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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Veículos: Volvo apresenta novos caminhões pesados na Europa


Com foco ainda maior no motorista, os novos caminhões pesados da marca disponíveis no continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança


Luís Alberto Alves/Hourpress

 São inovações que mantêm a Volvo na vanguarda das tendências na indústria mundial de caminhões. Não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.


"Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir", afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.
Nova interface para o motorista

Um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, monitora todas as funções dos veículos. Os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.

Melhorias na cabine


Visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e elevada segurança foram os principais pontos focais no desenvolvimento das cabines da nova geração Volvo. O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruído. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono garante a boa qualidade do ar em todas as condições.

O exterior das cabines também foi atualizado, com novos faróis e nova grade, criando um design contemporâneo. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância
Novas cabines para o FM e FMX

A nova geração dos modelos Volvo FM e Volvo FMX europeus tem uma cabine totalmente nova. Seu volume chega a ter 1 metro cúbico (m³) a mais do que a anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia. A visibilidade é ainda melhor, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.
Segurança incomparável
Reconhecida por suas inovações em segurança, mais uma vez a Volvo foi além em sua nova geração de caminhões e criou recursos inéditos que ajudam a evitar acidentes:
Ajuste Automático de Farol Alto – exclusividade Volvo em caminhões, esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente. Ao detectar esses fatores o sistema desativa alguns dos segmentos de LED do farol alto, evitando ofuscamento de outros motoristas.
Piloto automático aprimorado – outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.

Reconhecimento de placas – a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos.
Câmera de ponto cego – uma nova câmera fornece visão lateral complementar. Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, um local que retrovisores não cobrem.
Motores eficientes
Meio ambiente e economia são fatores importantes para as empresas de transporte. Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as demandas por combustíveis alternativos, vários tipos de motores continuarão sendo oferecidos:
Motor a gás GNL – em muitos países da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto climático muito menor.
O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição "do tanque à roda").
Motor Diesel Euro 6 – na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas.

Exclusivos para a Europa


A nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX que está sendo apresentada na Europa hoje chega aos mercados daquele continente ao longo de 2020. Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina, região onde os atuais caminhões da marca já se encontram entre os mais modernos do mercado. Recentemente a Volvo fez atualizações em sua gama de pesados (modelos 2020), com a introdução de uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos modelos de anos anteriores.

Internacional: Governos aceleram preparativos para enfrentar pandemia de coronavírus



 Governos aceleraram nesta quinta-feira (27)  as medidas de combate a uma possível pandemia global de coronavírus, depois que o número de novas infecções fora da China superou pela primeira vez os casos novos no país onde o surto começou


Reuters

A Austrália iniciou medidas de emergência, enquanto Taiwan elevou seu nível de reação a epidemias ao grau máximo, um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocar seu vice-presidente, Mike Pence, a cargo da reação norte-americana à crise de saúde global que se avizinha.
EUA e Coreia do Sul adiaram um exercício militar conjunto para limitar a disseminação do vírus, que já foi registrado muito além da China, onde surgiu no ano passado, aparentemente em um mercado de animais silvestres da cidade de Wuhan.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que seu país, que tem 23 casos do vírus, trabalha pensando em uma pandemia e que os hospitais foram ordenados a garantir suprimentos médicos suficientes, equipamento de proteção pessoal e mão de obra.
“Existem todos os sinais de que o mundo entrará em breve em uma fase de pandemia do coronavírus”, disse Morrison em uma coletiva de imprensa em Canberra. “Como resultado, acertamos hoje e iniciamos o... plano de reação de emergência ao coronavírus”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o surto como uma “crise, uma epidemia que está a caminho”.
As ações despencaram ainda mais, os preços do petróleo caíram e os títulos do Tesouro dos EUA quebraram recordes, à medida que mais sinais de proliferação global do vírus aumentavam o temor de uma pandemia. <MKTS/GLOB>
Os mercados globais recuaram durante seis dias seguidos, perdendo mais de 3,6 bilhões de dólares em valor.
O coronavírus já infectou mais de 80 mil pessoas e matou quase 2.800, a maioria na China. Ainda não se sabe muito sobre o vírus, mas está claro que as ramificações do isolamento da segunda maior economia do mundo durante um mês ou mais são vastas.
A proliferação rápida do vírus em locais diferentes —especialmente Itália, Irã e Coreia do Sul— nos últimos dias cumpriu a definição de pandemia e causou alarme, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) não usou a palavra pandemia para descrever o surto.
Não existe cura para o vírus que pode causar pneumonia, e o desenvolvimento de uma vacina pode levar até 18 meses.
O Brasil confirmou a primeira infecção da América Latina na quarta-feira.

