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terça-feira, 5 de novembro de 2019

Túnel do Tempo: Presidente Prudente de Morais sofre atentado



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 5 de novembro de 1897, o presidente Prudente de Morais sofre um atentado em uma cerimônia militar.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua José Paulino


Luís Alberto Alves/Hourpress


O coronel José Paulino Nogueira, natural de Campinas, nascido 13 de fevereiro de 1853; foi grande agricultor e abastado capitalista.Caridoso, ajudou muitas pessoas durante a epidemia de febre amarela que castigou Campinas. Foi presidente de banco e diretor da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Morreu em 10 de novembro de 1915. A Rua José Paulino (foto) fica no Bom Retiro, Centro. 

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Geral: CI lança projeto de intercâmbio e experiências internacionais para público cristão



Programas são fundamentais para cristãos que buscam cumprir um chamado missionário

Redação/Hourpress
CI Intercâmbio e Viagem, empresa líder no segmento, acaba de lançar uma grande novidade para seu portfólio: Intercâmbio Zion, com programas educacionais, imersões em Israel e experiências missionárias, todas construídas com foco no público cristão. O lançamento foi estruturado com objetivo de aproximar os cristãos da possibilidade de viver uma experiência internacional de forma segura e inseridos no ambiente espiritual.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o IDE - Mercado e Cultura Cristã. Larissa Charnet, diretora de marketing e produto da CI, explica que o Intercâmbio Zion é uma resposta à percepção das duas empresas sobre os jovens cristãos. “Percebemos que os jovens cristãos precisam desenvolver uma cultura de aprendizado do inglês e queremos incentivar esse processo”, comenta.
Em termos educacionais, fazem parte do novo projeto os principais programas de intercâmbio da CI: Intercâmbio Teen; High School; Cursos de Idiomas; Trabalhar e Estudar; e Universidades. Entre os países de destaque aparecem Estados Unidos, Canadá e Austrália. A empresa também passa a oferecer programas de imersão de dez dias em Israel, que serão oferecidos em três formatos com focos diferentes, são eles: cultural religioso; cultural gastronômico e artístico; tecnologia e empreendedorismo. Haverá, ainda, programas missionários, como trabalhos voluntários em destinos como África do Sul e Moçambique. 
A executiva explica que o Intercâmbio Zion está completamente alinhado ao lifestyle cristão, e oferece, na prática, a possibilidade do viajante ficar hospedado na casa de uma família cristã ou em uma moradia próxima de igrejas. “Entendemos que a experiência internacional está diretamente ligada à possibilidade dos cristãos cumprirem seu chamado, seja através do aprimoramento de um idioma estrangeiro ou em um trabalho voluntário. É cada vez mais claro que se expor para o mundo forma cristão diferenciados e influentes”, comenta.
Sobre a CI
Líder no segmento de intercâmbio e viagem no país, a CI Intercâmbio e Viagem possui 31 anos de história. Nesse período, a empresa, que também é uma das maiores do mundo, já embarcou mais de 500 mil pessoas, inaugurou 130 unidades ao redor do Brasil e quatro unidades fora do país (Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Canadá). A CI oferece experiências internacionais de estudo, trabalho ou turismo para público de todas as idades. A fim de entregar uma solução completa e segura para o cliente, a companhia possui outras unidades de negócios que fazem parte do grupo - a Amaze, empresa especializada em viagens pedagógicas e a CI Seguros.

Geral: Governo paulista entrega na capital 96 apartamentos do Residencial Gusmões, da PPP do Centro


Com esta entrega, a PPP do Centro soma 1.227 unidades de interesse popular já disponibilizadas à população paulistana


