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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Geral: Liga de cirurgia vascular debate exames de imagem


Além de esclarecer o uso de métodos de imagem, aula será ministrada totalmente em inglês


Redação/Hourpress

Com o passar do tempo, os constantes avanços na medicina requer o conhecimento e atualização dos profissionais de saúde. Por esse e outros motivos, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) promove mais uma Reunião da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular em 19 de outubro.  

Para este módulo o tema escolhido foi “Imaging techniques in vascular diseases”, abordar o uso das tecnologias de imagem no diagnóstico e conduta das doenças vasculares.  

Segundo Marcus Cury, membro da Society of Vascular Surgery (SVS) e responsável pela palestra, “O objetivo é demonstrar a aplicabilidade e indicações dos diferentes métodos de imagem em Cirurgia Vascular”. Logo em seguida, haverá um espaço para debater os principais pontos tratados.  

Além de esclarecer o uso de métodos de imagem, aula será ministrada totalmente em inglês. Essa iniciativa pretende estimular os alunos da graduação a se habituarem à língua inglesa “Precisamos prepará-los a formular questões e apresentações. Os principais congressos da área são fora do nosso país e, normalmente, as palestras são proferidas em inglês”, comenta.  

A expectativa é atrair os alunos da Liga de Cirurgia Vascular e mostrar a importância de conhecer os diferentes métodos de imagem utilizados na especialidade “Sem essa tecnologia é praticamente impossível determinar a origem das doenças que tratamos, assim como a melhor terapêutica a ser realizada”, enfatiza Cury.   

Economia: Usaflex dobra resultados em três anos de operação pós entrada dos novos acionistas


Desde a entrada do Grupo Axxon nas operações da empresa, em dezembro de 2016, rede observou aumento de 41% no volume de vendas

