Luís Alberto Alves/Hourpress
Modelos são voltados para aplicações que vão desdetransporte a granel até o setor de construção
Voltados à frotistas que necessitam de alta potência e velocidade operacional para percorrer médias e longas distâncias, a DAF Caminhões oferece a opção de chassi rígido para os caminhões CF e LF. Comercializados na Europa, onde a marca registra excelentes números de vendas, os modelos são ideais para vários tipos de aplicação, desde o transporte a granel até o setor de construção.
O caminhão médio LF, líder de mercado há vários anos no Reino Unido e na Irlanda possui, como principais características, extrema agilidade em ambientes com tráfego pesado, como grandes centros urbanos, devido às suas medidas reduzidas. No modelo, a acessibilidade é facilitada tanto para o motorista, quanto para carga.
O LF é equipado com o motor PACCAR PX-7, de 6,7 litros e potência entre 200 cv e 360 cv, que trabalha em conjunto com caixa de câmbio manual ou automatizada, ambas com 6 velocidades. O LF é oferecido nas opções entre 7,5 e 19 toneladas.
“O LF com chassi rígido é o parceiro ideal tanto para entregas urbanas quanto para aplicações vocacionais. O modelo oferece inúmeras possibilidades e, nós estamos de olho no mercado brasileiro, pois sabemos o quão importante é o segmento rígido no Brasil. Nossa meta é comercializar o veículo no país num futuro próximo”, enfatiza Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
CF rígido
O DAF CF rígido é responsável por cerca de 10.000 emplacamentos anuais nos mercados onde a DAF atua. O modelo é comercializado nas versões 6x2, 8x2 e 6x4, com os potentes motores PACCAR MX-11, 10,8 litros, ou MX-13, de 12,9 litros, cujas potências variam entre 340 cv e 530 cv. Há opções de transmissão com 12 ou 16 velocidades.
Com capacidade de carga para mais de 40 toneladas, o CF rígido possui suspensão dianteira para 9 toneladas e suspensão traseira para 32 toneladas. Outros dados técnicos interessantes são a recirculação de gases de escape, EGR aliado à redução catalítica seletiva, SCR, além do sistema de injeção common rail e o filtro de particulados. Todas essas tecnologias do motor (turboalimentado) têm por função auxiliar a eficiência do veículo, atendendo as mais rigorosas normas impostas pelo Euro6.
Motores PX-7 e MX-11
A família de motores da DAF Caminhões inclui o PACCAR MX-11, com até 450 cv e o excelente torque máximo de 2100Nm, disponíveis a 900 rpm. O resultado é o ganho extra de força, independentemente da condição em que se trafega. O sistema de injeção de combustível é de alta pressão, Common Rail. O motor possui impressionante economia de combustível e é perfeito para demandas de transporte regional, como caminhão-tanque, transporte a granel e construção.
Voltados à aplicação interurbana, o PACCAR PX-7 une potência e economia a um motor confiável e de médio alcance. A eficiência de combustível e a manutenção reduzida justificam o investimento, maximizando o lucro dos frotistas por meio da redução de custos operacionais.
Manutenção com longos intervalos e excelente eficiência de combustível agregam valor de vida útil superior aos modelos DAF equipados com o motor PACCAR PX-7, que oferece torque de até 1.200 Nm em baixas rotações. O resultado disso é uma direção fácil e confortável, mesmo em tráfego denso.
Investimento de R$ 100 milhões
· Localizado dentro do parque industrial da marca, em Ponta Grossa (PR), prédio contará com novas tecnologias e abrigará operação da PACCAR Parts no país
· Companhia também lançou, em 2019, o Banco PACCAR Financial, fruto de mais um aporte de R$ 100 milhões
A DAF Caminhões Brasil, seguindo seu plano de investimentos no país, visando o fortalecimento das operações da marca, anuncia o investimento de R$ 100 milhões em um novo Centro de Distribuição de Peças, localizado dentro do parque industrial da DAF em Ponta Grossa, no interior do Paraná.
As obras do novo prédio já iniciaram e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020. Com o novo Centro de Distribuição, a PACCAR Parts, divisão de peças do Grupo PACAR, conseguirá atender à demanda crescente, associada ao bom desempenho da companhia no Brasil.
