos prevenirem a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente dentre outras determinações legais. Essa obrigação deve se estender em todos os campos de convívio da criança, incluindo o digital.

Deste modo, o abandono parental que já fazia parte do âmbito do Direito de Família, de uns tempos pra cá abrangeu também o abandono virtual que deve ser encarado com a mesma seriedade e atenção. Ou seja, os pais têm responsabilidade civil de vigilância sobre seus filhos também no ciberespaço e, caso ignorem esta questão, podem ser punidos.

*Debora Ghelman
 é advogada especializada em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, atuando na mediação de conflitos familiares a partir da Teoria dos Jogos.

Geral: EMTU autoriza serviço de transporte coletivo por aplicativo em SP

 

O serviço terá a tarifa de R$ 7,50 e entrará em operação no início de janeiro

O novo serviço de transporte será oferecido pela empresa Metra no corredor São Mateus - Jabaquara

Redação/Hourpress

A EMTU/SP, em parceria com a concessionária Metra, colocará em operação a primeira linha de transporte urbano intermunicipal sob demanda do país, que leva o nome de MetraClass. O serviço (C-287UBUS-000-R) ligará o Terminal Metropolitano Santo André Leste ao Terminal Metropolitano Diadema e conta com ônibus rodoviários executivos em que os passageiros adquirem a passagem por meio do aplicativo UBus, com a garantia de viajar sentados ao reservar uma das 46 poltronas. O serviço terá a tarifa de R$ 7,50 e entrará em operação no início de janeiro. Medida está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 24.

O app foi o primeiro a ser lançado no Brasil com essa ideia e já funciona em São Bernardo do Campo na operação da BR7 Mobilidade. O usuário poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento. Ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo. Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.

"O aplicativo é muito simples e autoexplicativo. O usuário vai fazer a solicitação colocando o endereço do destino desejado e o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de marcação de assento, informa horário do embarque, dá uma previsão do horário de desembarque, valor da passagem e pronto! É a tecnologia a serviço do cidadão, trazendo mais agilidade e conforto", destacou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O trajeto é realizado pelo Corredor Metropolitano ABD, o que proporciona uma viagem mais rápida, pois os ônibus param apenas para os passageiros que adquiriram previamente a passagem para o trajeto.

O serviço especial conta com elevadores para pessoas em cadeira de rodas dos dois lados do veículo, além de diversos itens de conforto: ar-condicionado, entretenimento de bordo via streaming, Wi-Fi de banda larga e tomadas USB.

A implantação da linha irá beneficiar os passageiros da região do ABCD. A frota inclui três veículos rodoviários que operam nos dias úteis, realizando 37 viagens por dia.

Corredor ABD - O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus gerenciado pela EMTU/SP. Possui 33 km de extensão e liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Esse corredor possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara. Ao todo, mais de 300 mil pessoas passam diariamente pelo Corredor.

EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.


Geral: Documentos são campeões na lista de itens de achados e perdidos

 



Já foram encontrados objetos inusitados como drone e vestido de noiva

Redação/Hourpress

A cada mês, milhares de itens são encaminhados às centrais de achados das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), mas só parte dos objetos consegue encontrar seu dono novamente. A maior parte acaba esquecida.

Documentos extraviados são o maior clássico nos "achados e perdidos" e entre eles, os cartões bancários figuram como os campeões de presença, acompanhados de Bilhete Único, BOM, carteiras, documentos, chaves, e óculos. Além deles, muitos passageiros também perdem celulares e a maioria dos que são encaminhados ao setor de "achados e perdidos" acaba sendo recuperada pelo dono, porque quem perde costuma ligar para o número.

Não é difícil imaginar que itens pequenos possam escapar do bolso ou da bolsa. Difícil é entender como objetos tão singulares acabam se separando de quem deveria estar de olho neles. Tem passageiro que já esqueceu de drone a vestido de noiva. Até mesmo cadeira de rodas já apareceu sem o proprietário.

Itens inusitados já encontrados…

- CPTM - Cadeira de rodas, carrinho de bebê, drone, gaiola, bengala, pia de lavabo e brinquedos eróticos.
- ViaMobilidade - Dentadura, garrafas de uísque e carrinho de bebê.
- Metrô - Vestidos de noiva, dentaduras, cadeira de rodas, muletas, próteses de membros inferiores, bicicletas e instrumentos musicais.
- Concessionária Metra/EMTU Dentaduras e uma boneca inflável vazia dentro de uma bolsa.