Redação
Esse aumento foi impulsionado por um arrojado projeto de franquias e o fortalecimento dos canais de exportação e multimarcas além, do start do e-commerce, aliado a retomada dos investimentos em publicidade e mídia, a Usaflex viu sua receita saltar de 288 milhões, em 2016, para 409 milhões projetados para este ano. A expectativa da rede é fechar 2019 com um total de 234 lojas em funcionamento e o faturamento de 330 milhões de sell-out , superando os 247 milhões conquistados em 2018, representando um crescimento de 33%.
Além das lojas franqueadas, a Usaflex possui produtos à venda em mais de 7.400 pontos em redes multimarcas. No mercado internacional, a marca já está presente com seus modelos confortáveis em 51 países, sendo que quatro deles já contam com 17 lojas licenciadas da grife compatíveis ao projeto arquitetônico das franquias.  
Quando questionado sobre o segredo do sucesso da Usaflex, que segue crescendo mesmo em meio à desaceleração econômica brasileira, Sergio Bocayuva, CEO da empresa, explica que deve-se ao investimento em dois pilares principais. “Para crescer com segurança deve-se investir em GENTE através de ações buscando as melhores práticas de encantamento, desenvolvimento, engajamento, remuneração, premiação e comemoração. Isso interfere diretamente nos resultados. Uma prova disso é que somos a única empresa no setor de calçados brasileiro com o prêmio Great Place to Work , com destaque à elevada pontuação quando comparada as outras melhores colocadas no ranking Brasileiro. O outro pilar fundamental é a implantação e desenvolvimento de ferramentas de inovação, o que nos possibilita estar sempre, à frente no mercado”, afirma. 
Segundo o executivo, o grande êxito de vendas das franquias pode ser atribuído ao fato de que a Usaflex cumpre o que propõem e entrega produtos de qualidade com foco em conforto. A maioria dos modelos do catálogo da marca são atemporais gerando baixa necessidade de liquidação, o que resulta na elevada rentabilidade das operações. As vendas por m² de uma franquia da rede são entre 4 a 8 vezes superiores ao mercado tradicional de Multimarcas, isso graças a oferta de um amplo mix de produtos e experiência não oferecido pelas boutiques convencionais.
Sobre o futuro da rede, Bocayuva revela que a Usaflex ainda planeja duplicar o faturamento até 2023, consolidando os novos canais de franquias, exportação e e-commerce com  aperfeiçoamento da melhor experiência de compras nas lojas franqueadas.
Outro foco importante está nas áreas industriais, que receberão mais investimentos na automação industrial e desenvolvimento de lideranças. As plantas fabris da Usaflex passaram por uma recente modernização nos últimos anos, fato que resultou na racionalização dos lançamentos com redução do Custo do Produto Vendido ( CPV ). Isso gerou a oportunidade do desenvolvimento da coleção Low-Price e manutenção relativa dos preços no ponto de venda ( PDV ) a longo prazo.
Quanto aos colaboradores, a companhia planeja intensificar os investimentos na capacitação dos quadros da empresa em todo os níveis.
Expandir a presença internacional também é uma das vias do plano de expansão a longo prazo. “Além do incremento de importância do canal com crescimento superior a 200% no período de 3 anos, percebemos o incremento da participação relativa de 2% para 8% sobre os canais de vendas da empresa, gerando a oportunidade da abertura de 100 lojas licenciadas em território internacional, principalmente nos mercados Sul Americano, Europa e EUA”, finaliza o CEO. A expectativa é que a Usaflex feche o ano com um crescimento de 57% em relação ao ano passado.
200ª unidade fraqueada Usaflex
A Usaflex comemora em agosto deste ano, a abertura de sua 200ª franquia. Com 75 m², a nova unidade ficará em Gramado, famosa cidade da Serra Gaúcha, na avenida Borges de Medeiros, uma das principais da região central do município.
A chegada do Marco de 200 lojas impressiona graças ao processo de expansão rápido e eficaz pelo qual a Usaflex vem passado nos últimos anos. A rede franqueadora inaugurou 61 lojas em 2018 e pretende abrir mais 60 até o fim de 2019. Segundo o Diretor de Franquias da Usaflex, Elbio Armiliatto, o sucesso da expansão está baseado no excelente resultado que as lojas vêm apresentando, que se reflete no desejo dos atuais franqueados de implantar novas lojas.
Com apenas três anos de criação, o sistema de franquias Usaflex ganha destaque no cenário nacional do Franchising e mostra que a meta de alcançar 340 lojas até o ano de 2022 possui bases sólidas para ser concretizada. 
Mais uma prova do êxito da Franquia Usaflex foi a recente conquista do prêmio da Revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”. A premiação avaliou o desempenho de mais de 400 Redes de Franquias do Brasil em 2018, premiando 72 Franqueadoras com o título de Franquia 5 Estrelas, sendo a Usaflex uma delas. A empresa obteve ainda a maior pontuação entre todas as Franquias do Brasil no quesito Desempenho.
O segredo para conseguir manter um ritmo de crescimento rápido e estruturado é investir na qualidade das operações. Em seu primeiro ano de avaliação da ABF - Associação Brasileira de Franchising, a Franquia Usaflex já obteve o Selo de Excelência em Franchising, com pontuação acima da média do setor.

Economia: CDB de liquidez diária é opção de investimento para reserva de emergência


