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terça-feira, 15 de outubro de 2019

Veículos: Mercedes-Benz lança na Fenatran/2019 novo Actros com 530 CV de potência



Luís Alberto Alves/Hourpress
  • Novo Actros terá o potente motor OM 471 de 530 cv, que oferece alto torque em baixa rotação e reduzido consumo de combustível
  • Com o inédito motor, linha Actros amplia seu portfólio no País com os novos modelos 2553 6x2 2653 6x4
  • Novo Actros pode atingir até 12% de redução no consumo de combustível 
  • Na Fenatran, os clientes encontrarão um show de Novo Actros – 6 modelos em exposição e 2 cavalos mecânicos para test-drive
  • Mercedes-Benz leva 16 caminhões para o evento, além de novidades em serviços e aplicativos inéditos para motoristas e gestores de frota
  • Vans, furgões e chassis com cabina da Nova Linha Sprinter também são atrações no estande da marca

A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro o inédito motor OM 471 com 530 cv e torque de 2.600 Nm para a nova linha Actros. Esse será o motor mais potente da marca no Brasil a partir de 2020.
“O novo motor é mais um marco para a Mercedes-Benz no Brasil. Nós fomos até as instalações dos clientes e percebemos que para realizar algumas operações rodoviárias específicas, eles precisavam de um motor mais potente e econômico. Dessa forma, desenvolvemos o novo OM 471 de 530 cv, que oferece alto torque com baixa rotação, redução no consumo de combustível e baixo custo operacional durante seu ciclo de vida devido a longos intervalos de manutenção. ”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 
Com sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X-Pulse com multiplicador de pressão, o motor Mercedes-Benz OM 471 se caracteriza pelo volume de 13 litros, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas DOHC (2 de admissão e 2 de escape por cilindro).
Cabine luxuoso com requinte de carro de passeio

