Postagem em destaque

Crônica: A construção de um grande amor

Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Geral: Site para restituição do DPVAT começa a funcionar hoje


Proprietários de 1,9 milhão de veículos estão aptos a receber

Agência Brasil

Começa a funcionar a partir de hoje (15) o site para que os proprietários de veículos que têm direito à restituição de valores pagos a mais do seguro Dpvat 2020 (sigla de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
De acordo com a seguradora Líder, mais de 1,9 milhão de veículos em todo o Brasil estão aptos a receber o pagamento da restituição. O prazo para pedir o valor pago a mais é até o final do exercício de 2020.
A maioria dos veículos se concentra no estado de São Paulo, onde mais de 900 mil devem receber de volta o que foi pago a mais.
Em seguida, aparecem Minas Gerais, com mais de 300 mil veículos, e o Rio Grande do Sul, com mais de 200 mil veículos. As menores frotas estão em Roraima, com  mais de 2 mil, e Acre, com mais de 3 mil veículos.
restituição foi anunciada na semana passada pela seguradora, responsável pela gestão do seguro, após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ter voltado atrás e acolhido pedido do governo para extinguir sua própria liminar, reduzindo os valores do seguro obrigatório Dpvat.
O pedido para receber os valores pagos a mais deve ser feito acessando o site do seguro. A restituição da diferença dos valores será feita diretamente na conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo.
Para fazer a solicitação, os proprietários de veículos deverão informar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas) do proprietário; Renavam do veículo; valor pago; data em que o pagamento a mais foi realizado; dados bancários (banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário); e-mail de contato e telefone de contato.

"Ao enviar a solicitação, o proprietário receberá um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site. Após o cadastro, a restituição será processada em até dois dias úteis, dependendo apenas da compensação bancária para a sua finalização", informou a seguradora.
Ela disse ainda que o site receberá somente os pedidos de restituição da diferença de valores pagos referente ao Seguro Dpvat 2020. No caso de o proprietário ter pago o seguro de 2020 duas ou mais vezes, o pedido deverá ser feito acessando outra página. Já os proprietários de frotas de veículos devem enviar e-mail para: restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br.

Seguro

Dados da seguradora Líder mostram que, em 2019, foram pagas mais de 353 mil indenizações do Seguro Dpvat em todo o país.
Desse total, 235.456 casos se referem a indenizações de invalidez permanente, seguidos por reembolsos com despesas médicas, que totalizaram mais de 77 mil pagamentos. Já os casos de cobertura por morte somaram 40.721 indenizações aos familiares das vítimas de acidentes de trânsito.
As motocicletas seguem como destaque nas indenizações pagas pelo Dpvat. Segundo os dados, esses veículos foram responsáveis por 77% dos sinistros pagos em 2019.
Entre o perfil de vítimas mais indenizado, os homens seguem concentrando o maior número de pagamentos do seguro, com 75% do total.
"A faixa etária mais atingida no período foi a economicamente ativa, de 18 a 34 anos, com 46% das indenizações do período, sendo mais de 163 mil pagamentos. Os motoristas receberam 57% do total de pagamentos, sendo que 89% eram motociclistas. Os pedestres foram as vítimas indenizadas em mais de 106 mil pedidos do Seguro Dpvat", informou a seguradora

Confira o total de veículos por estado aptos a receber a restituição:

Acre - Mais de 3 mil veículos
Alagoas - mais de 5 mil veículos
Amazonas - mais de 8 mil veículos
Amapá - mais de mil veículos
Bahia - mais de 27 mil veículos
Ceará - mais de 50 mil veículos
Distrito Federal - mais de 20 mil veículos
Espírito Santo - mais de 10 mil veículos
Goiás - mais de 27 mil veículos
Maranhão - mais de 13 mil veículos
Minas Gerais - mais de 310 mil veículos
Mato Grosso do Sul - mais de 12 mil veículos
Mato Grosso - mais de 22 mil veículos
Pará - mais de 6 mil veículos
Paraíba - mais de 9 mil veículos
Pernambuco - mais de 32 mil veículos
Piauí - mais de 6 mil veículos
Paraná - mais de 100 mil veículos
Rio de Janeiro - mais de 52 mil veículos
Rio Grande do Norte - mais de 14 mil veículos
Rondônia - mais de 8 mil veículos
Roraima - mais de 2 mil veículos
Rio Grande do Sul - mais de 215 mil veículos
Santa Catarina - mais de 65 mil veículos
Sergipe - mais de 6 mil veículos
São Paulo - mais de 900 mil veículos
Tocantins - mais de 5 mil veículos