Internacional: Coronavírus fecha Lombardia, na Itália, e leva à escassez de máscaras


Há mais de 60 casos confirmados e maioria das vilas está bloqueada


Agência Brasil 

Pelo menos 400 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na Itália. Dessas, 221 estão em isolamento domiciliar, 128 internados e 36 sob cuidados intensivos. As autoridades italianas já bloquearam vilas com "fronteiras físicas", impedindo a população de sair.
Na região de Lombardia há mais de 90 casos confirmados e, por isso, a maioria das vilas está fechada. Não se pode entrar na vila de Codogno, por exemplo.
Neste momento, já são escassos os produtos alimentícios e até máscaras de proteção na região.
As autoridades de fiscalização observam preços especulativos na venda de produtos de proteção individual e de desinfetantes, sobretudo pela internet. Há máscaras à venda por 5 mil euros.
O número de mortos continua a ser de 12. Na região de Lombardia, há 11 pequenas vilas fechadas pelas autoridades italianas desde que surgiram os primeiros casos de infecção.
O presidente da região de Lombardia também está, a partir desta quinta-feira (27), de quarentena, uma vez que uma funcionária da administração local é um dos casos confirmados de infecção.

Internacional: Em 24 horas, sete países registraram primeiro caso do novo coronavírus


Epidemia está em um "ponto decisivo", disse o diretor-geral da OMS


Agência Brasil 

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do novo coronavírus entrou em um "ponto decisivo", apelando aos países para agirem rapidamente para conter este vírus "muito perigoso".
A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram.
De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a grande preocupação da organização atualmente é "o que se passa no resto do mundo", com mais de 3.470 casos em 44 países.
"As provas de que dispomos mostram que não parece haver uma transmissão comunitária generalizada", disse em conferência de imprensa.
"Estamos em um momento decisivo", declarou, sublinhando que nos últimos dois dias o número diário de novas pessoas infectadas pelo Covid-19 no mundo é superior ao registrado na China.

Sete países registram primeiro caso

Por outro lado, ao longo das últimas 24 horas, sete países, entre os quais o Brasil e a Noruega, registraram o primeiro caso da doença.
"Se agirem de forma agressiva agora, podem conter o vírus. O meu conselho é agir rapidamente", acrescentou.
"As epidemias no Irã, na Itália e na Coreia do Sul mostram do que este vírus é capaz", disse, frisando que estes países enfrentam focos de pneumonia viral.
Ao mesmo tempo, destacou o diretor da OMS, "vários países não assinalam casos há mais de duas semanas", como a Bélgica, o Camboja, a Índia, a Rússia e o Vietnam.
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios.
Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram.

Geral: Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132

Aumento aconteceu cerca de 24 horas depois de confirmação de 1º caso


Agência Brasil 

Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas  oficialmente tratados como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, embora o próprio secretário admita que esse número seja muito maior. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso
O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos.  “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.
Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somado a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.

Critérios

O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.
Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.

Bolsonaro

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser que ele cancele a viagem que faria à Itália devido ao surto de coronavírus no país europeu. 
“Infelizmente, é mais uma realidade ruim que vai ter que ser enfrentada. Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse o presidente.

Política: Projeto limita remuneração de aplicativo de transporte a 20% do valor cobrado do passageiro

O Projeto de Lei 58/20 determina que a remuneração pelos serviços de aplicativos ou outras plataformas digitais de transporte não poderá exceder o limite de 20% do valor cobrado pelo serviço prestado pelo motorista ao passageiro


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei 12.587/12, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
“Nada mais justo que limitar a cobrança por esses aplicativos para que não haja abusos na relação contratual, uma vez que os motoristas são considerados a parte mais vulnerável”, afirma o autor do projeto, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).
Tramitação
A proposta será analisada em 
caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Comissão do Senado analisa criação de cadastro nacional de pessoas condenadas por estupro


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) faz na terça-feira (3) reunião para analisar o PL 5.013/2019, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

De autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), o cadastro deverá conter obrigatoriamente as características físicas, impressões digitais, perfil genético (DNA), fotos e endereço residencial dos condenados por estupro. Em caso de condenado em liberdade condicional, o cadastro deverá conter também os endereços residenciais dos últimos três anos e as profissões exercidas nesse período.

Para viabilizar o registro, o texto prevê que a União deverá celebrar um documento de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, prevendo de que forma se dará o acesso e como será feita a atualização e a validação das informações inseridas. Os recursos para o desenvolvimento e a manutenção do cadastro virão do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A relatora do projeto, senadora Leila Barros (PSB-DF), afirma que a intenção é fortalecer a prevenção pelo aumento do acesso a informações. Favorável à matéria, Leila destacou que o projeto de lei evita a adoção de medidas que ofendam o direito do preso à reabilitação criminal e à ressocialização, ainda que o crime seja hediondo, como o de estupro.

Se aprovado, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Outros 10 itens estão em pauta da comissão, como a Lei do Serviço Militar (PLS 213/2015), que garante às mulheres o direito de opção ao serviço militar, e o PLC 84/2015, que veda a publicação em jornais de anúncio de emprego sem a identificação da empresa contratante.

Fonte: Agência Senado