- Produto é ideal para as despesas extras de início de ano, como tributos e educação
- Com taxa de 104% do CDI no mês de outubro, uma das melhores do mercado para o curto prazo, o CDB do Banco RCI Brasil tem rendimento superior ao da poupança
O Banco, que é braço financeiro das montadoras Renault e Nissan, também acaba de reduzir o valor mínimo de investimento para R$ 100
Luís Alberto Alves/Hourpress
Organizar e diversificar os seus investimentos de acordo com as suas necessidades é uma das dicas dos especialistas. Para despesas de emergência ou para aquelas que extrapolam o orçamento no início de ano, como tributos e gastos com educação (matrícula, material escolar etc), o Certificado de Depósito Bancário (CDB) de liquidez diária é ideal para reserva financeira de curto prazo, pois evita resgate e perdas em aplicações de longo prazo ou até a necessidade de fazer um empréstimo ou entrar no cheque especial.
Para atrair esses investidores que preferem apostar em diferentes tipos de produtos e também para aqueles que ainda investem na poupança ou em produtos menos rentáveis, o Banco RCI Brasil, braço financeiro das montadoras Renault e Nissan, divulga a ampliação da taxa de seu Certificado de Depósito Bancário (CDB) de liquidez diária de 102% para 104% do CDI para novos clientes no mês de outubro. Além disso, o banco acaba de reduzir o valor mínimo de investimento para R$ 100 para atrair um número maior de investidores.
Com essa taxa, o CDB do Banco RCI Brasil passa a ter uma das melhores taxas entre os produtos de renda fixa com liquidez diária para os novos clientes que abrirem a conta e investirem em outubro. Além da atratividade da taxa e o valor mínimo de investimento baixo, o CDB tem a solidez de uma instituição financeira classificada como “Aaa.br”, o melhor rating concedido no País pela agência Moody’s. O investimento também é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
A diferença de rendimento em relação à poupança é significativa. Na prática, enquanto R$ 10 mil investidos durante um ano na poupança rende R$ 375,00, o mesmo investimento no CDB, a taxa de 104%, rende R$ 464,00, ou seja, uma diferença de 24% e com a mesma segurança e liquidez.
Mobilidade e segurança
Além da taxa, do baixo valor inicial de investimento e da segurança, o Banco RCI Brasil também é moderno como uma fintech e conta com o aplicativo exclusivo para o investimento - o CDB Banco RCI. O app está disponível nas lojas App Store e Google Play e foi especialmente desenvolvido para as pessoas físicas acessarem o produto financeiro, o que garante uma experiência fácil e segura. A instituição foi o primeiro banco de montadora a lançar uma plataforma online para essa modalidade de investimento no País.
“Além da rentabilidade diferenciada, o Banco RCI é uma instituição sólida e com excelente rating, o que dá mais segurança ao investidor. Agora, também reduzimos o valor mínimo de investimento para atrair os tradicionais clientes da poupança, que não conhecem o CDB. Graças ao app, há ainda a comodidade de o produto ser acessado com segurança na palma da mão. Como é de liquidez diária, é possível sacar a qualquer momento. Com todos esses atributos, esse é o momento de o tradicional investidor da poupança conhecer um produto mais rentável e que também é seguro”, afirma a diretora de clientes e operações do Banco RCI Brasil, Elizandra Costa, ao acrescentar que o Banco RCI Brasil também conta com CDB com a taxa de 108% do CDI com vencimento para um ano.
Fora do Brasil, os produtos de depósito do RCI Bank and Services, controlador do Banco RCI Brasil, têm sucesso em países como Inglaterra, França, Áustria e Alemanha.
Os CDBs emitidos vão contribuir com o financiamento de veículos Renault e Nissan, apoiando a expansão do crédito das marcas no mercado brasileiro.
Sobre o Banco RCI Brasil
O RCI Bank and Services é o braço financeiro da Aliança Renault, Nissan e Mitsubishi no mundo e está presente em 36 países.
O Banco RCI Brasil, filial brasileira, tem como principal papel atuar junto às marcas Renault e Nissan e suas redes de concessionárias com a oferta de produtos financeiros competitivos e atrativos que se adaptem aos perfis mais exigentes, com o máximo de agilidade e eficiência.
As empresas do grupo iniciaram suas atividades operacionais em 2000 e ocupam a liderança entre os bancos que financiam os veículos Renault e Nissan zero quilômetro no Brasil. O Banco RCI Brasil fechou 2018 com mais de 316 mil clientes e 132 colaboradores.