Túnel do Tempo: A vitória de Tancredo Neves contra Paulo Maluf



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Mesmo indireta, a eleição foi recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros. 

Raio X de Sampa: Conheça a história da Praça do Patriarca



Ela  foi completamente remodelada na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945)


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta é uma das mais recentes praças do Centro velho da cidade, uma vez que começou a ser aberta, aos poucos, por volta de 1912 com a demolição de antigos casarões localizados entre a Ruas São Bento e Líbero Badaró, na continuidade das Ruas Direita e da Quitanda.

Antes disso, o cruzamento das Ruas Direita e São Bento era o conhecido "Quatro Cantos", ponto muito frequentado pelos antigos paulistanos. Um pouco mais adiante construiu-se, no século XVII, a Igreja de Santo Antonio que ainda existe.


Em 1922, a Praça estava praticamente aberta e recebeu o nome de Praça Patriarca José Bonifácio, nome este simplificado para Praça do Patriarca em 1953, porque assim a população a chamava.


Ela  foi completamente remodelada na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945), quando então foi construída uma passagem subterrânea para o acesso ao Vale do Anhangabaú que, mais tarde, receberia o nome de "Galeria Prestes Maia".


A última grande remodelação ocorreu em 2002, com a retirada dos pontos de ônibus, reurbanização e a construção de um portal. A "nova" Praça do Patriarca foi inaugurada em 2002, na gestão da prefeita Marta Suplicy. A Praça do Patriarca (foto) fica no Centro velho de Sampa. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Chumbo Quente: Trump pode jogar os Estados Unidos em outro atoleiro


Na Síria foram incapazes de aniquilar os malucos suicidas do Estado Islâmico



Luís Alberto Alves/Hourpress

Os Estados Unidos são parecidos com aquele sujeito que gosta de brigar até com o vento. Não consegue viver em harmonia com ninguém. O negócio é arrumar encrenca. Paz para este tipo de pessoa é sinônimo de tédio, falta de adrenalina.

O presidente Donald Trump se enquadra neste perfil, bem ao jeitinho da política belicista norte-americana. O país que mais se envolveu em conflitos armados durante mais de 80% do século 20. Por trás desta lógica está sua gigantesca indústria de armas, ganhando fortunas com o derramamento de sangue alheio.

Porém, os Estados Unidos não perceberam que o fracasso do Vietnã, onde tiveram de fugir com o rabo entre as pernas, após mais de dez anos de derrotas, entraram no atoleiro do Afeganistão e só tomaram na cabeça. Ganharam no Iraque, mas perderam a influência no Irã, um dos grandes produtores de petróleo no Oriente Médio.

Na Síria foram incapazes de aniquilar os malucos suicidas do Estado Islâmico. Caso não tivessem a ajuda da Rússia, dos Curdos e dos Iranianos, via Hezbollah, amargariam outro vexame. O negócio dos executivos da “morte” é vender armamento Made in USA, não importa o comprador.

A falta de tato político internacional de Trump jogou o Irã no colo de Rússia e China, ambos interessados no petróleo dos imãs de Khomeini. Não se pode descartar que o programa nuclear iraniano não esteja recebendo ajuda dos russos.

Ninguém põe em dúvida a força bélica dos Estados Unidos, com mais de 6 mil aviões de guerra, inúmeros mísseis e porta aviões atômicos. Têm cacife para reduzir o Irã a pó rapidamente. O problema é que isto pode explodir de vez o barril de pólvora chamado Oriente Médio.