Redação/Hourpress

A Secretaria de Estado da Habitação entregou no dia 31 de outubro, 96 apartamentos do Residencial Gusmões, na rua dos Gusmões, nº 97/198. O empreendimento integra a Parceria Público-Privada (PPP) do Centro, primeira PPP de Habitação de Interesse Social (HIS) do país, dedicada à oferta de moradias, aprimoramento da infraestrutura de serviços e equipamentos públicos e consequente revitalização de áreas do centro da cidade de São Paulo.Com a inauguração do novo conjunto nesta quinta-feira, já são 1.227 unidades habitacionais de interesse social entregues pela PPP do Centro.
Famílias ou indivíduos com renda entre R$ 810 e R$ 5.724,00, que já residiam no município, trabalhavam na região central da cidade e ainda não tinham tido acesso à casa própria foram o público beneficiado pelas moradias de interesse social da PPP do Centro. Os contemplados se inscreveram no projeto e participaram de sorteios classificatórios.
O casal Aline e Robson Pazinato, pais de Ângelo e Bernardo, de seis e três anos, respectivamente, eram só sorrisos na manhã desta quinta-feira. "É um verdadeiro sonho sair do aluguel. O nosso apartamento é lindo, o prédio tem lazer para nossos filhos e a região é ótima, com fácil acesso a tudo", disseram. Eles estavam há seis anos na fila de inscritos da Cohab e, devido ao endereço de trabalho de Robson, foram sorteados para o projeto da PPP do Centro. Visitaram previamente o prédio e o apartamento de três dormitórios e adoraram.
Ao longo dos onze anos de casamento, o casal já havia se mudado seis vezes, sempre para imóveis alugados na região do Terminal Sapopemba, no extremo da zona leste da capital. Robson, que é coordenador da área de entregas de uma empresa no Centro, levava 40 minutos de moto para fazer o traslado casa-trabalho. O intervalo de tempo agora cairá para dez minutos. Mesmo Aline, que trabalha na zona leste, também reduzirá para um terço o período de deslocamento, com o novo endereço: ao invés de 1h20 de ônibus, embarcará na estação Luz do metrô e, em vinte minutos, desembarcará na porta de seu trabalho, em frente à estação Carrão. "Será uma mudança completa de qualidade de vida e ainda por cima pagaremos uma prestação menor, numa casa que é nossa", comemorou Aline.
O Residencial Gusmões foi erguido num terreno de 1.118 m2, cedido pela Prefeitura de São Paulo. São 96 apartamentos de interesse social, distribuídos numa única torre, de 13 andares (térreo mais 12 pavimentos), sendo 84 unidades de dois dormitórios e 12 unidades de três dormitórios. Cada um dos 84 apartamentos de dois dormitórios tem 43 m2 de área construída, que comportam também sala, cozinha, banheiro, área de serviço. Nas 12 unidades com três dormitórios, que dispõem dos mesmos outros cômodos, a metragem do apartamento sobe para 56 m2.
O conjunto é dotado ainda de salão de festas, salão de jogos, mini quadra, brinquedoteca e bicicletário. A PPP está entregando também no Residencial Gusmões uma loja de 155 m2, onde a iniciativa privada poderá vir a instalar um supermercado ou um estabelecimento comercial semelhante, facilitando o cotidiano dos moradores.
"Estamos muito orgulhosos de darmos continuidade a esse projeto pioneiro e inovador que começou a ser entregue à população paulistana na gestão do hoje vice-governador Rodrigo Garcia como secretário estadual da Habitação" disse o atual secretário estadual da Habitação, Flavio Amary. Ele destacou que os novos moradores estão ingressando num projeto pioneiro, primeiro nascido no Brasil, que tem a responsabilidade de colaborar com a revitalização, com a reurbanização de um pedaço de São Paulo, que é tão bonito e precisa de gente morando para ser melhor cuidado. "Entregamos moradias a quem mais precisa, mas também temos como reflexos diretos a melhoria de serviços e a oferta de mais opções de cultura, mobilidade e lazer para a população, revitalizando o Centro como São Paulo merece", resume.
A parceria da administração municipal foi fundamental na edificação desse empreendimento, destaca o secretário do Grupo Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Estado da Habitação, Cassiano Ávila. "O sucesso da PPP está apoiado em um modelo de gestão que é resultado da parceria não só entre o público e o privado, como também entre os próprios entes públicos. A Secretaria de Estado da Habitação trabalhou junto com a Prefeitura, que cedeu o terreno da Rua dos Gusmões e apoiou a liberação dos entraves burocráticos e a adequação dos projetos", afirma Ávila.
"Se vocês olharem esse prédio verificarão que ele tem a qualidade até mesmo superior do que de muitos imóveis da iniciativa privada. Esses empreendimentos foram pensados para repovoar, requalificar o Centro. A gente vê que os objetivos estão sendo bem cumpridos. É com isso que a segurança melhora, que as condições de oferta de serviços melhoram, que o tempo de deslocamento das pessoas na cidade diminui", afirmou Reinaldo Iapequino, presidente da CDHU, idealizador técnico do projeto, concebido quando ele estava à frente da Agência Casa Paulista, da Secretaria Estadual da Habitação.
A PPP - A PPP do Centro prevê a construção de 3.683 moradias na região central da capital paulistana. Destas, 1.423 são Habitações de Mercado Popular (HMP), a serem comercializadas diretamente pela concessionária junto ao público com renda mensal superior a R$ 5.724,00. As outras 2.260 unidades são Habitações de Interesse Social, oferecidas à população com renda mensal de até R$ 5.724,00, a partir da intermediação da Secretaria de Estado da Habitação.
Das 2.260 moradias de interesse social previstas, já foram entregues 126 unidades do Residencial São Caetano, 91 unidades do Residencial Alameda Glete, 914 unidades no Complexo Júlio Prestes e, agora, as 96 unidades do Residencial Gusmões. Até dezembro deste ano, a PPP do Centro deve entregar também as 288 unidades habitacionais - 216 delas de interesse social e 72 de mercado popular - do Complexo Júlio Prestes II, além da creche para 198 crianças. Estão em obras mais 210 unidades de interesse social da chamada "Quadra 69, na região central.
A iniciativa também propõe a realização de verdadeira mudança urbanística nas áreas de intervenção, com a recuperação de espaços públicos, a criação de áreas comerciais e de serviços, além da restauração ou criação de novas edificações para equipamentos públicos, como no caso da reforma do segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros, da nova sede da Escola de Música Tom Jobim, da revitalização das praças Júlio Prestes e Cleveland. Tudo isso realizado com o cuidado necessário à preservação das espécies vegetais e com o plantio de novas árvores, além de novos investimentos em iluminação pública e redes de drenagem e esgoto no entorno.
Estão sendo viabilizados também espaços comerciais no Complexo Júlio Prestes (boulevard comercial com 56 lojas), no entorno da escola de música (dez lojas) e agora na rua dos Gusmões (uma loja de 155 m²). O projeto colabora, assim, com a requalificação da região central, aproximando a moradia do emprego e dos eixos de transporte de massa e, com isso, reduzindo o tempo de deslocamento dos trabalhadores.
O investimento global na PPP do Centro é de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 465 milhões de contrapartida do Governo do Estado, em prestações pagas à iniciativa privada ao longo de 20 anos. A concessionária PPP Habitacional SP, vencedora da licitação e gerida pela construtora Canopus, que investe R$ 919 milhões na iniciativa, é responsável pela construção das moradias, prestação de serviços de desenvolvimento de trabalho técnico social (pré e pós-ocupação), gestão condominial, gestão de carteira de mutuários e manutenção predial.