Economia: Municípios recebem R$ 312 milhões no segundo repasse de ICMS do mês



Com depósito desta terça-feira (15) foram destinados mais de R$ 845 milhões às prefeituras em outubro

Redação/Hourpress

O governo do Estado de São Paulo transfere nesta terça-feira (15) R$ 312,32 milhões em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento é referente ao montante arrecadado no período de 7 a 11 de outubro. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Os municípios já haviam recebido R$ 533,62 milhões no repasse anterior, realizado em 8/10, relativo à arrecadação do período de 30/9 a 4/10. Com os depósitos efetuados hoje, o valor acumulado distribuído às prefeituras em outubro sobe para R$ 845,95 milhões.

Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios.

Nos primeiros nove meses deste ano, a Secretaria da Fazenda e Planejamento depositou R$ 21,33 bilhões aos municípios paulistas.

Agenda Tributária

Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.

Índice de Participação dos Municípios

Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.

Veículos: Allison Transmission apresenta e-eixo na Fenatran/2019



A Allison mostrará um dos seus mais recentes lançamentos globais: o e-eixo AXE. Também estará presente no evento o canavieiro VW Constellation 31.280 8x4 Bitola Larga, apresentado pela VW Caminhões e Ônibus

Luís Alberto Alves/Hourpress

Na semana de 14 a 18 de outubro a Allison Transmission, líder global em soluções de propulsão para veículos comerciais médios e pesados, estará presente na 22ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga — FENATRAN. Considerado como o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, a FENATRAN é uma grande mostra de soluções integradas. Em seu estande, a Allison Transmission apresentará o recém-lançado Série AXE™, um dos sistemas de eixos eletrônicos mais completos e eficientes para caminhões médios e pesados disponíveis no mercado global.

Resultado da aquisição da divisão de sistemas de veículos elétricos da AxleTech pela Allison, o eixo eletrônico agora faz parte do portfólio de soluções de propulsão da Allison. Há mais de 100 anos liderando em sistemas de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, agora a empresa inova ao apresentar soluções de trens de força elétricos. A Série AXE da Allison Transmission se configura um dos mais eficientes e potentes sistemas já desenvolvidos para caminhões médios e pesados fornecendo alto nível de capacidade de potência, tamanho e simplicidade.

O e-eixo compõe-se de um sistema de transmissão elétrica que vai integrado à estrutura padrão existente nos eixos dos caminhões comerciais. Os eixos da Série AXE possuem motores elétricos, uma transmissão de duas velocidades, trocadores de calor e bombas. O modelo também inclui recursos eletroeletrônicos para uma completa solução de powertrain.

A Série AXE é composto por um ou dois motores elétricos de alta rotação e uma transmissão de múltiplas marchas, eliminando a necessidade de eixos de transmissão adicionais e estruturas de suporte. Ele se integra à estrutura padrão de quase todos os caminhões comerciais globais — facilitando o processo de instalação — incluindo modelos para coleta de resíduos, fretamento e entregas urbanas.

O eixo de saída do motor duplo tem potência contínua de 536 cv (400 kilowatts) e pico de potência de 738 cv (550 kilowatts). A configuração de eixo do tipo tandem também está disponível para esses veículos. O sistema idealizado pela Allison também aproveita 100% da energia gerada nas frenagens regenerativas. A completa integração da Série AXE com caminhões médios e pesados proporciona uma maior eficiência e a melhor potência contínua da categoria, fato proporcionado pelo seu ótimo arrefecimento interno.

31.280 8x4 Bitola Larga Automático
A VW Caminhões e Ônibus e a Allison Transmission dão mais um passo no sentido de incrementar a tecnologia para o campo. No estande da montadora, nessa edição da FENATRAN, estará em exibição um Constellation 31.280 8x4 de bitola mais larga e com transmissão totalmente automática Allison da Série 3500™. Ele foi apresentado recentemente ao segmento sucroalcooleiro para otimizar e agilizar os trabalhos nas lavouras de cana-de-açúcar do País. Ao que tudo indica, o novo caminhão está destinado a dar prosseguimento ao sucesso do seu irmão menor, o Constellation 31.280 6x4 com bitola normal e transmissão automática, que já circula pelos canaviais brasileiros.