É o tipo de conflito que poderá unir várias nações islâmicas e provocar estragos nas empresas norte-americanas. Algo que nenhum CEO pretende para os seus patrões e acionistas. Detalhe: entre os quase 2 bilhões de muçulmanos, praticamente nenhum deles bebe Coca-Cola  ou consome produtos fabricados pelos Estados Unidos.

Parece que o maluco Donald Trump não imaginou que tirar o Irã do mapa vai prejudicar gigantesco prejuízo às multinacionais norte-americanas. Afinal de contas, nem todas as empresas do tio Sam só vivem da produção de armas. Portanto, caso ocorra essa guerra, será típica vitória com sabor de derrota.

Variedades: A versão em inglês de "Paprika", produzida por Kenshi Yonezu, já está disponível


Redação/Hourpress

“Paprika”, produzida por Kenshi Yonezu, é a música de apoio do projeto que incentiva todas as pessoas a darem seu melhor em 2020 e no futuro.O clipe da versão em inglês de “Paprika”, interpretada pelo “Foorin team E”, já está disponível no YouTube. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wk_0Bej-myQ
O “Foorin team E” é composto por 5 crianças de língua nativa inglesa escolhidas pelo próprio Kenshi Yonezu. A versão totalmente em inglês de “Paprika” foi criada com a ideia de “crianças japonesas para crianças de todo o mundo, vamos expandir o círculo”. O clipe é um vídeo de dança filmado na natureza, em uma tomada longa, semelhante ao vídeo de “Paprika”, do Foorin. Os membros, muito expressivos, dançam e cantam cheios de energia em um local majestoso e de impacto. O figurino completa o clipe, tornando-o muito colorido. A coreografia, criada por Tomohiko Tsujimoto e Koharu Sugawara, permanece a mesma, mas conta com uma nova formação para trazer novidade à apresentação. 
Além disso, “Paprika” foi disponibilizada digitalmente em dezembro de 2019. Assim como “Paprika”, do Foorin, todos os royalties do single serão doados ao “Conselho Esportivo do Japão” para uso no desenvolvimento da próxima geração de atletas.
Desde a divulgação de “Paprika”, do Foorin, em 2018, o “clipe de dança” no YouTube ultrapassou 140 milhões de visualizações, vídeos da NHK relacionados a “Paprika” ultrapassaram um total de 260 milhões de visualizações, tornando esta a música infantil mais popular da atualidade e criando um fenômeno Paprika em todo o Japão.
Além disso, em agosto, Kenshi Yonezu, que escreveu, compôs e produziu a música, anunciou um autocover da música. Após o lançamento do clipe no YouTube, o mesmo ultrapassou 10 milhões de visualizações em apenas 4 dias e 9 horas, a vez mais rápida em que isso aconteceu com ele. Atualmente, o clipe tem mais de 50 milhões de visualizações, o que expandiu além das gerações e continua se espalhando.
Foorin team E
Um grupo de 5 crianças nativas de língua inglesa. Formação – vozes principais: Jasmine (10 anos), Corban (8 anos); refrão e dança: Len (12 anos), Evangeline (12 anos), Clara (6 anos).
O nome da unidade “team E” significa equipe nativa da língua inglesa.
Foorin
Um grupo de 5 crianças que canta a versão original de “Paprika”. Formação – voz principal: Moena, Hyuuga; refrão e dança: Takeru, Ririko, Chise. O grupo foi batizado por Yonezu, quando ele viu as 5 crianças cantando e dançando a música como um “Furin (que significa espanta-espíritos)”. O “videoclipe de dança” do Foorin, no YouTube, ultrapassou 140 milhões de visualizações, o cover próprio de Kenshi Yonezu ultrapassou 55 milhões de visualizações e vídeos da NHK relacionados a “Paprika” ultrapassaram um total de 260 milhões de visualizações.
Kenshi Yonezu
Nascido em 1991, é músico e ilustrador. O videoclipe da música “Lemon”, anunciado em 2018, ultrapassou 490 milhões de visualizações e o single foi certificado pela Associação da Indústria de Gravação do Japão como o single mais rápido a atingir 3 milhões de downloads, tornando-o um fenômeno social. O single “Uma to Shika”, lançado em setembro de 2019, chegou ao topo dos singles mais vendidos na Billboard JAPÃO, atingiu um total de vendas físicas/digitais de 1,2 milhões, ficou em primeiro lugar por 10 semanas consecutivas nas paradas de vendas digitais e segue definindo novos recordes no cenário musical japonês.