“Desde a chegada da DAF no Brasil, em 2011, fizemos constantes investimentos no país. O primeiro, de R$ 1 bilhão, foi consumido pela construção da fábrica e início das operações, em 2013. Em 2015, anunciamos um aporte de R$ 60 milhões para a nacionalização da linha de motores PACCAR MX, além dos constantes desembolsos para desenvolvimento de novos produtos, serviços, aumento da força de trabalho e expansão da nossa Rede de Concessionárias”, afirma Carlos Ayala, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
A nova estrutura contará com 16 mil metros quadrados de área construída, capaz de armazenar mais de 47 mil locações, para atender à demanda de toda a Rede de Concessionárias DAF.
O Centro de Distribuição de Peças também terá tecnologia de ponta, visando o melhor controle do estoque e garantindo 98% de disponibilidade de peças, índice global da marca. O investimento inclui equipamentos, softwares e novos colaboradores.
“A PACCAR Parts vem apresentando excelentes resultados no Brasil, impulsionados pelo crescimento da frota da DAF, que já ultrapassou os 7 mil caminhões emplacados, e pelo desempenho da TRP, nossa linha de peças de reposição para caminhões, ônibus e carretas de diversas marcas. Com o novo centro de peças, estamos nos preparando para o futuro e fortalecendo ainda mais as nossas operações no Brasil”, complementa Carlos Tavares, Diretor de PACCAR Parts no Brasil.
Banco PACCAR Financial
O Banco PACCAR Financial iniciou suas operações em junho com as modalidades de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para os clientes finais, e linhas de financiamento de estoque para os revendedores DAF (Floor Plan). O FINAME estará disponível até o final do ano. As opções de Leasing para cliente final, e Capital de Giro para concessionárias chegam a partir de 2020.
Com investimento inicial de R$ 100 milhões, a PACCAR Financial é a mais nova opção de crédito para os clientes DAF na aquisição de caminhões novos da marca. Entre os diferenciais da instituição estão atendimento especializado e altamente qualificado, com ampla experiência no segmento.
Rede de Concessionárias ampliada
A DAF Caminhões está expandindo sua rede de concessionárias, com a meta de chegar a 50 revendas até 2023. Durante a 22ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), a empresa anuncia a ampliação de sua cobertura nacional, ainda em 2019, que chegará a 95% do território brasileiro. No total, serão 28 concessionárias e nove postos de serviços autorizados, totalizando 37 pontos de atendimento. Em 2020, serão inauguradas mais seis novas lojas.
Em 2019, já foram inauguradas novas concessionárias como a DAF Caramori, em Sinop (MT); a DAF Du Gregório, em Luis Eduardo Magalhaes (BA); e a DAF MacPonta Sumaré, em Sumaré (SP).
A entrada dos dois novos grupos investidores, Grupo Caminho e JCF, resultará na abertura das concessionárias. A DAF Caminho, em São José do Rio Preto (SP), e a Nova Recife, na capital do Estado de Pernambuco. Ambas estarão em operação até dezembro.
Outras unidades próximas à inauguração são a DAF Avanthy, em Marabá (PA); a DAF Du Gregório, em Paraíso de Tocantins (TO); e a DAF Vitoria, em Feira de Santana (BA). O investimento total de todas as novas concessionárias é de R$ 20 milhões.
“Seguimos com os planos de expansão da Rede DAF, que ampliará significativamente a nossa capilaridade até o final de 2019. A inauguração das novas concessionárias reforça nossa atuação em mercados de grande importância para a DAF, criando uma estrutura que permitirá sustentar o crescimento da companhia em vendas e pós-vendas”, afirma Adcley Souza, Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da DAF Caminhões Brasil.
Excelência no atendimento
Com objetivo de oferecer atendimento no padrão mundial da marca, as concessionárias DAF com equipe treinada pela DAF Academy. Desde 2013, foram 139 treinamentos, capacitando 970 colaboradores da Rede DAF. Isso representa mais de 7 mil horas de aula ministradas com supervisão da fábrica