Para evitar que cause danos à lavoura, o novo canavieiro 8x4 ganhou eixo dianteiro estampado com bitola de três metros e pneus de alta flutuação. Esta inovação no prolongamento lateral permitiu o deslocamento da suspensão e freios, proporcionando maior estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados, otimizando a distribuição das cargas e assim minimizando os esforços sobre os eixos. Com a tração 8x4 e a transmissão totalmente automática Allison, o veículo traz alta capacidade de carga (PBT de 42 toneladas) e grande mobilidade por terrenos irregulares.

A transmissão automática está perfeitamente ambientada para a exigente aplicação off-road, proporcionando maior disponibilidade pelo fato de eliminar uso do sistema de embreagem. A operação ocorre sem trancos ou solavancos, com menor custo operacional, maior segurança e grande conforto para o motorista. Essa transmissão da Série 3500 vai acoplada ao motor MAN D08 de 6,9 litros, seis cilindros, com potência de 277 cavalos, torque de 1.050 Nm e tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Escape), que dispensa o Arla 32. A tomada de força, de série nessa transmissão, também é um diferencial, pois pode ser utilizada com o veículo em movimento.

“Uma das vantagens das transmissões automáticas para esse tipo de aplicação, onde o veículo tem uma atuação semelhante à de um trator — com a vantagem de ser também caminhão —, é garantir uma maior disponibilidade do veículo e reduzir os custos com manutenção”, explica Caio Milani, da área de Vendas Especiais da VW Caminhões e Ônibus. “A cada safra, por exemplo, um caminhão canavieiro com transmissão manual substitui o sistema de embreagem em até duas vezes. Já a manutenção de uma transmissão automática se resume a troca de óleo no primeiro ano, óleo e filtro no segundo, óleo no terceiro, e assim sucessivamente. Imagine o quanto não se ganha em tempo de manutenção, disponibilidade do veículo e dinheiro com isso”.

Sobre a Allison Transmission
A Allison Transmission (NYSE:ALSN) é o maior fabricante mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados. As transmissões Allison são usadas nas mais variadas aplicações incluindo caminhões coletores de resíduos, construção, bombeiros, distribuição, ônibus, motorhomes, militares e energia. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença no mercado de mais de 80 países, a Allison possui escritórios regionais na Holanda, China e Brasil e fábricas nos Estados Unidos, Hungria e Índia. A Allison também tem aproximadamente 1.400 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. Para maiores informações, visite www.allisontransmission.com.

Veículos: FPT INDUSTRIAL inova com motor F1C movido a gás natural comprimido (CNG), Biometano e Etanol na Fenatran/2019



Motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial no mundo é apresentado em inédita configuração conceito, própria para a realidade brasileira Exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante menores consumo e níveis de ruído, com baixas emissões e economia com combustível de até 30% 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Pela primeira vez no Brasil, o segmento On-Road, de veículos comerciais leves, conta com um motor apto a rodar com três tipos de combustíveis, possibilitando escolher a solução mais adequada aos negócios e missões de entregas urbanas, aliada à economia, baixo ruído de funcionamento e menores emissões.

Desenvolvido pelo time do Technical Center da FPT Industrial em Betim (MG), o motor FPT F1C Gás Etanol, apresentado como conceito durante a Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, segue a trajetória do consagrado F1C, motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial leve no mundo, agora apresentando o conceito que poderá ser abastecido com gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, matriz energética brasileira e um dos combustíveis renováveis mais utilizados no país.