Variedades: Aramà lança álbum "As Luas de Wesak" em São Paulo



Redação/Hourpress

A cantora italiana Aramà vai apresentar um show inédito na Estrella Galicia Estação Rio Verde, casa cultural na zona oeste de São Paulo. O show de lançamento do álbum “As Luas de Wesak” acontece no dia 18 de janeiro e terá a participação especial de Eduardo Brechó e Thiago Adorno.
Entre as músicas que farão parte do repertório estão as novas faixas do álbum, como a faixa título, “As Luas de Wesak”; “Ibeji”, com a participação de Brechó,além de Nipples e Ganesha, do primeiro álbum “La Verità”.
Aramà também apresentará a inédita “Sente”, acompanhada de Thiago Adorno.
A direção musical do show é assinada pela própria cantora, que terá os músicos Lenynha Oliveira (percussão) e Eduardo Brechó (DJ) ao seu lado no palco, além dos dançarinos Augusto Follman e Gustavo dos Santos.

SERVIÇO
Local: Estrella Galicia Estação Rio Verde
Endereço: Rua Belmiro Braga 119 - Vila Madalena - próximo a estação Fradique Coutinho (Linha amarela)
Data: 18 de janeiro | sábado
Horário: a partir das 20h
Preços:Antecipados - 1º lote R$25,00; 2º lote R$30,00 e R$40,00
- Bilheteria (no dia do evento): R$50,00 

Variedades: CCBB/SP promove primeira festa matinal de 2020, neste sábado (11)


Com yoga, dança, arte, meditação e alimentação saudável, a Festa Wake acontece bem cedinho, com a proposta de as pessoas fazerem algo inusitado e se enxergarem como potenciais transformadoras de suas vidas e do mundo em que vivem


Redação/Hourpress

A  Wake é uma festa matinal que propõe reinventar a rotina das pessoas, de forma a trazer mais equilíbrio e bem-estar para a vida caótica que temos levado na cidade.
Outra característica inspiradora da WAKE é que ela se baseia no conceito de colaboração: a festa se faz por meio de doações dos parceiros de comidas, músicos, professores de yoga, massagistas, DJs, voluntários de produção, fotógrafo e por aí vai!

Já os participantes da festa doam um valor como ingresso, que se reverte a um projeto social local a cada edição. Nessa edição, ajudaremos o projeto Meninos da Billings. Desde 2015, foram 40 edições entre SP, RJ, Porto Alegre, Curitiba, Ilhabela, Brasília, Manaus, Ribeirão Preto, Uberlândia, Cidade do México, Tulum e Bahidorá, e em festivais como TEDxSP, MECAInhotim, Hack Town, Sofar Sound, Virada Sustentável, Virada Zen, Subtropikal, FIC-POA e Festival Transcendência.

Todo valor arrecadado com a venda de ingressos será doado para os Meninos da Billings, que operam 3 projetos sociais: o Remada na Quebrada, a Escola de Marcenaria voltada para mulheres; e as oficinas para construção de lixeiras com garrafas PET retiradas da represa.
  