Geral: Abrainc sugere melhorias na minuta da Nova Lei de Zoneamento



O custo elevado da outorga onerosa, que passou a ser cobrada em toda a cidade

Redação/Hourpress

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) vem acompanhando de perto as mudanças propostas pela Prefeitura de São Paulo na Lei de Zoneamento. O setor vem contribuindo com estudos e dados que visam a evolução da legislação que regula as construções de edifícios na capital paulista. A minuta publicada hoje pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano mostra que as mudanças serão tímidas e não aumentarão os espaços para moradia próximos a infraestrutura urbana de qualidade.

O custo elevado da outorga onerosa, que passou a ser cobrada em toda a cidade, as restrições da altura de edifícios em regiões que já haviam iniciado a sua verticalização, além de delimitações quanto as dimensões dos imóveis e número de vagas nos eixos de adensamento, restringem de forma relevante as áreas de atuação do mercado, com consequente periferização de empreendimentos, principalmente os voltados para as classes de baixa de renda, elitizando ainda mais a cidade.

 Em consulta pública sobre o Projeto de Lei da revisão da Lei de Zoneamento, a Abrainc, junto com outras entidades setoriais, sugeriu uma redução no valor da outorga, a liberação da altura das edificações em pelo menos duas Macroáreas, e ajustes nas restrições de área de unidades e número de vagas, sempre com o objetivo de ampliar a produção de habitação em regiões com maior infraestrutura, reduzindo as graves distorções urbanas da cidade, ampliando o adensamento nas regiões mais centrais e a geração de mais empregos.