Freio-motor de alta potência, a maior do mercado
Entre as vantagens do OM 471 para o cliente destaca-se o sistema de alta performance do freio-motor, o que amplia ainda mais o já alto nível de segurança para o motorista, o caminhão e os demais veículos da via. São aproximadamente 560 cv de potência de frenagem, a maior do mercado.
Novo motor amplia o portfólio de Actros rodoviários
Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz amplia o portfólio de caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros. Esse motor equipa os inéditos modelos Actros 2553 LS 6x2 e Actros 2653 LS 6x4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e Actros 2653 S 6x4 (cavalo-mecânico com suspensão metálica).
A partir de 2020, a linha Actros contará também com outros três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4x2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4x2), 2548 6x2 e 2648 6x4. Além disso, o cliente tem também a opção do já consagrado Actros 2651 6x4. Com todos esses modelos, que trazem em sua configuração o motor OM 460, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações. Ou seja, a partir de 2020, os clientes terão à disposição caminhões Actros com motores de 450 a 530 cv. 
Espaço para o motorista dirigir com tranquilidade
O Novo Actros é muito eficiente. Com o novo motor OM 471, o câmbio automatizado G291, a nova areodinâmica da cabina, o piloto automativo preditivo, a versão 6x4 com suspensor, o eixo traseiro NFD, os novos defletores e o MirrorCam, o caminhão pode atingir até 12% de redução no consumo de combustível, aumentando a rentabilidade para os clientes.
Mercedes-Benz leva 8 modelos do Novo Actros para a Fenatran
A fim de reforçar a imagem de caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do Brasil, a Mercedes-Benz preparou uma grande exibição do Novo Actros para a Fenatran. Em seu estande, estão expostos os modelos 2045 4x2 (inédito cavalo mecânico que faz a estreia do Actros no segmento rodoviário 4x2), 2553 LS 6x2 e 2648 LS, 2653 LS e 2651 S 6x4. 
No estande, a atual Linha Actros também será representada pelo modelo 2651 6x4. Este é o campeão de vendas entre todos os caminhões da marca no País.
Na área externa da Fenatran Experience, a marca reservou dois Novos Actros para test-drive, os cavalos mecânicos 2548 6x2 e 2653 6x4. Assim, os motoristas já podem experimentar as inovadoras tecnologias e recursos de condução, interatividade e conectividade do caminhão mais inteligente do mercado brasileiro.
No total, são 16 caminhões da marca no Salão. Além dos 9 modelos Actros, todo o portfólio está representado. No estande, estão expostos o leve Accelo 1016 com cabina estendida e câmbio automatizado, o semipesado Atego 1719 com câmbio automatizado e o extrapesado Axor 3344 6x4 off-road. No foyer do Pavilhão de Exposições estão em evidência o semipesado Atego 3030 8x2 Leito Teto Alto com entre eixos de 6300 mm e os extrapesados Atego 2730 6x4 betoneira, a mais leve do mercado, e Axor 2544 6x2 para aplicações rodoviárias. Outros dois veículos Accelo 1016 e 1316 com implementos para o transporte de bebidas podem ser encontrados no stand da Fachini e 4Truck.
O Mercedes-Benz Atego ganha ainda mais destaque no evento: ele é o único caminhão com direção autônoma disponível para test-drive no circuito exclusivo da Fenatran Experience. Parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, o Atego 2730 6x4 com direção autônoma e câmbio automatizado é utilizado em operações confinadas de colheita e transbordo da cana picada.
Ativações de aplicativos e serviços inéditos para clientes da marca
A Mercedes-Benz também preparou um show de demonstração sobre conectividade, interatividade e serviços para a Fenatran. Nenhum concorrente no mercado brasileiro oferece um pacote de soluções tão completo. A marca é a única no País a lançar 4 App’s para os motoristas e alguns deles serão ativados durante o evento.
Esses aplicativos inéditos e exclusivos ajudam o motorista no dia a dia da condução do caminhão. O App Fleetboard Liga na Estrada avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, o App Fleetboard Jornada da Estrada faz a gestão do dia a dia do condutor do caminhão e o App Fleetboard Vehicle Lens realiza o check-list online completo do veículo. Já o App Mercedes Club é o aplicativo exclusivo do programa de fidelidade e recompensas da Mercedes-Benz, cuja plataforma de relacionamento estará disponível a partir de 2020. Inclusive, o Mercedes Club irá oferecer barbearia e esmaltaria para quem se cadastrar no App no estande da marca.
Inéditos serviços que chegam ao mercado juntamente com o Novo Actros também estão sendo apresentados no evento. Como o Mercedes-Benz Uptime, inteligência artificial e telemetria a serviço da disponibilidade do caminhão para o transporte, o Total Mobility, serviços e consultoria ao cliente para a gestão da frota e a manutenção e o Habbl, que reúne todos os processos de logística e transporte numa só plataforma digital.
No estande, os visitantes podem obter informações sobre o amplo portfólio de peças das linhas de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), além de serviços como Planos de Manutenção, Serviço Dedicado Conectado, sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard e financiamentos do Banco  Mercedes-Benz (CDC, BNDES Finame, Leasing Operacional e Leasing e produtos de seguros), Consórcio Mercedes-Benz e a SelecTrucks – lojas de negócios da marca para caminhões seminovos. 
A Mercedes-Benz Collection está presente no evento com diversos itens de seu portfólio especialmente criado para fãs e admiradores da marca. E também com foco numa experiência diferenciada. 
“Nova Sprinter. 100 % PRA VOCÊ!” é destaque na Fenatran
Com o objetivo de revolucionar o segmento de comerciais leves nos quesitos de interatividade, performance, conforto e segurança ativa, a Mercedes-Benz traz a Nova Linha Sprinter para a Fenatran. Com a exposição de novos modelos de van de passageiros, furgão e chassi com cabina para transporte de carga e distribuição urbana, esse lançamento da marca traz mais valor agregado ao cliente. Como resultado, a Sprinter oferece o melhor custo/benefício de sua categoria.
Os visitantes do estande podem constatar que, cada vez mais, a Sprinter se consolida no Brasil pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas. Além do portfólio de produtos, isso inclui serviços especializados e customizados para clientes do segmento, como o Plano de Manutenção  Mercedes-Benz ServiceCare, o Mercedes-Benz Service24 Horas e os atrativos financiamentos do Banco e do Consórcio da própria marca, o que será divulgado durante o evento.
No estande, estarão à disposição dos clientes dois modelos de van de passageiros (Sprinter 416 9+1 e 15+1), além da Sprinter 314 Chassi e Sprinter 416 Furgão e 314 Furgão implementado como Oficina Mecânica. E tem mais: Os visitantes encontrarão mais um modelo da Nova Sprinter no Foyer da marca no evento e também no Fenatran Experience.
Outras informações
  • Área do estande da Mercedes-Benz – 2.818 metros quadrados, um dos maiores do evento
  • Localização do estande no pavilhão de exposições – A64
  • Presença na Fenatran Experience (test-drive)
  • FENATRAN – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga
  • Data: 14 a 18 de outubro de 2019
  • Local: São Paulo Expo
  • Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo, capital