Instagram: @meninosdabillings

SOBRE O FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA– EDIÇÃO SÃO PAULO:
Após sucesso de crítica e público em Brasília, em sua 6ª. edição, que aconteceu no mês de novembro (de 12 a 22), o Festival Internacional Cinema Transcendência – Edição São Paulo - evento que reflete sobre arte e espiritualidade - promete repetir a dose, agora, em São Paulo, em sua primeira edição.
O Festival chega a São Paulo coerente com sua proposta original de ampliar níveis de consciência através da arte, sempre acrescido daquilo que é a sua marca: a liberdade na escolha dos filmes e a criatividade no formato da realização.
Além da exibição de 23 filmes de longas-metragens, média e 3 curta metragens, o evento promove atividades paralelas com o objetivo de expandir as formas de sentir e criar, despertando outras maneiras de fazer e ver cinema. A programação inclui filmes, apresentações musicais e atividades culturais onde a troca de experiências proporciona a reflexão e o aprendizado.
Este ano, identificado na agenda subjetiva da cultura universal e da arte que transcende a materialidade simplória como o ano do falecimento de João Gilberto, o Festival tem a honra de homenageá-lo e caracterizar esta edição como tendo a música por destaque. É a primeira vez em que o Festival faz um tributo explícito a um artista cuja obra reconhecemos e exaltamos como de transcendência inigualável.
Festival Internacional Cinema Transcendência – Edição São Paulo convida o público a celebrar este encontro com o cinema, a música, a arte e a transcendência.
Evento dedicado ao livre pensamento, o FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA busca apresentar diferentes reflexões sobre a experiência humana na Terra. A programação aposta em títulos que promovem o autoconhecimento, ampliando a discussão sobre temas como consciência, ecologia, sociedade, desenvolvimento humano, espiritualidade, além de dialogar sobre o papel da arte como mediadora entre o sentido estético e a experiência transformadora.
Além dos filmes selecionados dentre os inscritos, a curadoria trabalhou com títulos convidados, produzidos em diferentes anos e países, consagrados e de vanguarda, que abordam diversos aspectos da transcendência. Como inspiração, as palavras do realizador chileno Alejandro Jodorowsky, um dos patronos permanentes do festival: “O cinema é um instrumento poderoso capaz de transformar almas e mentes”. Este potencial de comunicação do cinema e sua capacidade profunda de acessar emoções humanas levaram o cineasta e músico André Luiz Oliveira a idealizar o FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA. Segundo já afirmou, a intenção é expandir consciências: “Neste Festival estão ficções, documentários, experimentais, dramas e lutas, que refletem o mundo caótico em que vivemos, entretanto e acima de tudo, um mundo solidário, propositivo, em permanente movimento e transformação”, disse André.
PROGRAMAÇÃO

Dia 08/01 (Quarta)
17h: O Alquimista do Som
Direção: José Walter Lima. Documentário, 11 minutos, 1978, Brasil, Livre
É um documentário sobre a vida e a obra do músico e artistas plástico suíço Walter Smetak, que lecionou na Escola de Música da Universidade da Bahia, influenciando uma geração de músicos como Gilberto Gil, Rogério Duprat, Caetano Veloso, Gereba, Tom Zé, Tuzé de Abreu, grupo Uakti, entre outros. Smetak destacou-se pelo caráter vanguardista de sua obra. Propôs, dentre outras coisas, que a relação com a música fosse o mais orgânica possível e defendeu a democratização do acesso a arte, já que para ele todos tinham a capacidade de fazer sua própria música através da criação dos seus próprios instrumentos. Em 1968, já havia produzido cerca de 100 instrumentos experimentais de cordas, sopro e percussão, todos desenvolvidos na oficina de criação que montou no porão na Escola de Música da Ufba.
Dhrupad - Dagar Brothers
Direção: Aravind Sinhá. Documentário, 63 minutos, 2006, Índia, Livre
Dagar é uma lenta jornada meditativa sobre vida e as tradições dos Dagars, uma linhagem antiga de músicos que vêm praticando dhrupad por 20 gerações. Dhrupad é um estilo de canto da música indiana Hindustani, e acredita-se ser o mais antigo estilo de canto conhecido. Esse estilo apresenta uma técnica complexa onde o som emana com profundidade pela voz do cantor. As composições são antigas e em sua maioria poéticas. Porém há mais ênfase na capacidade sonora do ser humano, que nas letra das músicas. É uma música extremamente meditativa e que tem o objetivo de aproximar o ouvinte aos planos divinos elevados. A fusão da densidade da herança musical dos Dagars proporcionam momentos de deleite e profundo encantamento.