Equipado com a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, que garante o menor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores aos motores movidos a diesel, o F1C Gás Etanol, de 3,0 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, atinge os menores níveis de emissões, sendo a solução adequada para grandes centros urbanos, já compatível com a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – também chamada de Euro 6.

Seu catalisador de três vias, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entrega uma economia nos custos com combustível de até 30%, dependendo do combustível. Um novo conceito em Powertrain, desenvolvido para a realidade brasileira do segmento de veículos comerciais leves.

“O etanol é o combustível renovável mais importante da matriz energética do Brasil, com alta disponibilidade de abastecimento, elevada produtividade a partir de cana-de-açúcar, além de não emitir material particulado, como o diesel. Com a inovação em seu DNA, a FPT Industrial não poderia deixar de apostar no potencial dessa nova configuração, que se soma à nossa experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de motores a gás natural”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial para a América do Sul, André Faria.

A FPT Industrial lidera o segmento de gás natural, com mais de 50.000 motores comercializados em todo o mundo nas últimas décadas. A marca da CNH Industrial conta com um amplo portfólio de motores a gás natural que varia de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), equipando veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus.

Com o novo conceito Gás Etanol, a FPT Industrial amplia o portfólio em inovação, impulsionando o desenvolvimento de soluções em propulsões alternativas. Com mais de 150 anos de história, a marca passa a ser uma integradora de sistemas, com diferentes soluções em energia e um fornecedor completo para uma nova geração de fontes inteligentes.

“Com o FPT F1C Gás Etanol, um motor próprio para a realidade brasileira, apresentamos ao mercado um conceito que mescla baixas emissões de poluentes do gás natural com toda a versatilidade do etanol, uma das bases da energia brasileira. O resultado é o aumento da autonomia associada à robustez e menores custos operacionais dos motores FPT Industrial”, completa Faria.

SUCESSO EM TODO O MUNDO
Presente no Brasil nos Fiat Ducato, IVECO Daily, IVECO Daily City e Hyundai HD 80, a série F1 da FPT Industrial conta com uma trajetória de mais de 35 anos em veículos comerciais leves. A marca é líder no segmento no mercado europeu, com mais de 300.000 unidades produzidas ao ano. Os motores da série F1 entregam eficiência, o melhor desempenho da categoria e longos intervalos de manutenção.

O F1C Gás Etanol é um motor conceito em fase de desenvolvimento ainda sem previsão de chegada ao mercado.

FICHA TÉCNICA
FPT F1C Gás Etanol

Aplicação: Veículos comerciais leves
Cilindrada  [L]: 3,0 litros
Potência Máxima [cv]: 136 @ 3500 rpm
Torque [Nm]: 350 @ 1240 rpm
Número de Cilindros: 4
Número de Válvulas por Cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico
Taxa de compressão: 12,5:1
Diâmetro x Curso [mm]: 96 x 104
Dimensões C/L/A [mm]: 617/653/798
Combustível: Gás natural comprimido, biometano e etanol
Tecnologia para Controle de Emissão: Catalisador de 3 vias (Pt – Pd – Rd)
Peso [kg]: 245

Veículos: Tecnologias da WABCO para suspensões estão na Fenatran 2019




Soluções eletrônicas da empresa aplicadas por uma fabricante de eixos e suspensões atendem a uma grande montadora de veículos comerciais

Unidade de controle eletrônico OptiRide, a solução em suspensão a ar controlada eletronicamente mais vendida no mundo

Luís Alberto Alves/Hourpress
A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, está presente na Fenatran 2019 com seus sistemas para suspensão a ar controlada eletronicamente (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS). A WABCO é líder mundial em tecnologias de sistema de suspensão a ar controlada eletronicamente para veículos comerciais. A Fenatran é o maior e mais abrangente evento do setor de transporte rodoviário da América Latina, e é considerada uma plataforma de negócios que reúne os principais participantes do setor. Uma das tecnologias é a OptiRide™ que está em suspensões de caminhões.