Veículos: Mercedes-Benz apresenta primeiro caminhão sem retrovisor da América Latina na Fenatran/2019




Luís Alberto Alves/Hourpress

  • Mercado brasileiro terá caminhão com MirrorCam – espelhos retrovisores convencionais serão substituídos por câmeras – em 2020
  • No interior da cabine, duas câmeras substituem os retrovisores externos, aumentando a segurança

  • Com MirrorCam, imagens são captadas e exibidas simultaneamente em duas telas no interior da cabina
  • Melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive a noite, aumentando a segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via
  • Tecnologia digital do MirrorCam reduz o consumo, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas
  • Novo Actros é o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do mercado brasileiro
Mais uma vez, a Mercedes-Benz revoluciona o transporte de cargas no mercado brasileiro, lançando na Fenatran o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Essa inédita tecnologia estará no Novo Actros, que será comercializado no País a partir de 2020.
Já imaginou substituir os retrovisores convencionais por câmeras externas em caminhões? É exatamente isso que irá acontecer com o inédito e exclusivo MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro. 
“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o MirrorCam, estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão. Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”.
Segundo o executivo, “aqui no Brasil, os caminhoneiros fazem o melhor pelo País todos os dias, transportando cargas por longas distâncias. Então, desenvolvemos para eles a nossa melhor tecnologia e estamos convencidos de que o MirrorCam adicionará muito à segurança dos motoristas. E este é apenas um dos muitos motivos que nos dão a confiança de que o Novo Actros será um grande sucesso no Brasil”, afirma Philipp Schiemer.
MirrorCam colocará os caminhões Mercedes-Benz em um outro nível de segurança e economia, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte. “Essa tecnologia irá oferecer uma visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo ainda mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E mais, o MirrorCam irá reduzir o consumo de combustível, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas. Estamos, portanto, fazendo história na evolução do caminhão e dando um novo sentido ao termo Transporte Responsável, que é o de pensar na segurança, no conforto e na economia de combustível, que como consequência, tem impacto positivo no meio ambiente para todo o segmento do transporte”.
Roberto Leoncini destaca ainda outra grande vantagem do, que é a segurança e comodidade durante a noite. “Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia”.
MirrorCam assegura melhor visibilidade também à noite 
MirrorCam está localizado dentro do Novo Actros. O sistema foi projetado para marcha à frente em todas as velocidades e em todas as condições de trânsito, bem como também para marcha à ré. O motorista pode ajustar várias funções por meio do painel de comando na porta.
O sistema é ativado a partir de ações como destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. Após o desligamento do motor do veículo, o sistema também desliga automaticamente.
Com a MirromCam, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros
A função de “Deslocamento Vertical” permite que o motorista sempre tenha a opção de mover a área da imagem exibida para cima e para baixo. O sistema também permite ajuste manual horizontal do campo de visão.
MirrorCam também oferece a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela e o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior, o que permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.
Com essa função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Este ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”.
As linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que permite ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.
Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão, para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. Assim, é possível aumentar a segurança do veículo e da via, principalmente nas curvas mais apertadas.
Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros.
Câmeras externas têm ajuste digital do campo de visão 
As câmeras do MirrorCam, tanto no lado do motorista, quanto do passageiro, estão localizadas acima da porta do motorista e do acompanhante. O ajuste do campo de visão é realizado de forma digital, não necessitando de nenhum giro mecânico da câmera.
Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo, como um aquecedor do espelho retrovisor externo. Além disso, o aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.
Brilho da tela muda conforme a claridade do ambiente
Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente. 
A faixa de transição entre "dia e noite" é ajustada automaticamente com base na claridade do ambiente. Além disso, o motorista tem a opção de ajustar o brilho da tela manualmente. Neste caso, é possível um aumento da intensidade luminosa. Isso garante brilho suficiente mesmo em condições desfavoráveis de iluminação.
Novo Actros. O Caminhão Inteligente.
MirrorCam é uma das inovações que o Novo Actros trará ao mercado brasileiro a partir de 2020. Além disso, o caminhão será pioneiro em lançar no País o ABA 5 de série, único sistema que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente. Ou seja, o Novo Actros é o caminhão mais seguro do Brasil.
Novo Actros também é o primeiro caminhão digital do mercado. Isso porque o modelo traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos.
Todas essas novidades, que somam-se a muitas outras, tornam o Novo Actros o modelo mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do mercado brasileiro.