19h30: In the Eye of the Spiral (No Olho da Espiral)
Direção: Raynald Leconte & Eve Blouin. Documentário, 55 minutos, 2015, Haiti, Livre
No Eye of the Spiral narrado por Annie Lennox capta a resiliência cultural e criativa do Haiti através da visão de seus artistas mais proeminentes. A filosofia do "espiralismo" nos faz entender a inevitabilidade da criação quando enfrentamos o caos. Vencedor do Melhor Documentário Especial do BAFF (Big Apple Film Festival) em Nova York.

Dia 09/01 (Quinta)
17h: A Story of Sahel Sounds
Direção: Neopan Kollektiv. Documentário, 82 minutos, 2016, Alemanha, livre
Filmado em três continentes, o filme fornece uma visão íntima do projeto Sahel Sounds, de Christopher Kirkley: um blog, uma gravadora e uma plataforma que explora artes e música da região do Sahel por meio de um trabalho de campo etnográfico não tradicional.

19h30: Sagrado Segredo
Direção: André Luiz Oliveira. Ficção, 73 min, 2012, Brasil, 12 anos
Narra a trajetória de um cineasta encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia – resultante desse dilema – o leva até um ritual religioso tradicional (a “Via Sacra”), o ambiente ideal para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO.

Dia 10/01 (Sexta)
17h: Orin – Música para os Orixás
Direção: Henrique Duarte. Documenário, 74 minutos, 2018, Brasil, Livre
A Música Popular Brasileira foi muito influenciada, ao longo do tempo, por terreiros de Candomblé, que foram precursores de gêneros que deram origem ao samba, o baião, e até mesmo o funk carioca. Para entender melhor como funciona a resistência musical e espiritualista dos Orixás, diversos sociólogos, artistas e etnomusicólogos analisam as cantigas sagradas chamadas de Orin na linguagem iorubá.
19h10: Meetings with Remarkable Men (Encontro com Homens Notáveis)
Direção: Peter Brook. Ficção, 108 minutos, 1979, Inglaterra, Livre
O filme conta a história de G.I. Gurdjieff e suas viagens em busca da iluminação e do desenvolvimento interior. Começa com sua infância e segue sua viagem pela Ásia Central, enquanto ele descobre novos níveis de espiritualidade através da música, da dança e de encontros com a morte. Filmado quase inteiramente no Afeganistão, narra a busca de Gurdjieff e de seus companheiros pela verdade, resultando na iniciação de Gurdjieff nos mistérios da Irmandade Sarmoung. O filme é baseado no livro de mesmo nome.

Dia 11/01 (Sabado)
09h: Festa Matinal - no andar térreo do CCBB
Uma atividade matinal com yoga, música, dança, alimentação saudável, performances e meditação.
Este ano, identificado na agenda subjetiva da cultura universal e da arte que transcende a materialidade simplória como o ano do falecimento de João Gilberto, o Festival tem a honra de homenageá-lo e caracterizar esta edição como tendo a música por destaque.
É a primeira vez em que o evento faz um tributo explícito a um artista cuja obra é reconhecida e exaltada como de transcendência inigualável.