OptiRide™
A premiada tecnologia OptiRide, da WABCO, a solução em suspensão a ar controlada eletronicamente mais vendida no mundo, proporciona uma considerável redução com gastos em combustíveis e uma melhora significativa para o conforto em caminhão, ônibus e veículos fora de estrada.

Com a propriedade de elevação e abaixamento do eixo, com nivelamento rápido, o sistema OptiRide permite a movimentação mais eficiente de carga e economia no tempo de operação. O controle inteligente do eixo de elevação reduz o desgaste dos pneus e o consumo de combustível. Com a configuração adequada do eixo, o OptiRide promove o equilíbrio do peso da carga sobre os eixos, o que melhora a tração do veículo e favorece a dirigibilidade.

 O OptiRide faz o monitoramento de carga por eixo e avisa automaticamente; por evitar a sobrecarga, ajuda a reduzir o desgaste do veículo e de outros custos operacionais. Além disso, o OptiRide conta com uma função opcional no monitoramento, que avisa automaticamente o motorista em caso de sobrecarga por eixo, o que pode reduzir ainda mais as despesas para o frotista ou proprietário do veículo.

ECAS WABCO
A WABCO possui um extenso portfólio de produtos e sistemas. As soluções da WABCO para suspensão pneumática podem ser aplicadas em caminhões, ônibus, reboques e semirreboques com perfeita adaptação independentemente das configurações de eixos que o veículo possa ter. Os componentes e sistemas ECAS WABCO oferecem mais recursos exclusivos.

Os sistemas WABCO desenvolvidos para controlar eletronicamente a suspensão pneumática são dotados de inúmeras funções e muitos benefícios em relação à eficiência do veículo, como por exemplo proteção da carga, auxílio à tração, acionamento automático do suspensor, segurança e conforto de motoristas e passageiros. São sistemas que reduzem o consumo de ar e, como consequência, o consumo de combustível. Também são fáceis de operar, com respostas rápidas quando da necessidade de se elevar/baixar o nível da suspensão do veículo realizando o monitoramento constante da carga.

Sistemas eletrônicos de freio e de suspensão abrem oportunidades para que os veículos possam ter mais tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade. A partir da instalação de sistemas eletrônicos de freio e de suspensão a ar, o semirreboque pode contar com uma variada gama de funções para facilitar o cotidiano dos profissionais dos transportes, principalmente, as tecnologias do Programa Semirreboque Inteligente, que reúne mais de quarenta funções, sendo que muitas delas modulares.

A WABCO está mobilizando a inteligência veicular tanto para caminhões quanto para semirreboques, permitindo que esses veículos tenham um desempenho mais seguro e eficiente em todos os pontos do ecossistema de transportes. As tecnologias da WABCO foram desenvolvidas para integrar sistemas de veículos dos fabricantes e contribuem para a realização de serviços logísticos e de gerenciamento de frota. 

A WABCO presta suporte aos clientes para o desenvolvimento e implantação de tecnologias. Com mais de 2,6 mil engenheiros em 40 países, a empresa fortalece, diariamente, as parcerias com os principais fabricantes de veículos. Também conta com três pistas de testes para desenvolver novas tecnologias ou submeter seus produtos e sistemas para atender aos mais exigentes critérios das legislações vigentes ou para contribuir para obter a homologação da aplicação, quando os veículos são colocados à prova em situações mais extremas.

A WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico, atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva. A WABCO vem mostrando continuamente como conecta e empodera frotas. No mundo, as indústrias automotiva, de transporte e de logística e toda a cadeia de pós-venda reconhecem a parceria da WABCO em seus negócios.

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A WABCO tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

Fenatran 2019
Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, 22ª edição
De 14 a 18 de outubro de 2019, das 13h às 21h
São Paulo Expo, rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo–SP, Brasil | 04329 900
www.saopauloexpo.com.br