Segundo um estudo feito pela Fipe em parceria com a Abrainc, 85,8 mil vagas de empregos seriam geradas somente na capital paulista na construção civil, caso as sugestões do setor sejam aceitas pela Prefeitura. Esse número pode chegar a 133 mil vagas em todo o Brasil, levando em conta que os insumos e a mão de obra vêm de outras cidades.

Veículos: Renault e as novas regras da FIA para F1 2021



Luís Alberto Alves/Hourpress

A aprovação dos regulamentos financeiros, técnicos e esportivos de 2021 pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA marca a conclusão de um trabalho muito abrangente da Fórmula 1, da FIA e das equipes. Eles também confirmam a visão estabelecida pela nova propriedade da Fórmula 1 para um esporte mais equitativo, mais divertido e mais sustentável, sem trair o DNA que nos fez amar esse esporte complexo e ao qual a Renault é leal há 42 anos.
 
Apesar de alguns compromissos feitos para reunir a diversidade de modelos criados pelo atual Acordo Concorde e suas discrepâncias insustentáveis, essas medidas representam oportunidades significativas para uma equipe como a nossa, aumentando nossas perspectivas de reduzir diferenças e brigando por vitórias e títulos em um prazo razoável. Continuaremos a trabalhar juntos para ajustar esses regulamentos, mas o fato de os fundamentos estarem protegidos agora nos permitirá planejar os desenvolvimentos necessários entre agora e a primeira corrida de 2021."

Veículos: Primeiro presidente da Volvo do Brasil, Tage Karlsson morre aos 93 anos na Suécia



Tage (à direita) foi o primeiro presidente da marca no Brasil

O primeiro presidente da Volvo do Brasil, o sueco Tage Karlsson, morreu aos 93 anos, na Suécia, país onde está sediada a matriz do Grupo. Ele sofria de problemas cardíacos. Karlsson comandou a operação latino-americana da marca de 1977 a 1985, iniciado sua jornada no Brasil muito antes de o primeiro veículo sair da linha e montagem em 1979
Luís Alberto Alves/Hourpress
Ele foi importante não só por ter sido o primeiro presidente da Volvo no continente, mas por ter tido papel fundamental no trabalho de prospecção e na decisão do grupo de investir no Brasil. Muito antes de o príncipe Bertil, da Suécia, participar da cerimônia de colocação da pedra fundamental da fábrica da Volvo, em abril de 1977, os suecos vinham gestando o projeto de uma fábrica de caminhões e ônibus da marca no País. Karlsson participou ativamente neste processo.

O Grupo Volvo já estava prospectando mercados importantes, como os Estados Unidos e o Brasil. Mas o levantamento de informações, os estudos e pesquisas começaram no início da década de 70. Em 1972, Karlsson, que na época estava na área de planejamento de produto, veio ao Brasil pesquisar o mercado local, ao lado do também sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões. A viagem que fizeram para conhecer o País foi memorável. Os dois rodaram pelas estradas brasileiras em um fusca, durante três semanas, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, da capital mineira para São Paulo e daí para o Sul, em direção a Porto Alegre, passando por Curitiba.

A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e uma infinidade de elementos que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz. Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e o estado geral dos veículos.

Pesados no Brasil

Naquele período, nas estradas brasileiras rodavam milhares de caminhões médios e leves. Karlsson sabia que o país precisava mudar o perfil de sua frota e elevar a participação dos caminhões pesados. Caminhões com maior capacidade de carga representam uma série de vantagens: mais segurança e menos poluição por conta do menor número de veículos nas estradas e, principalmente, mais economia no custo do transporte, uma vez que cada caminhão pesado leva o equivalente de carga de dois menores. Terminado, o relatório recomendava instalar uma fábrica no Brasil.

Em 1977 foi assinado o contrato social que deu origem a Volvo do Brasil Veículos e Motores S/A, com sede em Curitiba, PR. Em 1979, saía das linhas de montagem o primeiro veículo da marca fabricado no país, um chassi de ônibus B58, cuja foto, com Tage Karlsson ao volante, simboliza o início da jornada da marca em terras brasileiras. No ano seguinte teve início a produção de caminhões, com o modelo N10. Em 40 anos, a unidade brasileira da Volvo já ultrapassou a marca de 300 mil veículos fabricados.