16h: O Navio de Teseu
Direção: Anand Gandhi. Ficção, 139 minutos, 2013, Índia, Livre
Se as partes de um navio são substituídas, pedaço por pedaço, esse é ainda o mesmo navio? Uma fotógrafa diferente lida com a perda de sua visão após um procedimento clínico; um monge erudito enfrenta um dilema ético frente à sua ideologia de vida, tem de escolher entre seus princípios e a morte; e um jovem corretor da bolsa de valores, seguindo o rastro de um rim roubado, aprende como a moralidade pode ser complexa. Seguindo estes elementos isolados de suas viagens filosóficas, e sua eventual convergência, o Navio de Teseu explora questões de identidade, justiça, beleza, entendimento e morte.
19h30: Song of God (Canção de Deus)
Direção: Aref Mohammadi. Documentário, 60 minutos, 2018, Iran/Canadá, Livre
Quando um cineasta iraniano-canadense ouve a história de Ghadamyar, um jogador curdo Tanbur de 120 anos, ele parte em uma missão para descobrir mais sobre a vida musical e encantadora deste mestre espiritual. O filme segue sua jornada ao oeste do Irã, onde ele descobre as antigas tradições e ensinamentos da fé de Ghadamyar, conhecida como Yarsanism, e sua relação com o misterioso Tanbūr, um instrumento meditativo. O filme leva audiências em uma busca musical e visual entre paisagens escarpadas do oeste do Irã para experimentar vozes desconhecidas e despertar espiritual. Nós testemunhamos a oração coletiva de Yarsani Tanbūrists, como uma prática para manter sua identidade espiritual e buscar a beleza interior.
Dia 12/01 (Domingo)
16h: Piazzolla – Os anos do tubarão (Piazzolla – Los años del tiburón)
Direção: Daniel Rosenfeld. Documentário, 94 minutos, 2018, França/Argentina, 12 anos
Com imagens e áudios inéditos, o filme constrói um retrato do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) e de sua revolução no universo do tango. O material de arquivo é do filho, o também músico Daniel Piazzolla, e permite um olhar pessoal, com histórias de família e lembranças das polêmicas enfrentadas em Buenos Aires.

19h: Fiding Joe (Encontrando Joe)
Direção: Patrick Takaya Solomon. Documentário, 80 minutos, 2011, EUA, Livre
No início do século 20, ao estudar a mitologia mundial, Joseph Campbell descobriu um padrão escondido em todas as histórias já contadas e ele chamou de "a jornada dos heróis". Um filme verdadeiramente inspirador, ENCONTRANDO JOE nos leva à jornada dos heróis últimos: a jornada da auto descoberta. Ao matar dragões e descobrir tesouros, você pode achar que o Santo Graal que você procura está mais perto do que você pensa.

Dia 13/01 (Segunda)
16h: Sandgirl
Direção: Mark Michel. Documentário, 84 minutos, 2017, Alemanha, Livre
O que significa ser um prisioneiro de seu próprio corpo e, ao mesmo tempo, invisível? "Sandgirl" nos leva ao mundo único da vida e experiências de Veronika Raila, uma jovem autista, hipersensível e seriamente incapacitada desde o nascimento. Raila sabe como é não ser visto como pessoa. Quando criança, ela foi diagnosticada com um QI de 0. Apenas seus pais se recusaram a acreditar nisso. Hoje, Raila publica prosa e poemas, estudos bibliográficos e teologia. Juntamente com o diretor Mark Michel, ela revê sua própria vida neste filme. A combinação de suas poesias e pensamentos com uma observação cotidiana delicadamente filmada, os disparos da natureza poética e as rápidas, porém poderosas animações de areia da artista Anne Löper se unem em um ensaio sobre liberdade e percepção.

19h30:  Meteorango Kid – Herói intergalático
Direção: André Luiz Oliveira. Ficção, 85 minutos, 1969, Brasil, 18 anos
O longa-metragem narra de maneira irreverente as aventuras de um estudante universitário no dia do seu aniversário. O anti-herói intergalático atravessa este labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios, deixando atrás de si um rastro de inconformismo. “Meteorango Kid é um soco violento que comove e revolta”. Com esta frase, o escritor Jorge Amado definiu o filme que assistiu na ocasião em que foi apresentado no V Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando recebeu o prêmio especial do júri, foi escolhido como melhor filme segundo o júri popular e ainda obteve a Margarida de Prata – Ofício Católico Internacional de Cinema.