Veículos: Mercedes-Benz realiza test-drive com Atego autônomo na Fenatran/2019




Luís Alberto Alves/Hourpress

  • De forma inédita, marca demonstra essa tecnologia no fora de estrada Atego 2730
  • Fruto da parceria entre Mercedes-Benz e Grunner, caminhão com direção autônoma é indicado para operações confinadas de colheita e transbordo de cana picada
  • Atego é a combinação perfeita de resistência, baixo custo e conforto para o motorista, que monitora, a todo momento, a ação autônoma de dentro da cabina e assume o comando do caminhão para o transbordo
  • Mercedes-Benz é a marca com a maior frota de caminhões com direção autônoma em operação no Brasil
  • Novo Actros também estará à disposição para test-drive no salão

A Mercedes-Benz chega na Fenatran 2019 para fazer história. A marca será a primeira a disponibilizar um caminhão com direção autônoma para test-drive no evento, que é considerado o maior salão de veículos comerciais da América Latina. Fruto da parceria entre Mercedes-Benz e Grunner, empresa de tecnologia para o campo, o Atego 2730 6x4 será o único caminhão com essa tecnologia que estará à disposição dos motoristas no Fenatran Experience.
Nessa experiência, os motoristas poderão testar como funciona o caminhão com direção autônoma que opera juntamente com as colhedoras no campo e que vem fazendo grande sucesso no Estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, e também em outros estados.
“Pela primeira vez, estamos quebrando um tabu e trazendo para dentro da Fenatran a demonstração de uma tecnologia autônoma. Isso porque nós somos a marca com a maior frota de caminhões com direção autônoma já em uso no Brasil. Atualmente, são 22 modelos Axor em operação nas usinas, trabalhando regularmente no período de safra”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 
O Atego veio para consolidar a referência da marca em veículos com direção autônoma para operações que acontecem em áreas confinadas no campo: “Esse modelo é a combinação perfeita de resistência, baixo custo operacional e conforto para o motorista, que monitora, a todo momento, a ação autônoma de dentro da cabina e assume o comando do caminhão após o carregamento a fim de realizar o transbordo. Com ajustes de bitola, georreferenciamento e direção autônoma, os modelos Atego, que são equipados com câmbio automatizado, asseguram precisão na operação, evitando o pisoteio das linhas de plantio. Aliás, essa solução atende os principais tipos de espaçamentos de plantio na colheita da cana no Brasil”, diz Leoncini.
De acordo com o executivo, a utilização de caminhão em substituição a tratores agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional para o abastecimento das usinas de açúcar e etanol. “Depois de vários estudos, chegamos à conclusão de que o caminhão é a melhor solução para acompanhar a colhedora na colheita”.
O uso de caminhão com direção autônoma na colheita de cana assegura redução no consumo de combustível e lubrificantes e nos custos de reparo e manutenção em comparação com tratores. Além disso, proporciona maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade, e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível.
“Por todos esses fatores positivos, nosso caminhão vem conquistando a confiança das usinas”, afirma Roberto Leoncini. “Estamos indo ao encontro de clientes em suas empresas, em nossos concessionários e em eventos, como a Fenatran, a fim de demonstrar a eficiência, a rentabilidade e a confiabilidade dessa avançada solução para o agronegócio brasileiro”.
Atego com direção autônoma utiliza tecnologia e conectividade
O caminhão Atego com direção autônoma se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, com o veículo podendo ser utilizado durante 24 horas exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.
O caminhão recebe uma nova configuração com bitola mais larga (distância entre as rodas), pneus agrícolas de alta flutuação e antenas para captar sinal de satélite. O caminhão atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.
Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Atego para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.
Com capacidade para até 14 toneladas de carga líquida, o Atego 2730 6x4 com direção autônoma é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 286 cv de potência a 2.200 rpm, com torque de 1.120 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão automatizada MB PowerShift G211 de 12 marchas foi desenvolvida para aplicações off-road, assegurando inteligência nas trocas de marcha.
Oferecido em várias versões de configuração – como, por exemplo, para uma ou duas caixas de cana – esse Atego 2730 6x4 conta com suspensão traseira de molas trapezoidais centralmente articuladas ou com suspensão mista (metálica e pneumática), o que contribui para absorver os impactos e aumentar a estabilidade do veículo em terreno com topografia mais severa.
O Atego 2730 6x4 com direção autônoma vem equipado ainda com estribo acima da linha do parachoque, grade de proteção, escape vertical e parachoque de plástico de alta resistência dividido em 3 partes, o que facilita o reparo.
Mercedes-Benz oferece também Axor 3131 com direção autônoma
A Mercedes-Benz, junto com a Grunner, também disponibiliza o Axor 3131 8x4 com direção autônoma, ampliando as opções de escolha para os clientes, bem como o alcance dessa inovadora solução para o campo. O Axor 3131 é o caminhão de direção autônoma para transbordo de cana com a maior capacidade de carga líquida do mercado brasileiro, chegando até 20 toneladas de cana picada.
Novo Actros também poderá ser testado na Fenatran
A Mercedes-Benz também levará para test-drive na Fenatran o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado e eficiente do mercado brasileiro, além de ser o primeiro digital do País. Os visitantes poderão testar os modelos Actros 2548 e 2648 em uma pista outdoor de 2 km no Fenatran Experience.

Túnel do tempo: Primeira eleição de FHC



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 15 de outubro de 1994, Fernando Henrique Cardoso  é eleito presidente brasileiro, baseando sua candidatura na estabilidade da moeda. FHC totalizou 34.364.961 votos, com 54,27% do total de votos válidos, vencendo no primeiro turno. Implementou o plano Real, que reduziu drasticamente a inflação.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Teodoro Sampaio


Colaborou assiduamente no jornal "O Estado de São Paulo", com escritos históricos sobre São Paulo

Luís Alberto Alves/Hourpress


Esta rua foi aberta em finais do século XIX como parte do loteamento chamado "Vila Cerqueira César". Em 1897, ela chamava "Rua Teodoro Sampaio" e possuía o seguinte traçado: começava na altura da Rua Arruda Alvim (não possuindo ligação com a Avenida Dr. Arnaldo) e terminava nas proximidades da Rua Joaquim Antunes. Posteriormente, o seu leito foi ampliado.
O seu nome homenageia o engenheiro, geógrafo e historiador Teodoro Fernandes Sampaio, nascido na cidade de Santo Amaro (BA) em 07 de janeiro 1855. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1876. Entre 1878 e 1879 trabalhou no porto de Santos e, em seguida, exerceu a função de engenheiro na Estrada de Ferro da Bahia. Posteriormente foi engenheiro chefe das obras e melhoramentos para a navegação do Rio São Francisco.

 Quando do término destes trabalhos, veio para São Paulo a convite do governo do Estado. Na capital paulista, Teodoro Sampaio chefiou algumas obras e foi Chefe da Repartição de Águas e Esgotos. Na Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, em companhia de Orvile Derby, Teodoro Sampaio realizou os trabalhos pioneiros do primeiro mapeamento sistemático do Brasil - primeira base geodésica, primeira triangulação e primeiro mapa protótipo, na região de Sorocaba. 

Voltou para a Bahia em 1905 e dedicou-se às obras de saneamento de Salvador. Eleito Deputado Federal, defendeu ardorosamente temas que diziam respeito ao saneamento das cidades brasileiras. Quer no período em que residiu em São Paulo, quer mesmo depois de haver regressado à Bahia, colaborou assiduamente no jornal "O Estado de São Paulo", com escritos históricos sobre São Paulo. 

Teodoro Sampaio foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Deixou as seguintes publicações: "O rio São Francisco e a chapada Diamantina" (1906), "O tupi na geografia nacional" (1901), "Atlas dos Estados Unidos do Brasil" (1908) e, em 1922, escreveu a introdução geral do "Dicionário histórico, geográfico e etnográfico do Brasil". Teodoro Sampaio faleceu no Rio de Janeiro aos 17/10/1937.

A Rua: Data da década de 1950 a instalação das primeiras lojas de móveis na Rua Teodoro Sampaio, deslocadas do Largo de Pinheiros e do "Largo da Batata" (antigos locais de comércio de alimentos e de madeiras), essas lojas, ao longo dos anos ocuparam grande parte da Rua Teodoro Sampaio, dando-lhe uma característica especial neste tipo de comércio. A Rua Teodoro Sampaio (foto) fica no bairro de Pinheiros. 

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Veículos: Fenatran/2019: Volvo traz para a Fenatran o Iron Knight, o caminhão mais rápido do mundo



Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran, maior evento do setor de caminhões da América Latina. O caminhão é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!
Luís Alberto Alves/Hourpress
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior à dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile.
Recordes mundiais
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000 metros em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.
Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

O piloto
O Iron Knight é pilotado por Boije Ovebrink, que tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, nos últimos anos tem se dedicado a quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight (2016), Boije já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010).
Dados técnicos
• Com 2.400 cv, 6.000 Nm de torque e 4,5 toneladas, o Iron Knight tem uma relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.
• O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbocompressores, e três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi feita em posição central, para melhor distribuição de peso.

• A caixa de marchas I-Shift é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000 Nm de torque.
• A aerodinâmica da cabine foi otimizada. Grandes tomadas laterais de ar captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.
• O chassi tem reforços que asseguram mais rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima.
• Aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos.

Economia: Congresso de tecnologia discute automação e robotização na indústria



A automação requer gerenciamento, não é colocar e retirar peças


Luís Alberto Alves/Hourpress


A indústria agrega valor ao equipamento com a robotização, ao adotar o ciclo de tecnologia que hoje consiste em equipamentos automatizados, visto que os robôs trabalham mais tempo do que o homem. Neste caso, a economia brasileira está inserida no mercado global e não pode ficar distante desta postura de mercado.

Diversos profissionais que participam do Congresso de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais, patrocinados pela Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), realizado de 14 a 16 de outubro, em São Paulo, reconhecem a carência no País de cultura de tecnologia.

De acordo com o engenheiro Ricardo Molino, “é difícil pensar em robôs numa situação desta, porque a robotização é parte deste processo. A automação em parte precisa obedecer a determinados trâmites”. Segundo ele, é preciso adquirir essa cultura de funcionamento, do contrário o processo não funciona.

A automação requer gerenciamento, não é colocar e retirar peças. É preciso instruir o funcionário de como obedecer a determinadas regras. “É muito difícil o novo conceito entrar na mente deste empregado. É preciso atenção para desenvolver o processo”, disse.

Por outro lado é difícil encontrar trabalhadores com este perfil no mercado, visto que falta equipe técnica para atender a essa demanda. “Algo comum no Exterior, mas ainda difícil no Brasil”, explicou.

Na avaliação de outro engenheiro, Edvaldo Rosa, “automação não é vinculada à alta produção, porque é importante o gerenciamento do processo. O gargalo dela é a falta de funcionários treinados, que não têm acesso à informação nos eventos deste segmento industrial”, frisou.

Para o engenheiro Carlos Palugan, no sistema de automação ou robotização a produção é constante, pois não ocorre interrupção, quando o funcionário precisa ir ao banheiro ou fazer suas refeições.

 “A diferença deste tipo de trabalho em relação à mão de obra humana é inexistência de “cansaço”, porque máquinas não reivindicam salários ou qualquer tipo de benefícios para o exercício de suas funções”, destacou.

Porém, todos os profissionais presentes neste evento reconhecem que o homem ainda é necessário para fazer as programações e colocar essas máquinas em funcionamento. Num futuro não muito distante é possível que reduza ainda mais a influência humana para o desempenho delas no chão de fábrica.

Entretanto neste tipo de processo industrial, de linha de produção automatizada ou robotizada, poucas máquinas poderão ocupar o espaço antes nas mãos de diversos trabalhadores, como ainda ocorre atualmente.

Hoje, segundo o engenheiro Marco Latarola, as empresa visam as máquinas que realizam atividades complexas, que na esfera automatizada gera mais velocidade na produção de peças e com grande nível de acerto, pois elas não perdem a atenção no desempenho de suas funções.