Dados - Os números são grandes e mostram que muita gente precisa tomar mais cuidado com seus pertences! A CPTM contabiliza atualmente 11.160 itens na central de achados e perdidos. Historicamente, o setor recebe, em média 7600 itens por mês. Em 2020, por conta da pandemia, a média mensal está em 5 mil itens.

No Metrô, de janeiro a novembro de 2020 foram recebidos 49.137, sendo que 11.447 itens encontraram seus donos novamente. A Central do Metrô cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e também recebe o material achado na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

Na ViaMobilidade, dos 6.702 itens encontrados, 1.012 foram devolvidos. A central da Linha 5 recebeu 157 celulares e a média de devolução desses aparelhos é de 80%. Quem perde percebe e logo vai atrás.
Os dados do primeiro semestre mostram que a central da Concessionária Metra/EMTU recebeu 379 objetos e 732 documentos até junho.

Procedimento - Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás) e na central da concessionária Metra, responsável pelo Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e pela Extensão Diadema-Brooklin. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Serviço:
Centrais de Achados e Perdidos

CPTM - Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horáriosegunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô - Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô [https://www.metro.sp.gov.br].

ViaMobilidade - Linha 5-Lilás
Local: Estação Adolfo Pinheiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
Contato: 0800 770 7106

Metra/EMTU
Local: Terminal Ferrazópolis
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 - Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Contato: (11) 4335-3232



Artigo: Que sacanagem Doria e Bruno Covas!

 

O prefeito tucano #BrunoCovas ignorou os idosos de São Paulo, retirando a gratuidade 

Mais revoltante é não ver diversos vereadores protestando contra este absurdo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A suspensão da gratuidade de idosos com idade entre 60 e 64 anos em nível municipal e estadual, pelo governador #JoãoDoria e prefeito #BrunoCovas, ambos do PSDB; como se vê partido político que nunca se interessou pelo povo.

A partir de 1º de janeiro as empresas de ônibus de São Paulo não serão remuneradas pela Prefeitura por passageiro transportado, mas por meio de custos. Qual a razão para retirar a gratuidade? Dizer que os velhinhos oneram o transporte coletivo?

O governador #JoaoDoria, do mesmo partido que Covas, PSDB, também ferrou os idosos


Pior que fizeram isto na calada da noite, na sessão de 23 de dezembro, colocando este projeto dentro de outro, para não despertar desconfiança na bancada de vereadores. Rapidamente o prefeito #BrunoCovas (PSDB) sancionou o projeto de lei.

Mais revoltante é não ver diversos vereadores protestando contra este absurdo. Pelo contrário, não abriram o bico. Para eles, quem passou dos 60 anos é carta fora do baralho. Esquecem que esses eleitores têm filhos, netos, bisnetos...

Porém, resolveram deixar pior o que já era ruim: reduziram a verba destinada ao Fundo do Idoso que receberá R$ 253,6 milhões em vez dos R$ 2,7 bilhões que entraram nos cofres neste ano de 2020. É a prova de que o prefeito #BrunoCovas e o governador #JoãoDoria, ambos do PSDB; detestam idosos.

Outra vergonha é o reajuste de 46% no salário do prefeito #BrunoCovas, seus secretários e vereadores de SP. Desafio  que ele mostre qual categoria de trabalhador teve um reajuste com esse percentual nos últimos 30 anos! Com político deste perfil, São Paulo não precisa temer a covid-19. A doença passa, mas eles permanecem!

 

 

 


Túnel do Tempo: Inflação acumulada no Brasil chega a mais de 1.760%

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 28 de dezembro de 1989 o Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, a qual chegou a 1.764,86% ao ano.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua 24 de Maio

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como "Batalha do Tuiuti" e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Travada  em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o Exército brasileiro foi comandado pelo General Osório.

A Rua 24 de Maio (foto), que fica no Centro de SP,  teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão do dia 21 de abril de 1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá.

 Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879, ela já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Avenida Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, dando assim livre trânsito ao logradouro. Em 1974 foram inaugurados os "calçadões" da Rua 24 de Maio, bem como os de outras ruas do chamado "centro novo", como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano.